Português à Distância
Artigos Científicos: Português à Distância. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: milinha_rosa • 24/10/2013 • 646 Palavras (3 Páginas) • 233 Visualizações
1. De acordo com o que você estudou na unidade de aprendizagem Língua Portuguesa e Redação Oficial há diferenças entre a fala e a escrita. Dessa forma, transcreva o texto a seguir para a linguagem escrita, padrão culto. (2,5 pontos)
É massa, Brother.
Brother, dentro dessa nova edição do Vestibular 500 testes tem tudo para que o próximo vestiba role maior.
Só de português são 80 questões, sendo 50 testes e 30 escritas.
Fora as questões de física, química, biologia, história, geografia, matemática e inglês.
Ah, tem uma lista de livros e uma série de dicas que você precisa ficar por dentro antes de encarar os exames.
Veja São Paulo, 13, 3 de outubro de 1991.
FIORIN, Jose Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. 16. ed São Paulo: Atica, 2002. (5. impr.) 431p.
RESPOSTA:
Interessante, estudante.
A nova edição do “Vestibular 500 testes” está completa para você alcançar o sucesso no próximo vestibular.
De Língua Portuguesa são 80 questões: 50 objetivas e 30 discursivas; além das de física, química, biologia, história, geografia, matemática e inglês.
Há incluído também uma bibliografia e algumas sugestões para que você possa complementar seus estudos antes dos exames.
2. Leia atentamente aos textos a seguir.
Texto 1 - O quarto estava localizado na parte velha de Paris. Não era grande nem luxuoso, mas tinha tudo aquilo de que o artista necessitava naquele momento de sua vida: uma cama-beliche, duas cadeiras e uma mesa, sobre a qual ficava uma bacia e uma jarra d'água. Uma grande janela envidraçada iluminava fartamente o aposento, deixando sobre o assoalho de tábua corrida um rastro de luz. Nas paredes ao lado da cama havia dois quadros e algumas fotografias que lembravam ao pintor a sua origem.
Texto 2 - Van Gogh viajou para Paris no final de dezembro e no início de janeiro alugou o quarto onde iria morar por longo tempo. Logo que lhe foi permitido ocupar o aposento, para lá transportou seus poucos pertences, especialmente alguns quadros e fotografias. Em seguida instalou o cavalete de pintura ao pé da janela, por onde entrava a luminosidade necessária e começou imediatamente a pintar, certo do sucesso que, no entanto, iria tardar muito.
Texto 3 - O fato de viajar longe de casa pode ter contribuído para uma maior disposição artística do pintor. De fato, a história pessoal dos grandes artistas parece relacionar certa dose de sofrimento à maior capacidade de produção: assim foi com Camões, Cervantes, Dante e muitos outros. A alegria, ao contrário, parece estéril, não leva a derivativos. Van Gogh certamente transportou a saudade e a solidão para as telas que pintou em seu quarto em Paris.
Fonte: Carneiro, Agostinho Dias. Redação em Construção a escritura do texto. Editora: Moderna; Ano de publicação: 2003.
A partir da leitura dos textos responda as questões abaixo:
a
...