Produção Textual
Artigos Científicos: Produção Textual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 222530 • 9/10/2013 • 5.375 Palavras (22 Páginas) • 242 Visualizações
O ALUNO COMO SUJEITO CONSTRUTOR DA
REALIDADE SOCIAL
Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Educação da Criança de 0 a 5 anos, Ludicidade e Educação,Organização Didática na Educação Infantil, Ensino da Linguagem Oral e Escrita e Ensino e Alfabetização I.
Professores: Rosely Montagnini, Marlizete Cristina Bonafini Steinle, Edilaine Vagula, Alexandre Villas Bôas e Raquel Franco.
Luziânia-Goiás
2012
1 - INTRODUÇÃO
"O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas". (Jean Piaget)
Ao demonstrar o que foi vivenciado durante as aulas neste semestre letivo do Curso de Pedagogia, e com o objetivo de se colocar em prática na sala de aula, o que aprendemos e vivenciamos, concordamos com o pensador francês Jean Piaget, que diz que o professor não ensina, mas arranja modos da criança descobrir. Porque cabe a ele proporcionar a criança, meios para que ela chegue à feliz descoberta da magia das letrinhas, das sílabas e das palavrinhas. Concordamos ainda com ele que a ludicidade ensina muito mais do que diverte! Brincando a criança se socializa, realiza grandes descobertas e desenvolve sua criatividade.
“A importância de levar nossos alunos a utilizarem a escrita nas suas práticas sociais, observado pelos dados apresentados, que algumas vezes a curiosidade e criatividade do aluno podem propiciar um avanço.” Ana Paula Pinheiro Silveira percebe e realmente acredita que a curiosidade da criança a leva a criatividade e logo, ao desenvolvimento da sua intelectualidade.
2 – A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA DE 0 A 5 ANOS
“Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.” Paulo Freire.
O célebre educador e filósofo Paulo Freire bem destaca a importância de se educar, a importância da alfabetização. Entrevistamos professores da Escola Nova Vida, que também têm um pensamento parecido: A criança aprende experimentando, vivenciando o mundo que a cerca, com sentido e e significado real. Através de professores bem preparados, com uma boa didática, sala de aula aconchegante, músicas, brincadeiras, muitas histórias, ludicidade e dinâmica de forma natural.
O objetivo principal da Educação Infantil, deve ser: contribuir na formação social e pessoal da criança, proporcionando-lhes experiências necessárias ao desenvolvimento físico, psicológico e intelectual, bem como estimular a criatividade, as ideias, o descobrir, o inventar e o criar.
O papel do professor na Educação Infantil, basicamente deve ser: Proporcionar as crianças estímulos significativos para que aconteça a aprendizagem, criar bons hábitos, trabalhar em grupo, respeitar os amigos, os animais, a natureza, os mais velhos, corrigi-los com suavidade, mas com firmeza: “bondade firme, firmeza boa!”
Como trabalhar os conhecimentos da Linguagem Oral e Escrita, Alfabetização e Ludicidade: Linguagem oral, uma forma muito boa é através da Roda de Conversa, pois aí as crianças se interagem umas com as outras, expressando desejos, vontades, sentimentos, contando suas vivências, músicas, conto e reconto de histórias. Na linguagem escrita, pedir as crianças que expressem através de desenhos, o que ouvem nas rodas de conversas, histórias, músicas, etc. Também explorando a arte da garatuja, pra depois, só depois de estarem mais seguras, começar a introduzir as letrinhas. Trabalhar a leitura, também é essencial, ainda que elas não tenham sido apresentadas ao alfabeto, mas ler e interpretar gravuras, reconhecer rótulos de produtos conhecidos, revistas em quadrinhos de personagens bem conhecidos, livros de contos de fada e outros de Literatura Infantil. Aleatoriamente a estes passos, pouco a pouco introduzir as letrinhas, as sílabas e as palavras... Histórias, músicas, livros, revistas, atividades de recortar e colar letras, sílabas, etc...
A Ludicidade deve ser uma constante na Educação Infantil, no trato com as crianças, há várias maneiras de se trabalhá-la, as mais usadas são músicas, brincadeiras dirigidas ou livres e contar histórias...
Tem uma história muito boa de se trabalhar que é a seguinte: “A Menina e o Pássaro Encantado de Ruben Alves”. Ela encanta, apaixona e pode ser trabalhada de várias maneiras, inclusive dramatizando. Resumindo: trata-se de uma menina que tem como melhor amigo um pássaro encantado, que vive viajando, voando, conhecendo o mundo e que volta pra ela cheio de belas histórias, de experiências vividas e ouvidas. Um dia ela resolve aprisioná-lo para que ele não vá mais embora. Então ele vive triste na gaiola e ela descobre que a felicidade dele está na liberdade do ir e vir dele, descobre que a saudade faz com ele volte para ela sempre que a sente, descobre que a separação, às vezes é necessária, mas que a alegria do reencontro é muito mais prazerosa!”
“Para se desenvolver, portanto, as crianças precisam aprender com os outros, por meio dos vínculos que estabelece. Se as aprendizagens acontecem na interação com as outras pessoas, sejam elas adultos ou crianças, elas também dependem dos recursos de cada criança. Dentre os recursos que as crianças utilizam, destacam-se a imitação, o faz-de-conta, a oposição, a linguagem e a apropriação da imagem corporal.” Trecho do Referencial Curricular Nacional, referente a aprendizagem na Educação Infantil.
3 - CONCLUSÃO
“As maiores aquisições de uma criança são conseguidas no brinquedo, aquisições que no futuro tornar-se-ão seu nível básico de ação real e moralidade". (Vygotsky)
Uma criança bem resolvida, que vive bem sua infância, será um adulto mais preparado. Faz parte da infância, o brinquedo, o corre-corre, a musicalidade, o riso, o grito, o faz-de-conta. E cabe à Pré-Escola de hoje, proporcionar à criança contemporânea, momentos assim. Visto que elas estão chegando cada vez
...