Produção Textual
Resenha: Produção Textual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rafuella • 29/4/2014 • Resenha • 263 Palavras (2 Páginas) • 208 Visualizações
1) Relatar a sociedade americana na década de 1950:
R: Na sociedade da década de 1950 era evidente o conformismo, fundamentalismo, a intolerância e o autoritarismo. A vontade destes devia prevalecer a qualquer custo naquela época. A desumanização das sociedades contemporâneas era imensa.
2) O que foi a “sociedade dos poetas mortos”?
R: “Não lemos e escrevemos poesias porque é moda. Lemos e escrevamos poesias porque parte da raça humana. E a raça humana está impregnada de paixão. Medicina, Direito, Administração, Engenharia , são atividades nobres, necessária à vida. Mas a poesia, a beleza, o romance, o amor, são as coisas pelas quais vale a pena viver.”
Nesse pequeno trecho do filme, explica bem o que era a sociedade dos poetas mortos. Um grupo que se reunia escondidos para vivenciar o que eles realmente almejavam para si mesmos. Eles liam e escreviam poemas que expressassem a essência da vida, sem que fossem repugnados pelas autoridades da escola.
3) As reuniões em “sociedade dos poetas mortos” eram sempre indicadas por textos por textos de Henry David Thoreau. Quem é esse autor? Cite sua principal obra. Explique o porquê dos textos desse escritor nas reuniões.
R: Thoreau foi um autor americano, poeta, filósofo, abolicionista, naturalista dentre outras coisas... Mais conhecido por seu livro Walden, uma reflexão sobre a vida simples em arredores naturais, e seu ensaio de Desobediência individual ao governo civil na oposição moral a um Estado injusto.
Seus textos em “sociedade dos poetas mortos” eram bastante usados, pois Thoreau pensava como os representantes desse grupo. Eles procuravam a essência da vida, e não concordavam com o fundamentalismo, conformismo da época.
...