Produção Textual
Ensaios: Produção Textual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rosilanes • 17/5/2013 • 2.305 Palavras (10 Páginas) • 330 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho irei abordar algumas questões sobre estatística como tomada de decisões, ajudando os gestores a tomar a decisão correta e eficaz para solucionar possíveis problemas dentro da organização. Também tratarei de questões de comportamento do indivíduo dentro da organização, sua valorização e os aspectos culturais que podem influenciar o comportamento humano, e a importância de investimentos em capital humano para a organização se tornar mais competitiva no mercado.
2 ESTATÍSTICA
A estatística passou a ser usada diariamente para explicar resultados de pesquisa de forma simples e dinâmica. Tomou força no século XX, mas já era utilizada pelos povos antigos. Estatística é um segmento da matemática aplicada surgida nas questões de estado e governo. Daí o nome estatística ser originário do termo latino status. Situações ocasionais como número de habitantes, quantidade de óbitos e nascimentos, quantidades produzida e quantitativos das riquezas formaram os primórdios dos problemas que deram início ao pensamento estatístico.
Os números-índices são medidas estatísticas usadas por gestores, para comparar grupos de variáveis relacionadas entre si e obter um quadro simples e resumido das mudanças significativas. Mediante o emprego de números-índices é possível estabelecer comparações entre variações ocorridas ao longo do tempo, diferenças entre lugares, diferenças entre categorias semelhantes. É grande a importância dos números-índices para o gestor, especialmente quando a moeda sofre uma desvalorização constante e quando o processo de desenvolvimento econômico acarreta mudanças contínuas nos hábitos dos consumidores, provocando com isso modificações qualitativas e quantitativas na composição da produção nacional e de cada empresa individualmente.
A sociedade muda constantemente, não sendo possível determinar o momento exato de quando essa mudança ocorre. Assim, em qualquer análise, quer no âmbito interno de uma empresa, ou mesmo fora dela, na qual o fator monetário se encontra presente, a utilização de números-índices torna-se indispensável, sob pena de o analista ser conduzido a conclusões totalmente falsas e prejudiciais a empresa.
2.1 A ESTATÍSTICA POR MEIO DA ANÁLISE DE PROBABILIDADES PODE AJUDAR AS EMPRESAS A PREVEREM CENÁRIOS EM SEUS PLANEJA MENTOS?
Sim, pois, a estatística é uma importante ferramenta nas respostas dos “porquês” que podem ser explicados por uma análise de dados. Para ela ser bem usada, é necessário conhecer os seus fundamentos e princípios, e acima de tudo que se desenvolva um espírito crítico e jamais deixe de pensar. Atualmente, as empresas têm procurado profissionais que tenham um nível de conhecimento de estatística alto, pois este conhecimento tem feito uma diferença grande nos processos de tomada de decisão da empresa; as distribuições de probabilidades pode ser uma grande ferramenta para estimar retornos futuros e rentabilidade.
2.1.1 Distribuição de Probabilidade
Em estatística distribuição de probabilidade descreve a chance que uma variável pode assumir ao longo de um espaço de valores. Ela é uma função cujo domínio é os valores da variável e cuja imagem são as probabilidades de a variável assumir cada valor do domínio. O conjunto imagem deste tipo de função está sempre restrito ao intervalo entre 0 e 1. Uma distribuição de probabilidade pode ser discreta (como em um jogo de dados) ou contínua. É comum o uso de funções que se ajustem à distribuição de probabilidade.
A distribuição de probabilidades é um modelo estatístico que mostra os possíveis resultados de um determinado evento ou curso de ação, bem como a probabilidade estatística de cada evento. Por exemplo, uma empresa pode ter uma distribuição de probabilidade para a mudança nas vendas dadas uma campanha de marketing específica. Os valores sobre as "causas", ou a extremidade esquerda e direita da distribuição é muito menos provável de ocorrer do que as do meio da curva.
2.2 O USO DA ESTATÍSTICA SERIA RESTRITO AOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.
Não, pois a Estatística nos dias de hoje é uma ferramenta indispensável para qualquer profissional que necessita analisar informações em suas tomadas de decisões diárias, no seu trabalho como também na sua vida pessoal. Porém é preciso construir uma sólida base de conhecimento em matemática, incorporar habilidades no uso de computadores, desenvolver uma boa comunicação oral e escrita, estar aberto ao aprendizado de novas técnicas e métodos de trabalho e aprender a trabalhar em conjunto com profissionais de diferentes áreas do conhecimento.
2.3 DE QUE FORMA A ESTATÍSTICA PODE AUXILIAR NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO DOS GESTORES DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL?
A estatística na atualidade tem contribuído de forma significativa para o processo de tomada de decisão, pois grande parte do que se faz é baseado em métodos quantitativos, sendo a estatística uma dessas áreas. Na era da informação e do conhecimento, a estatística utiliza a matemática para dar apoio aos profissionais da iniciativa privada, do governo e pesquisadores. O grande volume de informações produzido pelo mundo moderno precisa ser analisado de forma consistente e fidedigna. Esse suporte ocorre por meio da estatística. Onde houver incerteza, essa ferramenta pode ser usada. Assim, todas as áreas do conhecimento humano a requerem como técnica de análise de dados. Desta forma, a estatística consiste no planejamento, coleta, consistência, tabulação, análise e interpretação de dados de pesquisas envolvendo censos ou levantamentos por amostragem.
A estatística pode auxiliar no processo de tomada de decisão fornecendo informações para um diagnóstico mais eficaz na prevenção e detecção de falhas, identificando suas causas, melhorando assim os resultados da empresa, evitando desperdícios; com base nos dados levantados os gestores poderão tomar a decisão correta e eficaz para solucionar possíveis problemas.
3 PORQUE AS ORGANIZAÇÕES DEVEM VALORIZAR E SE PREOCUPAR COM O COMPORTAMENTO DOS INDIVÍDUOS NO CONTEXTO LABORAL?
Com a competitividade, as organizações dependem de investir em estratégias, assumindo novas responsabilidades pessoais, pelo desempenho necessário ao cumprimento de metas e objetivos. Promovendo o crescimento e desenvolvimento de seus colaboradores, através do seu modo de
...