Produção Texual
Casos: Produção Texual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: erlinefc • 26/6/2013 • 3.177 Palavras (13 Páginas) • 405 Visualizações
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
Profº EAD: LUIZ ROBERTO WAGNER
Profª Tutora: Cibelle Silva
FORTALEZA, 12 DE JUNHO DE 2012
SUMÁRIO
1. Texto – Concepção de Leitura estratégias e produção de sentido...........................................................................................................................4
2. Demais Considerações..............................................................................................5
3. Texto – definição e considerações sobre gênero e os elementos que o caracterizam..................................................................................................................6
3. Texto Argumentativo: A EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL............11
4. A Reforma Ortográfica............................................................................................13
5. Considerações Finais.............................................................................................. 15
6. Referências Bibliográficas...................................................................................... 16
INTRODUÇÃO
Muito poderíamos refletir e citar da importância da leitura e da escrita, contudo, em nossos estudos compreendemos quão é fundamental o que o conhecimento daquelas para nos conhecermos e vivermos como pessoas que estão em constante processo de aprendizagem, consequentemente evolução. A leitura nos leva a mundos, lugares, culturas que nos fazem enxerga o mínimo da grandeza que é o universo do saber. A leitura, bem como a produção e interpretação de texto contribuem para compreensão do ser humano e sua evolução.
Em nossos estudos vimos os tipos de texto, gênero e a importância da distinção para compreensão da leitura como toda, pois mais importante que saber ler e escrever, conhecer definições é apropriar-se do conhecimento para assim conseguir entender o sentido de cada simples ou complexo texto traz em sua mensagem e o que esta pode acrescentar ao aprendizado do ser humano.
4
Concepção de Leitura estratégias e produção de sentido
Partindo da concepção de que a leitura não é somente a simples codificação de palavras, podemos inferir que é também a interação com as experiências e conhecimento de cada individuo podendo resultar na compreensão, ou não, caso não haja um senso de interpretação.
Paulo Freire, um dos autores pesquisados, cita que a leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele. Assim, linguagem e realidade se prendem dinamicamente. A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura critica implica a percepção das relações entre o texto e o contexto.
Resende (1993) conceitua a leitura para além da decifração de códigos, para ele a leitura é um ato de abertura para o mundo, entra-se para o território da palavra com tudo o que se é e seu leu até então, e a volta se faz com novas dimensões que leva a reinaugurar o que já sabia antes.
Na leitura como interação autor-texto-leitor é exigido do leitor estratégias de leituras que são os métodos ou técnicas, algumas até particulares, que os leitores utilizam para adquirir informações ou até mesmo para facilitar o processo de compreensão.
Koch (PLT) considera que na atividade de leitor ativo estabelecem-se relações entre os conhecimentos já adquiridos e as novas informações contidas no texto, assim podemos fazer inferências, comparações, formulações de perguntas, etc. Através das estratégias de leitura podemos autorregular nosso próprio processo de leitura.
Em relação a leitura e produção de sentidos podemos afirmar que isto se dá a proporção que o leitor considera os aspectos textuais que dizem respeito ao prévio conhecimento da língua (conhecimento linguístico), do mundo (conhecimento enciclopédico) e da situação comunicativa ( conhecimento interacional).
Ler significa produzir sentido. A partir da decodificação e da sua interação com suas experiências, o leitor constrói significados para o texto.
5
Demais Considerações
Segundo Orlando Morais (1997) a leitura envolve em primeiro lugar, a identificação dos símbolos impressos (letras e palavras) e o relacionamento destes com os seus respectivos sons. Em que, no início do processo de aprendizagem da leitura, a criança deverá diferenciar visualmente cada letra impressa, percebendo e relacionando este símbolo gráfico com seu correspondente sonoro. Quando a criança entra em contato com as palavras, deve então diferenciar visualmente cada letra que forma a palavra, associando-a a seu respectivo som, para a formação de uma unidade lingüística significativa.
Neste processo inicial da leitura, em que a criança visualiza os símbolos, fazendo a associação entre a palavra impressa e som, define-se decodificação. Entretanto, para que haja leitura não basta apenas a decodificação dos símbolos, mas a compreensão e a análise crítica do texto lido.
Para Isabel Sole, leitura é um processo mediante o qual se compreende a linguagem escrita. Para ler necessitamos simultaneamente manejar com destreza as habilidades de decodificação e aportar ao texto nossos objetivos, idéias e experiências prévias (p.23). Segundo a autora, para uma pessoa se envolver em qualquer atividade de leitura, é necessário que ela sinta que é capaz de ler, de compreender o texto (...)
6
2. Estratégia de Leitura:
A definição do que é uma estratégia de compreensão de leitura e a enumeração das estratégias fundamentais. “O ensino de estratégias de compreensão contribui para dotar os alunos dos recursos necessários para aprender a aprender”. (p.72)
...