Pronomes
Seminário: Pronomes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: karinasergio • 25/2/2014 • Seminário • 504 Palavras (3 Páginas) • 461 Visualizações
PRONOMES RELATIVOS
São aqueles que retomam um substantivo (ou outro pronome) já citado numa oração, substituindo-o no início da oração seguinte.
1. Complete as frases abaixo com Pronomes Relativos. Acrescente Preposições quando necessário.
a. O ano 200 foi o ano _____________________________ a Sadia adotou as inscrições em braile, _________________________sugestão foi dada por um funcionário portador de deficiência visual.
b. Goodlight e Extra, _________ produtos o Grupo Pão de açúcar usa braile, são marcas próprias.
c. O sistema braile,___________ foi criado pelo professor Louis Braille, é utilizado no mundo todo.
d. A grife masculina, ____________ o estilista Geraldo Lima criou modelos exclusivos para deficientes visuais, chama-se Urânio.
CARRO À BRASILEIRA
Para surpresa de seus colegas, o presidente mundial da Ford chegou à última reunião do Conselho de Administração da empresa, em Detroit, dirigindo um modelo diferente, que ainda não havia sido visto nas ruas dos Estados Unidos. Parou o carrão amarelo bem na porta do prédio, para todo mundo ver. O veículo tinha o tamanho de um automóvel de passeio, mas era mais alto, com suspensão reforçada e um jeitão esportivo. “Este carro”, anunciou Bill Ford, “é modelo para a nossa empresa”. O executivo não falava em copiar o lançamento em outras praças. Seu interesse era a idéia do produto.
“Este veículo tem características únicas, pesadas para agradar ao público local. É disso que precisamos.”
Bill Ford se referia ao EcoSport, uma invenção dos engenheiros de Camaçari, na Bahia. Sua história é reveladora. A empresa queria lançar na Europa e no Brasil uma minivan, carro grande, de família. Engenheiros europeus desenharam o projeto, mas os brasileiros divergiram, com base em uma pesquisa de mercado. Consumidores brasileiros queriam um modelo menor, mais barato e com um ar off-road, de aventura. Ao final, os europeus lançaram a Fusion e os brasileiros o EcoSport. Com mais de 100 mil unidades vendidas, o EcoSport é líder em sua categoria e ajudou a Ford a superar sua crise no Brasil. O caso é exemplar.
Estatísticas divulgadas pela Anfavea (associação das montadoras) revelam não só a maior produção mensal em sete anos – 2002.787 veículos – como o sucesso dos carros made in Brasil. Pela primeira vez em oitenta anos, a GM é líder de mercado no País. A FIAT aparece em segundo lugar, com alinha do novo Palio saída dos laboratórios de Betim, em Minas Gerais. E, encostado nos líderes, está a VOLKS, com sua grande aposta para voltar ao topo, com o brasileiríssimo Fox. “Todas as grandes montadoras estão desenvolvendo carros aqui. É uma tendência que veio para ficar”, diz Ronaldo Salvagni, coordenador do curso de mestrado em Engenharia Automotiva da USP.
Existem duas razões para esses investimentos. A primeira é econômica. “As montadoras querem aproveitar melhor suas filiais e tirar o peso das matrizes”, diz Pedro Manuchakian, diretor de engenharia de produtos da GM. Outra razão é de mercado. “Existem duas grandes tendências internacionais”, diz Reginaldo
...