Redes de computadores
Projeto de pesquisa: Redes de computadores. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vendasmlonline • 24/11/2013 • Projeto de pesquisa • 992 Palavras (4 Páginas) • 278 Visualizações
UNIJUÍ – UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – CAMPUS SANTA ROSA
DETEC
REDES ATM
Moacir José Soares
Paulo Dallarosa
Jaime Menin
INFORMÁTICA
Redes de computadores
Paulo Sausen
Santa Rosa. 15 de Junho de 2002
Índice
1. Introdução 2
2. Conceitos Gerais ATM 2
2.1. Célula 2
2.2. Endereçamento 2
2.3. Circuitos Virtuais 2
3. Camadas ATM 2
3.1. Camada Física 2
3.2. Camada ATM 2
3.3. Camada de Adaptação ATM 2
4. Protocolos de Interfaces de Rede 2
4.1. Protocolos Entre Dispositivos e Switches 2
4.2. Protocolos Entre Switches 2
5. Sinalização 2
6. IP Sobre ATM 2
6.1. Classical IP - CIP 2
6.2. LAN Emulation - LANE 2
6.3. Multi Protocol Over ATM - MPOA 2
7. Qualidade de Serviço (QoS) 2
7.1. Atraso de Trânsito 2
7.2. Variação do Atraso 2
7.3. Classes de Serviços 2
7.3.1. Categoria de Serviço 2
8. O Futuro da Tecnologia ATM 2
1. Introdução
A tecnologia Asynchronous Transfer Mode – ATM foi desenvolvida devido às tendências na àrea de redes. O parâmetro mais relevante é o grande número de serviços emergentes de comunicação com diferentes, algumas vezes desconhecidas, necessidades e características.
Nesta era da informação, usuários requisitam cada vez mais um número grande de serviços. Dentre estes serviços que são esperados no futuro podemos citar alguns deles: High Definition TV – HDTV, vídeo conferência, transferência de dados com alta performance, multimídia, videofonia, biblioteca de vídeos, educação a distância, vídeo sob demanda e telemedicina. Este largo espectro de serviços introduz a necessidade de uma rede universal com uma flexibilidade suficiente para suportar esta demanda.
Dois outros fatores que estão relacionados com o desenvolvimento da tecnologia ATM são a rápida evolução das tecnologias de semicondutores e componentes ópticos e a evolução das idéias de concepção de sistemas de comunicação que transfere para a borda da rede as funções complexas de transporte da informação, ex. definição de rotas.
Assim sendo, tanto a necessidade de flexibilidade nas redes de comunicações, como o progresso tecnológico e conceitual de sistemas, levaram ao desenvolvimento das bases da tecnologia ATM. Com o passar dos anos, diante do surgimento de novas tecnologias de alta performance em redes (principalmente Fast Ethernet e Gigabitethernet) e o uso cada vez maior de aplicações baseadas em IP, a visão geral da tecnologia ATM passou por várias fases.
Nos últimos anos a opinião dos técnicos e engenheiros mudou sobre a tecnologia: de mais uma planificação para empresas de telefonia à inevitável utilização futura em todos os tipos de telecomuicações; de uma complexa tecnologia fadada a ser substituída pela Gigabit Ethernet à uma promissora perspectiva de ser parte importante na ligação entre redes locais (LAN).
2. Conceitos Gerais ATM
A tecnologia ATM introduz conceitos inteiramente novos e diferentes daqueles utilizados em redes de pacotes tipo Ethernet. Abordaremos os seguintes: Célula, Endereçamento e. Circuitos Virtuais.
2.1. Célula
De acordo com o modelo de referência Open Systems Interconnection – OSI para interconexão de sistemas abertos de redes, na camada de rede (3) as Unidades de Informação – UI são chamadas “pacotes” (packets) e na camada de enlace (2) de “quadros” (frames). Como exemplos podemos citar quadros Ethernet, Token Ring e Frame Relay e pacotes IP e IPX.
Normalmente existe uma
...