Relatório Descrição de Setores
Por: Marcelo Vysk • 18/6/2017 • Relatório de pesquisa • 398 Palavras (2 Páginas) • 228 Visualizações
PRÉ IMPRESSÃO
São todos os processos envolvidos antes da impressão de um produto gráfico, desde do planejamento até a gravação da matriz de impressão. É nesse momento que ocorre o tratamento de textos e imagens para que possam ser reproduzidos via impressão e também é nele que podemos prevenir todos os problemas que possam surgir na impressão interferindo no resultado. O sistema de impressão influencia no processo e em seu resultado final.
IMPRESSÃO
A impressão offset é um processo que consiste na repulsão entre água e gordura (tinta gordurosa), tendo seu nome off-set (fora do lugar) originário por causa do processo indireto de impressão.
O cilindro onde a matriz foi montada é mantido úmido por rolos umidificadores, em seguida a tinta é transferida para o cilindro se concentrando nas áreas lipófilas e sendo, ao mesmo tempo, repelidas pela água que se concentrou nas áreas hidrófilas do cilindro. A tinta então é transferida para um cilindro de borracha, chamado de blanqueta (ou "cautchu"), que serve de intermediário para a impressão.
PÓS IMPRESSÃO
A pós-impressão é responsável pelo acabamento do produto, tendo detalhamentos específicos de acordo com a necessidade (e a área) do mesmo. No produto recebido pelo grupo os acabamentos necessários foram: corte e vinco, colagem e hot stamping.
O processo de corte e vinco utiliza um tipo de faca moldado em uma matriz de madeira. As facas são feitas de aço e pode-se utilizar lâminas de corte, com bordas afiadas, ou lâminas de vinco, com bordas cegas ou arredondadas, para que o material tenha o resultado desejado são utilizadas facas de corte específicas para cada material. O corte do papel é feito sob pressão em máquinas específicas para corte e vinco e podem ser manuais ou automáticas.
A colagem é um processo onde há a aplicação de cola na aba do cartucho fazendo o fechamento final da embalagem.
O hot stamping é um método em que lâminas ou tintas pré-aquecidas são transferidas para alguma superfície em altas temperaturas. Na máquina, uma chapa é montada e aquecida, com o produto a ser estampado colocado embaixo dela. Depois, uma fita é inserida entre elas e a chapa a aperta para baixo desprendendo-a e estampando o local com a tinta seca sendo impressa na superfície do produto. Assim, é possível imprimir desenhos com bastante detalhamento, dando como resultado um efeito metálico e com relevo, deixando mais sofisticado o produto final e destacando o que for finalizado com o processo.
...