Resenha Crítica - Pai Rico Pai Pobre
Por: ClarisseSena12 • 5/7/2015 • Resenha • 534 Palavras (3 Páginas) • 632 Visualizações
O livro Pai Rico Pai Pobre, o autor pretende ressaltar também a carência de educação financeira nas sociedades e enfatiza a sua importância, principalmente nos mais jovens. Infelizmente, lidar com dinheiro não é ensinado nas escolas. Essas se focam em desenvolver capacitações académicas e profissionais. Cabe aos pais instruir financeiramente os seus filhos. O problema é que os próprios pais pouco sabem sobre dinheiro e repassam os mesmo conselhos que os seus pais lhes passaram formando assim um ciclo vicioso - onde a classe média luta constantemente com dívidas, os pobres ficam cada vez mais pobres e os ricos cada vez mais ricos.
O livro tem como tema principal a possibilidade de ganhar dinheiro e tornar-se prospero sob todos os sentidos.
Um dos autores e personagem central do livro (Robert Kiyosaki) relata seu aprendizado convivendo com dois pais, um que trabalhava pelo dinheiro (pai pobre) e o outro que fazia o dinheiro trabalhar para ele (pai rico).
Os dois pais tem pontos de vista totalmente diferentes, um apesar de não ter formação universitária sabia como ganhar dinheiro e transmitir seu conhecimento; o outro com formação superior, funcionário público, mas não sabia administrar o que ganhava, tendo que trabalhar cada vez mais.
Através de exemplos vivenciados o autor começou a aprender a lidar com dinheiro de maneira autônoma desde a infância. O pai de seu amigo (pai rico) ensina lhes que a persistência e a coragem é o que poderá torna-los ricos e não escravos do dinheiro.
O pai rico mostra que persistência e foco, faz com que sejamos controladores do dinheiro e não o contrário, e que mais importante que ganhar é guardar. Só se chega a um grande império com bons alicerces, mas antes do alicerce é preciso planejamento, pois sem planejamento o império ruirá, é o que acontece com a maioria dos seres humanos. Segundo o autor os filhos devem erguer um apoio para patrimônios antes que deixem a casa de seus pais e constituam família. O autor também cita cinco erros que levam as pessoas a estacionarem financeiramente são eles: medo, ceticismo, preguiça, maus hábitos.
O pai pobre era professor de professores e se tornou mestre dos mestres. O Pai rico sempre ensinava seu jeito de fazer negócios. Eles eram generosos com o que sabiam de melhor e para chegarmos lá, temos que ser generosos com nós mesmos e saber escutar. O autor passa dar palestras sobre como aumentar o seu patrimônio, enfatizando que o a compreensão de como lidar com o dinheiro é o que pode ou não nos fazer prosperar, manter ou perder tudo aquilo que possuímos. A educação financeira é necessária que seja um exercício diário, para que um dia seja algo natural nosso, para que não se tenha mais sofrimento em modificações financeiras nas vidas das pessoas.
Inúmeras formas de ganhar dinheiro com o dinheiro que temos, o livro apresenta. A leitura do livro provoca um choque em relação a trabalhar com o dinheiro de forma diferente. Por mudar a forma de pensar e encarar o dinheiro, já vale a leitura.
Referências
1- KIYOSAKY, Robert T.; LECHTER, Sharon L.. “Pai Rico, Pai Pobre: o que os ricos ensinam a seus filhos sobre dinheiro” Editora Campos 1ª edição Portugal Setembro 2003
...