Respostas do Livro introdução a organização de computadores
Por: Gabriel Alexsandro • 21/4/2021 • Trabalho acadêmico • 382 Palavras (2 Páginas) • 208 Visualizações
Respostas do Exercício capítulo 6.2 - Livro introdução a organização de computadores
Aluno: Gabriel Alexsandro da Silva Lima
1) Todo processador é construído de modo a ser capaz de realizar algumas operações, denominadas primitiva, tais como: somar, subtrair, multiplicar ou dividir números (operações aritméticas); mover um dado de um local de armazenamento para outro (operação de movimento de dados); transferir um valor (dado) para um dispositivo de saída (operação de entrada ou saída (E/S), e assim por diante. O processador é composto por alguns componentes, cada um tendo uma função específica no processamento dos programas, sendo eles:
Unidade lógica e aritmética.
Unidade de controle.
Registradores.
Unidade de Gerenciamento de Memória.
Unidade de ponto flutuante.
2) O ACC (Acumulador) armazena os dados (de entrada e resultados) para as operações na UAL; o acumulador é um dos principais elementos que definem o tamanho da palavra do computador - o tamanho da palavra é igual ao tamanho do acumulador.
3) Uma Unidade Lógica e Aritmética (ULA) é um dispositivo que realiza operações lógicas e aritméticas sobre números representados em circuitos lógicos. Tipicamente, uma ULA recebe dois operandos como entrada, e uma entrada auxiliar de controle permite especificar qual operação deverá ser realizada.
4) Relógio
5) A unidade de controle executa três ações básicas intrínsecas e pré-programadas pelo próprio fabricante do processador, são elas: busca (fetch), decodificação e execução. Assim sendo, todo processador, ao iniciar sua operação, realiza uma operação cíclica, tendo como base essas três ações.
6) Não seria possível, seguindo o modelo de Von Neumann, em que instruções e dados ocupam a mesma memória. Ambos os registradores armazenam endereços e devem ter o mesmo tamanho.
7) C.OP = 8 bits = 2^8 = 256
C.OP entre 0 e 84: instruções de 16bits de tamanho(CI <- CI + 2) após a busca da instrução.
C.OP entre 85 e 170: instruções de 32bits de tamanho (CI <- CI + 4) após a busca da instrução.
C.OP entre 171 e 255: instruções de 48bits de tamanho (CI <- CI + 6) após a busca da instrução.
8) Utilizando a inspeção do campo “Código de operação”. Caso ele não seja um desvio, fazer a busca no endereço seguinte (ou em N endereços seguintes, dependendo do valor no campo). Caso contrário, utilizar o campo “Operando como endereço da próxima instrução.
9) Contador de instruções (CI, que seria melhor chamado de apontador de instruções). Fica na UCP.
10)
...