Resumo - Conceito De Resenha
Artigos Científicos: Resumo - Conceito De Resenha. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cacasouza • 3/11/2014 • 856 Palavras (4 Páginas) • 570 Visualizações
Conceito de Resenha
Resenha é uma produção textual em forma de resumo que apresenta comentários e avaliações a cerca de um livro, um filme, peças teatrais, exposições, shows etc. Ao escrever uma resenha é importante ter um conhecimento prévio sobre o objeto resenhado, de modo que apresente ao leitor as suas principais informações, e proporcione um posicionamento a respeito da obra resenhada.
A resenha como uma síntese, deve ser objetiva, com momentos de descrição e de críticas diretas. Contudo, é perigoso ser superficial demais, para não ocultar fatos importantes, sejam eles bons ou ruins. Deve-se evitar o uso de expressões em primeira pessoa, como por exemplo: “Eu gostei” ou “Eu não gostei”.
Segundo Anna Rachel Machado “Inúmeros tipos de textos se caracterizam por apresentar informações selecionadas e resumidas sobre o conteúdo de outro texto. Outros, além de apresentar essas informações, também apresentam comentários e avaliações. Os primeiros são resumos e os segundos são resenhas.” (MACHADO; 2010 p.15).
Estrutura da Resenha
No começo de uma resenha deve haver um resumo sintético sobre o tema da obra tratada, e, em seguida, o que esta pretende. Posteriormente deve haver uma descrição estrutural dos acontecimentos mais importantes da produção. O resenhista deve apontar comentários, tanto positivos quanto negativos, e opiniões do conteúdo resenhado. Por fim, na conclusão o resenhista deverá reafirmar sua posição sobre a obra.
Segundo Joaquim Maria Botelho “No caso da resenha, que é um resumo crítico mais completo, é permitido fazer avaliações e emitir juízos e opiniões, desde que fundamentados. A elaboração de uma resenha exige conhecimento sobre o assunto e muita pesquisa, porque quase sempre será necessário estabelecer comparações com outras obras. Uma resenha geralmente informa as referências bibliográficas e biográficas do autor, um resumo analítico e, quando pertinente, uma crítica do texto”. (BOTELHO; 2010, p. 102).
Na resenha crítica, os oito passos a seguir formam um guia ideal para uma produção completa:
1. Identifique a obra: coloque os dados bibliográficos essenciais do livro ou artigo que você vai resenhar;
2. Apresente a obra: situe o leitor descrevendo em poucas linhas todo o conteúdo do texto a ser resenhado;
3. Descreva a estrutura: fale sobre a divisão em capítulos, em seções, sobre o foco narrativo ou até, de forma sutil, o número de páginas do texto completo;
4. Descreva o conteúdo: Aqui sim, utilize de 3 a 5 parágrafos para resumir claramente o texto resenhado;
5. Analise de forma crítica: Nessa parte, e apenas nessa parte, você vai dar sua opinião. Argumente baseando-se em teorias de outros autores, fazendo comparações ou até mesmo utilizando-se de explicações que foram dadas em aula. É difícil encontrarmos resenhas que utilizam mais de 3 parágrafos para isso, porém não há um limite estabelecido. Dê asas ao seu senso crítico.
6. Recomende a obra: Você já leu, já resumiu e já deu sua opinião, agora é hora de analisar para quem o texto realmente é útil (se for útil para alguém). Utilize elementos sociais ou pedagógicos, baseie-se na idade, na escolaridade, na renda etc.
7. Identifique o autor: Cuidado! Aqui você fala quem é
...