Resumo do Filme "A Missão"
Por: rosmeriadler • 14/7/2016 • Resenha • 333 Palavras (2 Páginas) • 1.443 Visualizações
O filme “A missão”, de 1986, nos mostra bem as diferenças entre a cultura indígena e a cultura católica. Ele via praticamente todos os europeus como vilões sem coração e todos os índios e jesuítas como pessoas boas.
Rodrigo Mendoza é um dos principais personagens da história, é tido como um homem cruel, era um mercenário mercador de escravos. Foi ele que causou a morte do próprio irmão, Felipe, devido a duelarem pelo amor da jovem Carlotta. Com a consciência pesada, resolveu pagar pelo seu pecado, tornando-se padre e partindo para viver na missão jesuíta, junto aos índios que tanto perseguia.
Outro personagem importante da trama é o padre Gabriel, um jesuíta de bom coração que lutou para defender os interesses indígenas ao lado de Fielding, mas que ao mesmo tempo tentou convertê-los para o cristianismo, no final do século XVIII.
Uma cena marcante do filme é a qual o padre Gabriel toca flauta, numa tentativa de fazer contato com os índios, o que ocasionalmente permitiu a comunicação entre povos distintos que possuíam idiomas também distintos.
Foi no primeiro contato com os índios que o padre Gabriel mostrou-se muito cuidadoso, estava corajoso, mas também tenso.
O filme aborda o estado de paz e pureza que a floresta possuía, com suas belíssimas cachoeiras, mas também a sujeira e a frieza da cidade.
Ficou claro na trajetória do filme que a Igreja trabalhou muito mais para fins políticos do que para defender a mensagem divina de amor e paz.
Rodrigo Mendoza e o padre Gabriel caminharam junto durante certo momento do filme, mas tomaram caminhos diferentes no final, porém em defesa da mesma causa.
Espanha, Portugal e a Igreja católica da região sul americana deixaram bem claro seus interesses políticos, que foram determinantes para que os nativos fossem exterminados, o que abriu espaço para a chegada dessas nações e a construção da civilização que vemos hoje em dia.
O filme nos deixa claro também que é possível, duas pessoas, mesmo que de formas diferentes, defenderem a mesma causa.
...