Sigmund Freud
Tese: Sigmund Freud. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Oneide • 2/10/2014 • Tese • 538 Palavras (3 Páginas) • 219 Visualizações
INTRODUÇÃO :
Como futuros pedagogos são necessários desenvolver novas dinâmicas que desperte e facilite a aprendizagem dos nossos pequenos que serão os grandes em um futuro maior. A criança esta sempre pronta a aprender, sempre curiosas e com grande facilidade de aprendizagem. Alguns pensadores e estudiosos da psicologia como forma de colaborar com o bem estar humano fundamentaram suas obras e estudos não somente no ramo da Psicologia, mas também da Pedagogia, da Educação, e com isso revolucionaram os métodos e a visão de como transmitir o conhecimento desde então.As contribuições tão valiosas para a atual forma de educar nesta entrevista obteve a contribuição dos seguintes pensadores,Sigmund Freud, Henri Wallon.
ETAPA 3
Sigmundo Freud tornou-se um grande conhecedor da mente, tendo em vista que a psicologia proporciona muitas contribuições para a educação e a compreensão do desenvolvimento da criança.
Freud acredita que a criança reage de diferentes formas na fase na qual se encontra.
Acredita se que a aquisição de conhecimentos não depende da relação professor x aluno,na qual ganha destaque no periodo de latencia, quando os professores de modo geral tomam lugar do seus pais. Embora o termo latência traga a ideia de calmaria, não significa que nesse período não haja dificuldades, mas apenas que nele não surgem novos problemas básicos de relações próximas.
Freud conclui diante estas observações que todo comportamento é motivado, e que os motivos estão geralmente escondidos no indivíduo,onde pode parecer um comportamento irracional.
O professor busca na psicanálise entender não só o conciente do sujeito,mas também o inconsciente do mesmo.Porém estabelece para este uma aprendizagem significativa.
Perante a apresentação citada na questão três,o indivíduo constitui nas interações com o meio,surge então a necessidade de se estudar os comportamentos, as dificuldades dos alunos de maneira contextualizada ou seja no conjuno de relaçoes estabelecidas entre os mesmos e o ambiente no qual estão inseridos.Conhecer o professor ou o aluno torna-se uma tarefa deficitária, quando exclui-se o meio social e cultural.É fundamental o papel do professor neste processo. Pois ele procura estruturar condições para a ocorrência de interações professor-alunos-objeto de estudo, que levam ao conhecimento. De maneira geral, portanto, essa visão de aprendizagem reconhece tanto a natureza social da aquisição do conhecimento como o papel importante que tem o adulto.
AVALIAÇÃO:
O
...