Sistema de gestão ambiental
Tese: Sistema de gestão ambiental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kleverson013 • 24/10/2014 • Tese • 391 Palavras (2 Páginas) • 237 Visualizações
Titulo do Trabalho: o meio ambiente com sustentabilidade e com responsabilidade.
Curso: Superiores de Tecnologia em Logística.
Acadêmico: cleverson dos santos da silva.
RA: 1299327021.
Tutore: Odenir Martini.
Disciplina: Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Curso Superior de Tecnologia em Logística. (PROINTER_II).
Polo presencial: Guairá/Paraná.
Conteúdo: Sistema de Gestão Ambiental.
Relatório Parcial
O levantamento do trabalho foi realizado na cidade de Naviraí/MS, com o objetivo de implementação de um Sistema de Gestão Ambiental na secretaria de meio ambiente municipal em parceria com o IBAMA. Após algumas analises e algumas pesquisa notamos a oportunidade de implantação do SGA, pois a secretaria de meio ambiente municipal, não possui sozinha recursos para fiscalizar e coordenar principalmente o lixo produzido pelo município.
Dados:
Naviraí possui em media diária, o descarte de 25 toneladas de lixos de forma inadequada diretamente depositada no meio ambiente.
Através destes dados vimos à necessidade de ajudar o município a dar um destino correto a este lixo de forma sustentável e de forma que o município ainda consiga lucrar com o lixo produzido.
Os custos para implantar do SGA no município é quase desconsideravel visto que não haverá a necessidade de investimentos em implantação, tornando-se assim um projeto viável e com retorno garantido.
Diante deste estudo, chegamos a conclusão de apresentar ao secretario municipal de meio ambiente e ao excelentíssimo prefeito, o seguinte projeto: Aproveitamento de Resíduos Alimentares na Produção de Adubo Orgânico para uso em Horta sem agrotóxicos , reciclagem de metal, vidros, papeis e o tão temível plástico, além do sistema de coleta seletiva e instalação de lixeiras para destinação do lixo de forma organizada e a médio prazo organizar os catadores de material reciclável para a criação de uma cooperativa para que depois de capacitados consigam através da cooperativa tomar conta de no mínimo 50% do lixo produzido no município.
Práticas simples que com a destinação e reciclagem correta passará a degradar menos o meio ambiente e além de tudo conscientizar e educar mais a população para o desenvolvimento sustentável do planeta. Além de que após a criação da cooperativa os trabalhadores catadores de reciclável irão ter condições mais digna de trabalho e um aumento na renda, sempre lembrando que a prefeitura deverá auxiliar jurídica e comercialmente a cooperativa, que também será fiscalizada pelo IBAMA
Referências Bibliográficas
Todos os artigos sugeridos na ATPS.
Livro-Texto.
Sistema de Gestão Ambiental, acessado em 29/10/2013 as 19:00 horas.
http://www.navirai.ms.gov.br/
http://www.ibama.gov.br/resex/cnpt.htm
...