Sociologia Emile Durkheim
Abstract: Sociologia Emile Durkheim. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: fabisilver • 10/9/2014 • Abstract • 520 Palavras (3 Páginas) • 1.220 Visualizações
A Sociologia veio para estudar as causas e efeitos entre os fenômenos sociais, sendo fundamental em atender às necessidades das pessoas, o surgimento da sociologia ocorreu no final do século XIX, na Inglaterra, e veio se espalhando pelo mundo após a Revolução Industrial.
A Sociologia tem como principal objetivo ajudar as organizações públicas a identificarem seus principais problemas sociais voltados à saúde, educação, violência, trânsito, corrupção, dentre outros.
Podemos considerar a Sociologia como uma fonte inspiradora, ou seja, não aceitar o que um grupo orienta a fazer e não fazer, mas despertar no cidadão a verdadeira cidadania.
“A sociedade significa o relacionamento dos homens entre si, que organizado por uma forma distinta de trabalho dá origem a uma cultura. (Paulo Meksenas).”
Entender a sociedade não é uma tarefa fácil devido a isso surgiu a Sociologia, uma ciência criada a partir das idéias de Auguste Comte pensador francês do final do século XIX, essa ciência procura de certa forma estudar o ser humano nas suas diversas formas de associação e de organização.
Com o desenvolvimento do capitalismo e da industrialização iniciou uma nova era de extrema racionalidade de sistematização das ações humanas, mudanças que de certa forma interfere na arte, cultura, na estética, no comportamento humano, na política e até mesmo na religião.
“Como pensou Auguste Comte, o mundo cada vez mais passa a exigir explicações lógicas e precisas sobre tudo o que envolve as relações sociais.”
A Sociologia nasce com a missão de oferecer condições aos homens para entender a sociedade em que vivem de maneira racional e questionadora.
Pensar sociologicamente procurar conhecer o contexto global que envolve o ser humano em seu ambiente familiar, no trabalho, escolas, hospitais, presídios, áreas de lazer dentre outros.
Procurando de certa forma identificar as causas dos fenômenos sociais como a pobreza, violência, desemprego e falta de moradia, é por isso que a sociologia é uma ciência de vital importância para compreender as mais diversas situações que envolvem a humanidade.
Outros pensadores que tiveram grandes idéias relacionados a sociologia foi Émile Durkheim (1858-1917), Karl Marx (1864-1920) e Max Weber (1818-1883), eles contribuíram para que a sociologia atingisse tamanha importância, são considerados autores clássicos da sociologia por contribuírem para explicação científica dos fenômenos sociais.
Karl Mark teve um esforço muito grande de desnaturalizar o capitalismo, ele sempre esclareceu seus pensamentos relacionados a critica do capitalismo e da desigualdade social, teve uma parceria importante com Friedrich, ele chamou o capitalismo de "a ditadura da burguesia", acreditando que seja executada pelas classes ricas para seu próprio benefício.
Émile Durkheim é considerado um dos pais da Sociologia moderna, tendo sido o fundador da escola francesa, posterior a Marx, que combinava a pesquisa empírica com a teoria sociológica, é amplamente reconhecido como um dos melhores teóricos do conceito da coesão social.
“A construção do ser social, feita em boa parte pela educação, é a assimilação pelo indivíduo
...