TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA EM REGIÃO DE TÓRAX
Por: tatiana38 • 30/7/2015 • Monografia • 551 Palavras (3 Páginas) • 828 Visualizações
TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA EM REGIÃO DE TÓRAX
1. INTRODUÇÃO
Os raios-x foram descobertos pelo físico alemão Wilhelm Konrad Roentgen (1845-1923) em 8 de novembro de 1895. Esta descoberta lhe valeu o Prêmio Nobel de Física em 1901. Em 1972 após 72 anos de descoberta do RX o físico Golldfrey Hounsfield e o médico Cormack, inventaram um novo método de formação da imagem a partir da aplicação do RX, denominaram de TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA. A utilização desses raios-X na obtenção de imagens diagnósticas possibilitou localizar tumores, acúmulo de líquidos dentro das cavidades abdominal e torácica e outras patologias contribuindo assim para o tratamento do paciente. Os benefícios de uma tomografia computadorizada geralmente são muito maiores do que os ricos da irradiação. A tomografia computadorizada é um dos melhores exames para avaliar partes moles como o coração e os pulmões, além de reduzir os tempos de aquisição de dados, com isso melhorando a qualidade da imagem tomográfica e do diagnóstico. (KENNETHHL et al.2009)
A tomografia computadorizada (TC) é um dos métodos de exame mais confiáveis e seguros disponíveis atualmente. É rápida, simples e totalmente indolor. A TC utiliza um aparelho de raios x que gira a sua volta, fazendo radiografias transversais de seu corpo. Estas radiografias são então convertidas por um computador nos chamados cortes tomográficos. Isto quer dizer que a TC constrói imagens internas das estruturas do corpo e dos órgãos através de cortes transversais, de uma série de secções fatiadas que são posteriormente montadas pelo computador para formar um quadro completo. Portanto, com a TC o interior de seu corpo pode ser retratado com precisão e confiança para ser depois examinado. Ao contrário da maioria dos exames de raios x, a TC pode detectar até as menores alterações, em tecidos, por exemplo, precocemente. Isto naturalmente simplifica o tratamento e melhora as chances de recuperação. Além do mais, a TC torna possível retratar as partes do corpo em três dimensões e deste modo certas áreas que estão superpostas podem ser examinadas. (BONTRAGER KENNETHL, 2009)
O exame de tomografia de tórax é realizado no plano transverso que passa através do corpo em ângulo reto ao plano longitudinal, dividindo o corpo em porções superior e inferior. Este exame avalia todas as estruturas do tórax, ou seja, o arcabouço ósseo, planos musculares, diafragma, estruturas cardiovasculares do mediastino, linfonodos, pulmões, e pleura. As principais indicações são processos inflamatórios, infecciosos, traumáticos, tumorais e vasculares. A extensão e a relação de processos patológicos com estruturas adjacentes podem ser determinadas porque além de cortes axiais ou transversos, a lesão também pode ser demonstrada em dois outros planos. Devido à utilização do computador, programas de software proporcionam a capacidade de manipular os dados adquiridos em incidências coronal e sagital. (BONTRAGER KENNETHL, 2009)
Esse trabalho tem por objetivo abordar através de uma revisão bibliográfica em bancos de dados, artigos, revistas e livros, enfatizando a importância da tomografia computadorizada no exame de tórax, quais são as técnicas do exame, os planos de
...