TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tra balho biologia cromossomos

Por:   •  25/4/2016  •  Abstract  •  1.419 Palavras (6 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 6

                         [pic 1]

                                                             

              RELATÓRIO DE BIOLOGIA

Professora: Mayara

Alunos:

Emanuelle Vilas-Bôas Cardoso

Fernanda Beatriz Alves Fotaleza

João Pedro Vieira Mendes

Pedro Lucas

Vítor Mariano

   

                                  Brasília, 15 de Outubrode 2015.

TRABALHO DE BIOLOGIA:

OBJETIVO - Colocar em forma clara e concisa o objetivo da experiência;

INTRODUÇAO TEORICA - Apresentar claramente os conceitos (físicos/ químicos / biológicos) envolvidos no experimento. Não é suficiente colocar os enunciados do livro, é necessário que você explique o que entendeu.

- Descreve o(s) modelo(s) e/ou teorias Físicas usado (s) para descrever o experimento.

DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO - Breve descrição da experiência realizada, ou seja, dos procedimentos realizados.

 - Descrever a montagem utilizada incluindo lista de materiais e imagens.

RESULTADOS E DISCUSSÃO - Descrever em cada item o que está sendo mostrado ou realizado. Ou seja, antes de colocar um tabela, gráfico, fórmula, etc.. descreva claramente o que ela representa e/ou como foi obtida.

 - Numerar tabelas e incluir legenda definindo cada variável ou constante. - Fazer a análise de erros: ou seja; faça o cálculo matemático, descreva o tipo de erro encontrado, enumere as possíveis causas de erro e discuta quais os fatores que podem ter influído mais nas condições (condições experimentais, ambientais, de operação, etc.).

- Discutir a validade dos resultados em termos de análise de erros feita no item C. Os resultados estão dentro do esperado fisicamente? Comparar com a teoria.

- Comparar com dados da bibliografia e com resultados obtidos através de outras técnicas.

CONCLUSÕES - Discutir se os objetivos foram alcançados ou não.

- O que se pode concluir a partir dos resultados experimentais obtidos?

- Basear todos os comentários e conclusões nas tabelas e gráficos obtidos. Não serão aceitas conclusões sem respaldo experimental.

INTRODUÇÃO TEÓRICA

Cariótipo é o conjunto de cromossomos de cada célula de um organismo.Cada espécie tem um número específico de cromossomos.Mas às vezes ocorrem acidentes na divisão nuclear, são as aberrações cromossômicas que podem incluir cromossomos isolados, inteiros, ou só as partes inteiras de cromossomos.As aberrações cromossômicas, podem ser numéricas ou estruturais                                                                                                                                               e envolver um ou mais cromossomos sexuais.As aberrações numéricas, são os casos  em que há aumento ou diminuição do número do cariótipo normal da espécie humana, já as aberrações estruturais, incluem casos em que um ou mais cromossomos apresentam alterações de sua estrutura.

Daltonismo representa uma anomalia hereditária recessiva ligada ao cromossomo sexual X, caracterizando a incapacidade na distinção de algumas cores primárias. É observado com mais frequência em homens do que em mulheres, em virtude do gênero masculino possuir apenas um cromossomo X (o outro é Y), enquanto o feminino possui dois X.

Dessa forma, uma mulher daltônica necessariamente deve possuir genótipo homozigótico recessivo XdXd.A heterozigose XDXd, não tem o daltonismo, mas indica que é portadora e pode transmitir a característica em questão aos descendentes.Já em homens, basta o seu único cromossomo X possuir o gene recessivo, que esse será daltônico.

OBJETIVO

Representar através de objetos, como ocorrem as doenças ligadas ao cromossomo X, ou seja, doenças ligadas ao sexo, e as anomalias cromossômicas.

DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO

Procedimento 1: Recebemos canudos junto à um cartão com cariótipo humano, em que deveríamos fazer a demonstração do cariótipo com os canudos.Porém, no nosso apareceu uma trissomia no cromossomo de número 13, essa anomalia cromossômica é chamada síndrome de Patau.

A Síndrome de Patau é uma doença genética rara que causa malformações no sistema nervoso, defeitos cardíacos e fenda no lábio e no céu da boca do bebê.

Os bebês com esta doença sobrevivem menos de 3 dias, em média, mas há casos de sobrevivência até 10 anos de idade, dependendo da gravidade da síndrome.

A Síndrome de Patau pode ser descoberta ainda durante a gravidez, através de exames de diagnósticos, como a amniocentese e a ultrassonografia. Trata-se da presença de uma cópia extra do cromossomo 13, passando o indivíduo a ter 3 cromossomos 13, ao invés de apenas 2.

O tratamento da Síndrome de Patau depende da gravidade da doença. A cirurgia pode ser necessária para reparar defeitos cardíacos ou fendas nos lábios e no céu da boca.

Fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia podem ajudar no desenvolvimento das crianças sobreviventes.

As características dos bebês com Síndrome de Patau são:

  • Malformações graves no sistema nervoso central;
  • Retardo mental grave;
  • Defeitos cardíacos congênitos;
  • Defeitos urogenitais, como a não descida dos testículos da cavidade abdominal para o escroto no caso dos meninos e, no caso das meninas, alterações no útero e ovários não desenvolvidos;
  • Rins policísticos;
  • Fenda labial e no céu da boca;
  • Malformação das mãos;
  • Defeitos na formação dos olhos ou ausência dos mesmos.

Alguns bebês podem apresentar como sintoma baixo peso ao nascer e ainda um sexto dedo nas mãos ou nos pés.

A Síndrome de Patau afeta em maior número os bebês com mães que engravidaram depois dos 35 anos de idade

[pic 2]

Na foto acima, observamos um cariótipo humano com trissomia no cromossomo 13.

Procedimento 2: Tínhamos 2 copinhos, um representava o pai e o outro a mãe!Cada copinho teria que ter 2 feijões.Porém, um feijão representava o cromossomo Y e outro representava o cromossomo X; O feijão vermelho representava o cromossomo Y, e o feijão branco representava o cromossomo X.No copo do pai, colocamos um feijão branco e um  vermelho (XY), já no da mãe, colocamos dois feijões brancos (XX).Logo após, a monitora passou um risco em um dos feijões brancos que havia no copinho da mãe, e um no feijão branco que havia no copo do pai, esse risco representava o gene do daltonismo.Depois, cada membro do grupo fechou os olhos e escolheu um feijão de cada copinho, de acordo com o que saísse, preencheríamos o quadro, como mostra o abaixo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (491.7 Kb)   docx (513.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com