Trabalho De Português
Dissertações: Trabalho De Português. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Obadiasalves • 22/3/2015 • 1.460 Palavras (6 Páginas) • 204 Visualizações
Ateneu São José
Araioses, 18 de setembro de 2012.
Componentes:
Altamir Alves Dos Santos Junior nº 02
Davi Henrique Dos Santos Silva nº 16
Ronildo Souza De Carvalho nº30
Professor (a): Iêda
1° ano “A” turno: vespertino
Seminário
De
Literatura
Araioses - Maranhão
Setembro – 2012
Tema: Barroco
Sub tema: Literatura e outras artes
Charles Le Brun: A apoteose de Luís XIV, 1677.
Araioses - Maranhão
Setembro – 2012
Apresentação
Nosso trabalho foi elaborado especialmente para mostrar um pouco de conhecimento sobre a Literatura e a arte barroca. Que foi um movimento artístico literário, que se inicio na Itália e se estendeu até a Espanha que defendia o absolutismo católico, ante a reforma protestante.
Araioses - Maranhão
Setembro – 2012
• Barroco
Foi uma tendência artística que se desenvolveu primeiramente nas artes plásticas e depois se manifestou na literatura, no teatro e na música. O berço do barroco é a Itália do século XVII, porém se espalhou por outros países europeus como, por exemplo, a Holanda, a Bélgica, a França e a Espanha. O barroco permaneceu vivo no mundo das artes até o século XVIII. Na América Latina, o barroco entrou no século XVII, trazido por artistas que viajavam para a Europa, e permaneceu até o final do século XVIII.
• Literatura
Especialmente depois das guerras e tumultos sociais e religiosos da primeira parte do século XVII, a literatura experimentou um grande floresciemento em vários países, e começou a da origem à literatura moderna. Na Itália apareceu a corrente Marinista liderada por Giambattista Marino, de grande influência, na Península Ibérica e colônias americanas se desenvolveu o Cultismo e o Conceptismo de Luis de Góngora, Francisco de Quevedo, do padre Antônio Vieira e de Gregório de Matos. Na França foi a era de Molière, Racine,Boileau e La Fontaine; nos Países Baixos, foi a Idade de Ouro da poesia, com expoentes em Henric Spieghel, Joost van den Vondel, e Gerbrand Bredero; na Inglaterra, propiciou-se o florescimento de uma poesia metafísica tipificada por John Dryden, John Milton, John Donne e Samuel Johnson.
Na poesia sacra se notabilizaram São João da Cruz, Soror Juana de la Cruz e Santa Teresa de Ávila. Ao longo do século XVIII os gêneros satíricos e sentimentais como os cultivados por Alexander Pope, Voltaire e Jonathan Swift, por exemplo, se tornaram favoritos, à medida que a influência da religião declinava, os ideais clássicos se fortaleciam novamente, se consolidava a sensibilidade do Rococó e o pensamento iluminista se tornava predominante.
Também na poesia barroca, Gregório de Matos elaborou um poema, muito interessante que se podem notar algumas características daquela época. A alcunha boca do inferno foi criada por Gregório ele usou sua ousadia para criticar a Igreja Católica, muitas vezes ofendendo padres e freiras. Criticava também a cidade da Bahia, como neste soneto:
Alcunha
Tristes sucessos, casos lastimosos,
Desgraças nunca vistas, nem faladas.
São, ó Bahia, vésperas choradas.
De outros que estão por vir estranhos
Sentimo-nos confusos e teimosos
Pois não damos remédios as já passadas,
Nem prevemos tampouco as esperadas
Como que estamos delas desejosos.
Levou-me o dinheiro, a má fortuna,
Ficamos sem tostão, real nem branca,
macutas, correão, nevelão, molhos:
Ninguém vê, ninguém fala, nem impugna,
E é que quem o dinheiro nos arranca,
Nos arrancam as mãos, a língua, os olhos.
Gregório de Matos (1636-1696)
Uma alcunha (no Brasil também se usa o termo apelido que, em Portugal, designa nome de família) é uma designação não oficial criada através de um relacionamento interpessoal, geralmente informal, para identificar uma determinada pessoa, objeto ou lugar, de acordo com uma característica que se destaque positiva ou negativamente, de forma a atribuir-lhe um valor específico.
São também sinônimas de alcunha as palavras apodo antonomásia, cognome e epíteto. A designação apelido pode causar potencialmente alguma confusão de sentido, visto que em sua origem significa o nome de família, ou seja, o que no Brasil chama-se de sobrenome, embora na linguagem técnica a palavra mantenha seu significado original.
São fontes de inspiração para os apodos alguns ofícios (padeiro, leiteiro, roceiro) e o local de origem (alemão, japonês, baiano, carioca). Em Portugal, no passado, diversos apelidos (nomes de família) tiveram esta origem.
Algumas alcunhas comuns têm normalmente origem em características físicas do indivíduo, como aleijadinho, manco, caolho, quatro-olhos. Deve-se considerar ainda que as alcunhas podem prejudicar psicologicamente o seu alvo, quando assumem caráter pejorativo, evidenciando uma característica que o mesmo desaprove como no citado exemplo caolho, dentre outros.
A cidade de Cláudio em Minas Gerais é conhecida como
...