Trabalho de empreendedorismo e inovação
Por: jose chaim freitas • 25/4/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 1.625 Palavras (7 Páginas) • 134 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO ACRE-CAMPUS RIO BRANCO
TECNÓLOGO EM PROCESSOS ESCOLARES
Jose Chaim de Souza Freitas
ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DE APRENDIZAGEM
RIO BRANCO-AC
Jose Chaim de Souza Freitas
ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Trabalho acadêmico, apresentado à disciplina de Empreendedorismo e Inovação, Prof. Carlos Portela do 3º período do Curso Tecnólogo em Processos Escolares do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre.
RIO BRANCO-AC
RESOLUÇÃO
- A gestão das competências e habilidades compõem a gestão estratégica das empresas em um cenário de alta competitividade como sendo uma forma inovadora e inteligente de satisfazer demandas dos ambientes organizacionais, visando se manter no mercado ou adentrar em outros. Nesse contexto, o que buscam as empresas atualmente?
R: Buscam a todo custo levar a qualidade do gestor, preparando-os para realizar as ações de hoje e se precaver de situações futuras. Assim, as competências e habilidades compõem a gestão de estratégica das pessoas em um ambiente de competição como sendo uma forma inovadora e inteligente de satisfazer demandas dos ambientes organizacionais.
- Sendo assim para se manter neste jogo, as empresas, em especial as MPEs, necessitam compreender as estratégias que a concorrência utiliza no mercado e ao mesmo tempo criar as suas próprias estratégias para vencer as disputas pela permanência no mesmo. Cite as estratégias a serem empregadas pelas empresas nesse momento, de acordo com Castro, Rosental e Araújo (2007):
R: “As organizações perceberam que construir e operar com sucesso, a empresa do futuro depende de capacitação de seu gestor”. Então, não basta apenas o investimento em recursos financeiros, programas prontos e generalizantes: É preciso questionar e repensar a própria empresa e seus processos, envolvendo todos os agentes interessados em desenhar seu próprio caminho.
- O que é fundamental para garantir a sustentabilidade de uma empresa no mercado atual?
R: Em Siqueira, W. R. et.al. (2014), para garantir a sustentabilidade das empresas no mercado é necessário buscar alternativas, e a capacitação para um comportamento inovador e empreendedor é uma delas. Nas MPE’S, o empreendedor é visto como tomador de decisões relativas à inovação, assumindo, então, a responsabilidade pelos resultados.
- O que leva as empresas a se ajustarem aos novos tempos, caracterizados pela competição e concorrência do mercado local em escala mundial?
R: Caracterizados pela competição e concorrência do mercado atual em escala mundial, deve-se ao fator da grande expansão tecnológica que vem aproximando os mercados num nível global, interferindo no modo de operação e produção de mercadorias e serviços com risco de não mais se manterem competitivos e serem eliminados pela concorrência
5. Segundo Zarpellon (2014), a matriz institucional ( conjunto de empresas) influencia diretamente o desempenho econômico dos países de duas formas principais. Cite essas formas e indique porque com o advento da globalização, essas duas formas não são sozinhas, mais suficientes para manterem as empresas otimizando a economia dos países:
R: A matriz, institucional influencia diretamente o desempenho econômico dos países de duas formas principais: reduzindo os custos de transação e reduzindo os custos de transformação (ou de produção, que juntos somam os custos totais). Porém, com o advento da globalização e as mudanças tecnológicas passam a ocorrer constantes mudanças de cenários, e passa a ser cada vez mais importante para as organizações a reavaliação e readequação dos processos das mesmas para tornar a realidade modificada por variáveis externas em oportunidades para novos negócios ou melhorias nos existentes.
- Diante desse cenário mercadológico, indique que tipos de mudanças, nas estruturas organizacionais das empresas estão acontecendo e, por qual objetivo:
R: As estruturas organizacionais mudam e passam a ter um número menor de níveis hierárquicos para minimizar custos, agilizar os processos e aumentar a qualidade dos produtos e serviços disponibilizados. Segundo Dorigon C.A.et.Al.(2005), ao se tratar de inovação as organizações podem utilizar desse fator para desenvolver competitividade de novos produtos e serviços prestados por meio da mudança de seus conceitos. Já quanto a inovações de processo, nos últimos anos segundo os mesmo autores, são percebidas mudanças significativas nos métodos de produção e de distribuição, sendo que, quando a produtividade aumenta, a organização possui uma vantagem de custo em relação aos seus concorrentes.
- Segundo Stewart (1998), diante da revolução em que a sociedade vive, é impossível prever com certeza que novas formas de trabalho e prosperidade irão surgir, pois tudo é surpresa. Indique a única certeza que o autor aponta nesse sentido:
R: A única coisa previsível é que o sucesso de uma economia baseada no conhecimento depende de novas habilidades e novos tipos de organizações e gerenciamento voltado para as pessoas com visão empreendedoras que buscam desenvolver sua capacidade de resolver as situações surpresas de forma positiva.
- Para desenvolver habilidades é preciso, antes de tudo, reconhecê-las. E esse é um exercício para o qual não fomos treinados. Indique a justificativa para essa questão:
R: Toda nossa formação tem foco em deficiências. O que há de perverso nesse sistema é que poucas pessoas sabem reconhecer seus talentos, suas habilidades.
O que você faz melhor que todo mundo? Faz sem esforço? Adora fazer? E como utilizar profissionalmente esta habilidade? Essas são perguntas difíceis para quem foi treinado para pensar apenas no que não sabe e não deve fazer.
...