Tranças De Bintou
Dissertações: Tranças De Bintou. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marthagraciele • 3/5/2013 • 243 Palavras (1 Páginas) • 567 Visualizações
Bintou, uma menina de origem africana, sonha em ver seu cabelo, curto e crespo, enfeitado com pedras coloridas e conchinhas em longas tranças, ao invés dos quatro birotes que ostenta na cabeça. Mas, pela tradição de seu povo, crianças não usam tranças, só birotes. E isso lhe foi contado pela avó Soukeye. Seu desejo faz sua atenção voltar-se para os cabelos das mulheres mais velhas, trançados e até enfeitados com moedas de ouro nas pontas. Um dia, Bintou teve a oportunidade de ser recompensada por uma bela ação: receberia o que mais desejasse, ou seja, suas tão sonhadas tranças, feitas por tia Awa; porém, vovó Soukeye antecipa-se e cuida do cabelo da menina fazendo...birotes. Só que, dessa vez, seus cabelos ficam perfumados e enfeitados com pássaros amarelos e azuis, deixando Bintou muito feliz, sem romper a tradição.
No texto uma Abordagem Integrada da Aprendizagem no primeiro parágrafo fala que: Ao permitirmos que as crianças percebam conceitos mais abstratos funcionando na realidade de seu mundo familiar, forja-se outro elo significativo de aprendizagem. Isso mostra que a criança aprendeu outro conceito fundamental para seu desenvolvimento cognitivo. Na história de Bintou isso ocorre quando a personagem não se conforma e questiona porque não pode ter tranças. É ali que entra a figura da pessoa mais experiente da família a avó. Pois assim como nas experiências científicas o aprendizado passa de geração em geração e é aperfeiçoado com o tempo.
...