Umademocracia ponarochka
Resenha: Umademocracia ponarochka. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fafafaa • 18/3/2014 • Resenha • 260 Palavras (2 Páginas) • 305 Visualizações
Umademocracia de faz de conta
A informação surge, se desenvolve e limita-se às fronteiras de interesses comerciais dessas organizações. Mas o ponto positivo do cenário pós-moderno é que aos poucos os cidadãos enxergam mais claramente com olhos desconfiados as ações das grandes mídias – exemplo mais vivo são as últimas manifestações desencadeadas em junho no país. Até as ações do quarto poder foram questionadas.
A desconfiança do povo surge do momento em que a contingência de informação põe em dúvida a sua autenticidade. O fenômeno é denominado por Ignacio Ramonet como uma “censura democrática”. Contrariamente ao que se pensava, a censura não é uma arma exclusiva de regimes autoritários, que agem por supervisão e amputação constante das informações. O quarto poder do século 21 instala entre a informação livre e o espectador obstáculos comunicacionais compostos por circulação de mais e mais informação, o chamado “bombardeio informativo”, recheado de novas roupagens que desviam a atenção e/ou superficializam o conteúdo, em uma espécie de “manobra” para que o receptor não perceba quais outras informações lhe são ocultadas e dissolvidas pela “censura”.
Dessa forma, o amplo recebimento de numerosas informações limita o acesso à informação. Esse mecanismo atrofia inclusive o desenvolvimento intelectual da “massa”, bloqueando o caminho e a construção de uma opinião pública realmente formada e consistente.
O quarto poder não representa mais – não em sua totalidade – o conceito de fiscalizar os poderes e nortear os cidadãos. Por ele agora passam filtros que são geridos por interesses particulares, amputando informações, direcionando olhares, minando o funcionamento intelectual, em uma verdadeira democracia de faz de conta.
...