Verificação Da Reatividade Dos Metais
Dissertações: Verificação Da Reatividade Dos Metais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: RETRIBUT • 29/8/2014 • 708 Palavras (3 Páginas) • 469 Visualizações
objetivo verificar ,experimentalmente que os metais nobres mais reagente desloscagem os maiores dos compostos s metais que reagem com ácido (ou mesmo com água) para liberar hidrogênio gasoso apresentam diferentes velocidades de reação. Temos abaixo uma listagem de alguns metais em ordem crescente de suas tendências a se oxidarem, conhecido como FILA ELETROQUÍMICA:Os metais ao final da lista são extremamente reativos, ou seja, a reação de oxidação acima tem grande tendência a oxidarem, tendo no topo da lista os que não são reativos e os metais do meio são moderadamente reativos. O hidrogênio foi incluído nesta listagem, apesar de não ser um metal, pois sua posição na lista separa os metais que reagem com ácido daqueles que não reagem.
As experiências realizadas no laboratório tiveram como objetivo a observação de reatividade dos metais com a solução de ácido clorídrico, e seguindo a ordem crescente da lista acima que caracteriza a rapidez da reação nas substâncias utilizadas.MATERIAL E REAGENTES
6 béqueres de 100 mL
Proveta de 25 mL
Uma régua plástica de 30 cm
100 mL de solução de HCl 6 mol/L (ácido muriático comercial)
Amostra dos seguintes metais:
Alumínio (Al)
Cobre (Cu)
Estanho (Sn)
Ferro (Fe)
Magnésio (Mg)
Zinco (Zn)
Procedimento Experimental
Reação entre Alumínio (Al) e Ácido clorídrico (HCl)
Colocou-se o Becker na bancada.
Colocou-se o Al no Becker.
Adicionou-se HCl à 6mol/L.
O alumínio ao ser colocado em contato com o ácido se dissolveu de modo moderado, com liberação de gás (H2), com uma coloração meio escura, formando a seguinte Equação química: 6HCl+2Al3H2+2AlCl3.
Reação ente Cobre (Cu) e Ácido clorídrico (HCl)
Colocou-se o Becker na bancada.
Colocou-se o Cu no Becker.
Adicionou-se HCl à 6mol/L.
O cobre ao ser colocado em contato com o ácido não se dissolveu completamente, mas ocorreu uma liberação de gás de modo lento, perdendo um pouco da sua coloração, surgindo uma cor amarelada devido a formação do íon complexo CuCl42- resultante da reação. Temos a seguinte Equação química: Cu+HClnão reagiu
Reação entre Estanho (Sn) e Ácido clorídrico (HCl)
Colocou-se o Becker na bancada.
Colocou-se o Sn no Becker.
Adicionou-se HCl à 6mol/L.
O estanho a ser colocado em contato com o ácido não se dissolveu rapidamente, levou alguns minutos para ocorrer o aparecimento de pequenas bolhas de hidrogênio que surgiam de modo lento. Temos a seguinte Equação química: 4HCl + SnSnCl4+2H2.
Reação entre Ferro (Fe) e Ácido clorídrico (HCl)
Colocou-se o Becker na bancada.
Colocou-se o Fe no Becker.
Adicionou-se HCl à 6mol/L.
O ferro ao ser colocado em contato com ácido reagiu lentamente, após alguns minutos aparecem bolhas de hidrogênio, a reação ficou com uma coloração verde, espumoso, com odor muito forte.
Temos a seguinte Equação química: 6HCl+2Fe2FeCl3+3H2°
Reação entre Magnésio (Mg) e Ácido clorídrico (HCl)
Colocou-se o Becker na bancada.
Colocou-se o Mg no Becker.
Adicionou-se HCl à 6mol/L.
O magnésio ao ser colocado em contato com ácido se dissolveu de modo instantâneo com liberação de gás (H2) de coloração amarelada, formando o aparecimento da solução de cloreto de magnésio.
Temos a seguinte Equação química:Mg+2HClMgCl2+H2°.
Reação entre Zinco (Zn) e Ácido clorídrico (HCl)
Colocou-se o Becker na bancada.
Colocou-se o Zn no Becker.
Adicionou-se HCl à 6mol/L.
O zinco (em estado pó) ao ser colocado em contato com ácido se dissolveu de maneira bem lenta, foi observado que não ocorreu modificação em sua coloração.
Temos a seguinte Equação química: 2HCl + ZnZnCl2+H2°.
Resultados
Reagente A
Reagente B
Equação A+B
...