Vinicios De Moraes E Cecilia Meireles
Exames: Vinicios De Moraes E Cecilia Meireles. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: marthamah • 2/5/2014 • 1.138 Palavras (5 Páginas) • 444 Visualizações
Mario de Andrade
“ passado é lição para se meditar, não para se reproduzir.”
Um pouco sobre Mário de Andrade
Mário de Andrade nasceu em São Paulo, no ano de 1893. Professor, crítico, poeta, contista, romancista e músico, formou-se pelo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, passando a lecionar neste mesmo local posteriormente. Participou da Semana de Arte Moderna de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo.Enquanto viveu, ele lutou pela arte com seu estilo de escrita puro e verdadeiro. Certo de que a inteligência brasileira necessitava de atualização, este escritor modernista nunca abandonou suas maiores virtudes: a consciência artística e a dignidade intelectual.
Foram de sua autoria os versos de Paulicéia Desvairada, considerada o marco inicial da poesia modernista no Brasil. Uma outra obra deste artista que se destacou por sua contribuição ao movimento modernista foi o livro Macunaíma, romance onde é mostrado um herói que tem as qualidades e defeitos de um brasileiro comum.
Reconhecido por sua contribuição na criação de idéias inovadoras, Mário de Andrade morreu em São Paulo no ano de 1945.
Carlos Drummond de Andrade
“Perder tempo em aprender coisas que não interessam, priva-nos de descobrir coisas interessantes.”
Carlos Drummond de Andrade
Nasceu em Minas Gerais, em Itabira. Depois, foi estudar em Belo Horizonte e Nova Friburgo. Em Belo Horizonte, começou a carreira de escritor como colaborador do Diário de Minas, que juntava os primeiros modernistas mineiros. Pela insistência da família, formou-se em farmácia na cidade de Ouro Preto, em 1925 profissão pela qual demonstrou pouco interesse.
Começou a escrever cedo como, poesia, livros infantis, contos e crônicas, mas durante a maior parte da vida foi funcionário público, no Rio de Janeiro, onde foi morar.
Várias obras de Drummond foram traduzidas para o espanhol, inglês, francês, italiano, alemão, sueco, tcheco e outras línguas.
Em agosto de 1987 morreu a sua única filha, a cronista Julieta. Doze dias depois, o poeta faleceu. Tinha publicado vários livros de poesia e obras em prosa - principalmente crônica. Em vida, já era consagrado como o maior poeta brasileiro de todos os tempos.
O nome de Drummond está associado ao que se fez de melhor na poesia brasileira, pela grandiosidade e pela qualidade .
Cecília Meireles
“Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, não há ninguém que explique e ninguém que não entenda.”
Cecília Meireles
Escritora brasileira nasceu no dia 7 de novembro no ano de 1901 na Tijuca, Rio de Janeiro. Ela foi uma poetisa, escritora, jornalista e pintora que se destacou na escola literária do Modernismo, apesar de ter traços do Romantismo, Realismo, Surrealismo e outros. Filha
Meireles, Cecília ficou órfã de mãe muito cedo e acabou sendo criada por sua avó. Desde cedo a garota já despertava o interesse pela literatura e aos nove anos começou a escrever suas primeiras poesias. Cecília frequentou a Escola Normal do Rio de Janeiro e estudou música, folclore, línguas, teoria educacional e literatura. Aos dezoito anos, em 1919, ela publicou seu primeiro livro de poemas “Espectros”, que era um conjunto de sonetos simbolistas. Cecília Meireles foi uma importante jornalista, pois publicava diariamente sobre problemas na educação, já que esta área estava totalmente interligada à sua vida.
Para a tristeza de seus familiares e fãs, Cecília faleceu em sua cidade natal em 9 de novembro de 1964. Após sua morte, recebeu uma homenagem do Brasil: uma cédula de cem cruzados novos fora impressa com sua efígie.
Vinicius de Moraes
“Quem não perde perdão não é nunca perdoado.”
Vinicius de Moraes
Vinicius de Moraes foi um nome muito importante no meio cultural brasileiro. Diplomata de carreira destacou-se como poeta modernista, mas também como compositor e letrista popular.
Marcus Vinicius da Cruz de Mello Moraes nasceu em 1913, no Rio de Janeiro, onde morre, infelizmente, em 1980.
Com apenas 15 anos, quando estava no curso secundário, começa a compor músicas populares. Em 1933, conclui o curso de direito. No mesmo ano, publica seu primeiro livro, a coletânea de poemas: O Caminho para a Distância
Poemas entregue para os alunos como Atividade
Quando eu Morrer
Quando eu morrer quero ficar
Quando eu morrer quero ficar,
Não contem aos meus inimigos,
Sepultado em minha cidade,
Saudade.
Meus pés enterrem na rua Aurora,
No Paissandu deixem meu sexo,
Na Lopes Chaves a cabeça
Esqueçam.
No Pátio do Colégio afundem
O meu coração paulistano:
Um coração vivo e um defunto
Bem juntos.
Escondam no Correio o ouvido
Direito, o esquerdo nos Telégrafos,
Quero saber da vida alheia,
Sereia.
O nariz guardem nos rosais,
A língua no alto do Ipiranga
Para cantar a liberdade.
...