'Engenharia De S Softwares
Casos: 'Engenharia De S Softwares. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vlander • 1/12/2013 • 2.541 Palavras (11 Páginas) • 814 Visualizações
Engenharia de Software II
Perguntas frequentes sobre teste de software:
1. O que é teste de software?
É uma atividade de verificação e validação, os testes são indicadores de qualidade mais do que meios de detecção de correções de erros, com vário tipo como os tipos abaixo
Tipo de Teste Descrição
Teste de Unidade Teste em um nível de componente ou classe. É o teste cujo objetivo é um “pedaço do código”.
Teste de Integração Garante que um ou mais componentes combinados (ou unidades) funcionam. Podemos dizer que um teste de integração é composto por diversos testes de unidade*1
Teste Operacional Garante que a aplicação pode rodar muito tempo sem falhar.
Teste Positivo-negativo Garante que a aplicação vai funcionar no “caminho feliz” de sua execução e vai funcionar no seu fluxo de exceção. *2
Teste de regressão Toda vez que algo for mudado, deve ser testada toda a aplicação novamente.
Teste de caixa-preta Testar todas as entradas e saídas desejadas. Não se está preocupado com o código, cada saída indesejada é visto como um erro.
Teste caixa-branca O objetivo é testar o código. Às vezes, existem partes do código que nunca foram testadas.
Teste Funcional Testar as funcionalidades, requerimentos, regras de negócio presentes na documentação. Validar as funcionalidades descritas na documentação (pode acontecer de a documentação estar inválida)
Teste de Interface Verifica se a navegabilidade e os objetivos da tela funcionam como especificados e se atendem da melhor forma ao usuário.
Teste de Performance Verifica se o tempo de resposta é o desejado para o momento de utilização da aplicação.
Teste de carga Verifica o funcionamento da aplicação com a utilização de uma quantidade grande de usuários simultâneos.
Teste de aceitação do usuário Testa se a solução será bem vista pelo usuário. Ex: caso exista um botão pequeno demais para executar uma função, isso deve ser criticado em fase de testes. (aqui, cabem quesitos fora da interface, também).
Teste de Volume Testar a quantidade de dados envolvidos (pode ser pouca, normal, grande, ou além de grande).
Testes de stress Testar a aplicação sem situações inesperadas. Testar caminhos, às vezes, antes não previstos no desenvolvimento/documentação.
Testes de Configuração Testar se a aplicação funciona corretamente em diferentes ambientes de hardware ou de software.
Testes de Instalação Testar se a instalação da aplicação foi OK.
Testes de Segurança Testar a segurança da aplicação das mais diversas formas. Utilizar os diversos papéis, perfis, permissões, para navegar no sistema.
2. O que é um teste bem sucedido?
São testes que revelam erros ainda não descobertos, um teste bem sucedido é aquele queé ao mesmo tempo econômico e encontra o máximo de defeitos. Para atingir esse objetivo, devem testar situações pouco prováveis ou mesmo absurdas longe do caminho feliz e devem ser feitos de preferência por outros programadores sem ser o mesmo que o fer.
3. O que é um caso de teste?
Basicamente um Caso de Teste é aquele documento que possui entradas dentro inseridas no sistema/programa e suas saidas esperadas.Mostra os caminhos percorridos por um módulo, caso de uso ou funcionalidade dentro do projeto.
Servem como base para que os testadores possam executar os testes manualmente, mas podemos cria-los com o intuito de automatizar os casos e devem cobrir o máximo de situações possíveis.
Campos necessários para um Caso de Teste
Segunda a norma IEEE 829 um Caso de Teste deve possuir:
• Identificador do Caso de Teste
• Itens de teste
• Especificações de entrada
• Especificações de Saida
• Ambiente necessário
• Exigências especiais
• Interdependências
•
Identificador do Caso de Teste
Devemos criar um identificador para o documento. Podemos colocar informações sobre o tipo de caso, revisão, numero do caso de teste entre outros itens.
Itens de teste
Breve descrição dos itens, funcionalidades, módulos, etc. que será descrito no caso de teste.
Especificações de entrada
Especifica todas as entradas necessárias para executar o caso de teste. Podemos colocar qualquer tipo de entrada no caso de teste, o que melhor se adequar a sua realidade.
Ex: dados na tela, comandos SQL, mensagens, etc...
Especificações de Saída
Especificar todas as saídas e particularidades depois de executada uma determinada entrada. Procure explicar claramente o que deve ser exibido para não haver erros de entendimento.
Ambiente necessário
Especifica ambientes como hardware e software necessários para a execução do caso de teste, bem como qualquer configuração que externa (fora da aplicação).
Exigências especiais
Descreve qualquer caso especial de inicialização, configuração, etc que seja necessário aplicar no caso de teste.
Interdependências
Relacionar todos os documentos necessários para a execução do caso de teste. Procure sumarizar os documentos.
4. O que é um bom caso de teste?
Um bom Caso de Teste precisa ser detalhado, precisa conter os passos como condições de uso e ser muito bem estruturado e tem alta probabilidade de revelar um erro ainda não descoberto
5. O que são testes exaustivos?
...