3 Desenhos Animados E Sua Ideologia
Trabalho Escolar: 3 Desenhos Animados E Sua Ideologia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: iuly • 29/5/2014 • 1.521 Palavras (7 Páginas) • 476 Visualizações
PROJETO LOGÍSTICO: BENCHMARKING
ORIGEM
Significa AFERIÇÃO - Aferição é o ato de aferir, ou seja, medir, conferir pesos ou medidas, e é um termo oriundo do latim. Aferição é estabelecida por um padrão legal.Aferição é um procedimento queas medidas são submetidas por lei, e servem para comparar se o valor observado e o correspondente aceitável estão iguais.
Aferição é também um procedimento de medida pra controle dos instrumentos de medição, muitos utilizados na área da saúde, na segurança, para proteger o meio ambiente, em transações comerciais, e etc.
• O Benchmarking surgiu da necessidade de informações e desejo de aprender depressa, como corrigir um problema empresarial.
• Primeiro modelo empregado foi pela Xerox Corporation a fim de enfrentar o desafio competitivo japonês dos anos 70.
• Mesmo não sendo esta a palavra usada “benchmarking”, de certa forma já se aplicava com Frederick Taylor na comparação de processos de trabalho. Durante a Segunda Guerra Mundial, na comparação para determinação padrõespara pagamento, cargas de trabalho, etc. Os japoneses praticam Benchmarking, pois eles não copiam, mas sim aperfeiçoam continuamente.
Surgiu pela necessidade de avaliar o desempenho das empresas de forma comparativa e sistemática, procurando identificar e atuar nos factores de sucesso e de insucesso.
CONCEITO
"Benchmarking é simplesmente o método sistemático de procurar os melhores processos, as ideias inovadoras e os procedimentos de operação mais eficazes que conduzam a um desempenho superior" (Christopher E. Bogan).
É uma ferramenta prática de melhoria para a realização de comparações da empresa com outras organizações que são reconhecidas pelas melhores práticas administrativas, para avaliar produtos, serviços e métodos de trabalho. Pode ser aplicado a qualquer nível da organização, em qualquer área funcional.
É a busca das melhores práticas na indústria que conduzem ao desempenho superior. É visto como um processo positivo e próativo por meio do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar como realizar a mesma ou uma função semelhante. O processo de comparação do desempenho entre dois ou mais sistemas é chamado de benchmarking, e as cargas usadas são chamadas de benchmark.
OBJETIVO
Aprimoramento procurando a vantagem competitiva. Permite vislumbrar oportunidades e ameaças competitivas.
O benchmarking é um dos mais úteis instrumentos de gestão para melhorar o desempenho das empresas e conquistar a superioridade em relação à concorrência. Baseia-se na aprendizagem das melhores experiências de empresas similares e ajuda a explicar todo o processo que envolve uma excelente "performance" empresarial.
A ideia por trás do benchmarking é de que ninguém é melhor em tudo. Então, "copiar" modelos de outras empresas significa "economizar" tempo e trabalho.
Por definição, as "cópias" nunca serão iguais. Haverá sempre ajustes, adaptação e aprimoramentos, o que garante a "evolução" da ideia original.
Os outputs deste processo proporcionam às empresas comparar os seus produtos, serviços e métodos de trabalho com os das organizações representantes das melhores práticas.
Princípios Básicos
O Benchmarking não é um método aleatório de recolher informação, mas trata-se de um processo sistemático estruturado etapa a etapa, com o objetivo de avaliar os métodos de trabalho no mercado.
É um processo gerencial permanente, que requer atualização constante da coleta e análise cuidadosa daquilo que há de melhor externamente em práticas e desempenho para as funções de tomada de decisões e de comunicações em todos os níveis da empresa. Um processo que obriga ao teste constante das ações internas em relação aos padrões externos das práticas da indústria.
É um processo de descoberta e de uma experiência de aprendizagem. Exige a identificação das melhores práticas e a projeção do desempenho futuro.
• Reciprocidade/Cooperação: deve ser uma "rua de mão dupla", não devemos perguntar o que não poderemos responder em troca, ou seja, é um processo de cooperação;
• Analogia:só é útil se tiver analogia com processos da nossa organização;
• Medição: Não basta obter os índices, é preciso conhecer os processos que levaram aos resultados;
• Validação:é preciso analisar o que foi levantado sob a ótica da aplicabilidade na realidade em nossaempresa.
Processos que desencadeiam a utilização do método. Listamos a seguir, alguns fatores desencadeadores de Benchmarking como exemplo:
• Programas de qualidade;
• Processo de redução de custos/orçamentos;
• Tentativas de melhorar as operações;
• Mudanças de gerência;
• Novas operações/novos empreendimentos;
• Revisão das estratégias existentes e;
• Ataques competitivos/crises.
Processo de Aplicação:
• Implantação:Avaliar ramo, objetivo, amplitude, diferença organizacional e custos para aplicação do melhor método.
• Implementação:Conjunto de objetivos e regras definidos para coleta e análise de dados. A implementação é acompanhada de quatro fases, e cada uma tem suas características.
1. Coleta de dados internos e avaliação:Identificar área ou problema para estudo; criar uma equipe de Benchmarking, etc.
2. Coleta de dados externos: Escolher uma abordagem; identificar organização e pessoas; etc.
3. Análise das informações do Benchmarking: Classificar e analisar os dados; comparar as semelhanças e diferenças com sua empresa; etc.
4. Implementação de um plano de ação: Priorizar as implementações com base na estratégia da empresa; no impacto e custo;estabelecer medidas; comunicar resultados.
TIPOS
• Benchmarking
...