TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

8 Passos Para Uma Negociação

Tese: 8 Passos Para Uma Negociação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Tese  •  785 Palavras (4 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 4

Nunca negociemos sem medo, mas nunca tenhamos medo de negociar." John Kennedy

São inúmeros os tipos, interesses e os porquês de negociações no mundo dos negócios com diversas personalidades e posturas de pessoas. Uma negociação para um produto que só sua empresa faz no mundo é diferente de quando vamos negociar o preço de uma TV que todas as lojas vendem, sendo assim, o fator que mais vai diferenciar é seu atendimento, preço e forma de pagamento. Existem negociações que hoje você pode não ter o lucro esperado, mas com o tempo essa empresa com qual você negociou poderá lhe indicar para outras. Seja qual for o tipo de negociação que apareça, existem alguns princípios e atitudes que você deve ter diante delas.

1 - ÉTICA

Além da ética que sua empresa deve ter, você como profissional deve ser ético também. Muitos negociadores tentam “se dar bem” até mesmo sem a empresa em que trabalham saber. Se algo vai contra seus princípios, por exemplo, dar “comissão” por fora para quem compra seu produto, não faça! Infelizmente muitas pessoas aderem a esse tipo de atitude em negociações por diversos motivos. Ser ético gera respeito para você e sua empresa no mercado e ajuda na indicação. Ninguém indica uma empresa que só quer levar vantagem e é antiética.

2 - BOM PARA OS DOIS LADOS

Uma negociação flui positivamente quando as empresas se ajuda, sem forçar a barra, dão concessões e a empresa que compra com você irá lucrar também, seja revendendo seu produto ou melhorando a estrutura da mesma, modernizando. Esse é o famoso ganha-ganha. Quando os dois lados têm a sensação de ter feito bons negócios, provavelmente irão negociar novamente no futuro.

3 - CUIDADO NAS OFERTAS

Cuidado ao chegar numa negociação fazendo uma oferta baixa. Isso pode soar negativamente e desvalorizar seu produto/serviço e, atente também o fato chegar oferecendo os descontos logo no início, que o cliente percebendo essa falha vai pedir ainda mais descontos. Você pode dizer que tem uma condição especial para tal produto ao invés de falar em desconto. O objetivo é sempre vender mais, pelo melhor valor.

4 - OUVIR

Ouvir numa negociação é uma das grandes chaves do sucesso na mesma. Prestar atenção nos sinais que o cliente emite, o que ele fala e buscar entender o que ele quer nessa negociação: preço, qualidade, agilidade de entrega, produto melhor do que já compra, satisfação pessoal, entre outros.

5 – EXCESSO DE INSISTÊNCIA

Ninguém suporta aquele vendedor que você irá negociar a compra de um produto ficar falando de maneira insistente para que compre, quase implorando fazendo com que o cliente fique desestimulado a comprar e sem vontade para negociar. Persuadir é uma coisa, insistir é outra. No varejo, eu tive um caso em que eu estava numa loja de perfumes, senti alguns aromas, mesmo com a vendedora que não estava com muita vontade de me atender, e já estava quase decidido quando veio a gerente cortando a vendedora. Começou a insistir tanto que acabei me estressando, não comprei nada e fui embora. Saí da loja me perguntando: quantas empresas ainda fazem isso? O cliente tem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com