8682482380
Pesquisas Acadêmicas: 8682482380. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 082120 • 18/8/2014 • 1.030 Palavras (5 Páginas) • 464 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA
CÂMPUS ZONA NORTE/POLO PORTO VELHO
Curso de Administração Escolar ― Profuncionário
MEMORIAL DESCRITIVO HOMEM PENSAMENTO E CULTURA
Rosilene Matos da Silva
COSTA MARQUES/RO
2014
ROSILENE MATOS DA SILVA
MEMORIAL DESCRITIVO HOMEM PENSAMENTO E CULTURA
Memorial Descritivo apresentado no Curso de Administração Escolar, do Profuncionário, oferecido na parceria IFRO/IFRN, no Câmpus Zona Norte/Pólo Porto Velho, sob a orientação do tutor presencial Lucineide Oliveira Cavalcante, como requisito avaliativo da disciplina Homem Pensamento e Cultura.
COSTA MARQUES/RO
2014
1 BREVE RELATO PESSOAL
Comecei o curso no dia 13/03/2014 - na Escola Municipal de Ensino Fundamental Américo Casara, o nome da minha tutora é Lucineide Oliveira Cavalcante. O meu nome é Rosilene Matos da Silva, atualmente trabalho na secretaria da EEEFM. Angelina dos Anjos, como auxiliar de secretaria, estou atuando desde 02 de setembro de 2.011, sou efetivada pelo Estado, tenho uma jornada de 40hrs semanais e gosto muito do que eu faço, porque é algo com me identifico e onde me sinto realizada profissionalmente.
Este módulo me fez ver que somos profissionais da educação, e que temos nossos valores. Mas também temos leis a serem cumpridas. Aprendi também que as pessoas podem pensar a mesma coisa ou pensar diferente, sobre si mesma e sobre a sociedade e a respeita e compreender o espaço e a forma das pessoas e vê o mundo. Posso afirma que o estudo do módulo me tornou mais aberta para novas formas de pensamento, e me fez ver o mundo de maneira diferente.
2 EXPECTATIVA PARA O MÓDULO
Nesse módulo pude ver que a escola é um espaço onde acontece a educação formal que é intencional. Existe para educar coletivamente o individuo, respeitando sua cultura e o meio social onde vive. O que aprendemos na escola deveria ajuda a construir nossa identidade, podendo ainda averiguar que na escola os indivíduos deveriam opinar, ser critico por meio do diálogo para construir uma sociedade bem informada, com indivíduos emancipados e participativos.
A educação, segundo a LDB e PCNs deveria ser direito de todos, mas na prática isso não ocorre, a educação é vista como mercadoria. Quem é mais abastado, tem mais acesso a melhor educação. Para que ocorram mudanças nesta prática, temos que agir como cidadão e não deixar para o estado ao governo tal situação. Reivindicando nossos direitos já que um passo para que as mudanças ocorram, então temos o poder de reivindicar as melhorias. Aprendendo sobre o devir humano – ser humano será que nós sempre fomos assim? Não estamos sujeitos a várias mudanças, porque através da cultura é que nos tornamos seres humanos que somos hoje.
3 SEQUENCIA DAS ATIVIDADES PROPOSTAS NA DISCIPLINA/Assuntos abordados
O modulo traz apontamentos teóricos acerca da criatividade e dos processos criadores no âmbito da psicologia educacional, sob a perpesctiva histórico cultural. Auxilia a pensar alternativas para uma escola criativa, quando o homem se apresenta como reprodutor de situações que expressam e aprofundam processos de alienação. Sendo a consciência humana uma forma complexa do reflexo ativo e criativo da realidade, entende – se que sua formação se dá no processo da história social do homem, ao longo da qual se desenvolvem a atividade objetiva e a linguagem se manifesta com estreita participação destas.
Nessa primeira unidade percebi que os homens e mulheres não nascem humanos, mas se torna humanos pelas transformações que realizam na natureza. Essas transformações
...