99333417
Dissertações: 99333417. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 99333417 • 12/3/2015 • 526 Palavras (3 Páginas) • 184 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este trabalho e resultado de um breve relato de pesquisa sobre o histórico da avaliação e do plano de aula.
Além dessa apresentação teórica será apresentado um plano de aula, de língua portuguesa e educação física com o tema abordado sobre musicas folclóricas e sua origem e produção textual e gêneros.
Desenvolvimento
Aprender com prazer, e aprender brincando, brincar aprendendo, aprender a aprender a crescer na escola, são sim espaço de aprendizagem.
A Escola dificilmente conseguira propiciar situações pra que eles aprendam tudo, mas pode possibilitar que eles se apropriem de diferentes conhecimentos gerados pela sociedade.
De fato não e simples selecionar o que ensinar no ensino fundamental, mas precisamos refletir sobre quais saberes poderão ser mais relevantes para o convívio diário dos meninos e meninas que frequentam a escola, pois ele tem o direito de aprender os conteúdos das diferentes áreas de conhecimento que lhes assegurem cidadania no convívio dentro e fora da escola.
No plano de aula indica o que o estudante devera ser capaz de fazer como consequência de seu desempenho, os objetivos enfatizam a modificação do comportamento do aluno quanto a conhecimentos procedimentos e atitudes, orientam o professor a escolher o conteúdo, Os objetivos orientam o professor a escolher, o conteúdo da aula, a estratégia de ensino, e o processo de avaliação Importante o objetivo é que define o conteúdo da aula, e os objetivos gerais são aqueles mais amplos e complexos Inferir e identificar características avaliar, comparar fatos e teorias descobrir e experimentar que poderão ser alcançados.
Pensar e relacionar informações de Atitudes e aqueles que visam comportamentos que indiquem valorização, importância e crença, por exemplo, valorizar, a busca de informações a curiosidade científica a criatividade.
Atualmente, muito se tem discutido sobre a avaliação no contexto escolar, busca-se uma verdadeira definição para o seu significado, justamente porque esse tem sido um dos aspectos mais problemáticos na prática pedagógica apesar de ser a avaliação uma prática social ampla, pela própria capacidade que o ser humano tem de observar, refletir e julgar, na escola sua dimensão não tem sido muito claro.
Ela vem sendo utilizada ao longo das décadas como atribuição de notas, visando à promoção ou reprovação do aluno,
sabe-se que a educação é um direito de todos os cidadãos, assegurando-se a igualdade de oportunidades (Constituição Brasileira).
Inseridas neste contexto, ao estudarem, as pessoas passam muitas e muitas vezes pela avaliação, cujos aspectos legais norteiam o processo educacional através dos regimentos escolares.
Assim, as avaliações são tidas como obrigatórias e, através delas, é expresso o "feedback" pelo qual se define o caminho para atingir os objetivos pessoais e sociais.
Hoje a avaliação, conforme define Luckesi (1996, p. 33), "é como um julgamento de valor sobre manifestações relevantes da realidade, tendo em vista uma tomada de decisão". Ou seja, ela implica
...