A ATIVIDADE DE PREVENÇÃO CONTRA INCENDIO NO MUNDO
Por: mclmicael • 18/2/2016 • Trabalho acadêmico • 5.139 Palavras (21 Páginas) • 405 Visualizações
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO – UNINOVE
CURSO TECNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
ARIMENDES ALVES
BRUNO SANTANA
MICAEL ALVES
ROBSON OLIVEIRA
“A ATIVIDADE DE PREVENÇÃO CONTRA INCENDIO NO MUNDO”
SÃO PAULO
2014
SUMÁRIO
Introdução.....................................................................................................................2
Histórico de prevenção contra incêndios no Mundo.....................................................3
Histórico de prevenção contra incêndios no Brasil.......................................................4
Criação do corpo de bombeiros no Brasil.....................................................................4
Grandes Incêndios........................................................................................................6
Edifício Andraus...........................................................................................................6
Edifício Joelma..............................................................................................................7
Técnica e sistemas de proteção contra o incêndio.........................................................8
Conclusão......................................................................................................................11
Bibliografia....................................................................................................................12
INTRODUÇÃO
Nesse trabalho será abordado de uma forma geral o tema sinistro, aonde será relatado desde os tempos antigos, até o dia de hoje. Veremos as dificuldades que a humanidade tinha no combate ao fogo e como se evoluiu no decorrer dos anos.
No decorrer da historia ocorreram diversas catástrofes provocadas pelo incêndio, causando em muitas delas, lesões ou ate mesmo levando pessoas a óbito, no decorrer desse trabalho vamos destacar dois incêndios de grande escala que aconteceram no Brasil , e levaram muitas pessoas a morte são eles : Edifício Joelma e Edifício Andraus.
Com a evolução tecnológica no mundo, as organizações contra incêndio foram beneficiadas com a ajuda de dispositivos que atuam com a prevenção e combate aos sinistros, no decorrer dessas pesquisa iremos conhecer os diversos tipos de extintores, mangotinhos , hidrantes, chuveiros automáticos entre outros.
2
ATIVIDADE DE PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIO NO MUNDO
Histórico
As primeiras organizações contra incêndio surgiram com o objetivo de se evitar possíveis danos e perdas insuperáveis. Há muito tempo atrás era praticamente impossível se combater incêndios em grandes escalas, pois os recursos da época eram bastante limitados, por isso a prevenção era a melhor solução contra o incêndio.
Histórico de prevenção contra Incêndio no Mundo.
Origem 27 a.C
A primeira organização de combate contra o incêndio foi criada pelo Imperador Augusto na Antiga Roma em 27 a.C, ele formou um grupo conhecido como “vigiles”. Esses vigiles patrulhavam as ruas para impedir incêndios e também zelar pela segurança da cidade através de patrulhas e vigilantes contra incêndios.
Nessa época o fogo era um problema de difícil solução para os “vigiles”, pois contavam com métodos precários para a extinção das chamas.
No ano de 872 foi promulgada em Oxford, Inglaterra, uma norma que estabelecia um toque de alerta, a partir da qual se deviam apagar todos os incêndios que estivessem ocorrendo naquele momento, mais tarde Guilhermo, o Conquistador estabelecia um toque de alerta geral em toda a Inglaterra, dirigindo tanto a que se apagassem os fogos como as revolta no país.
Em 1666 na Inglaterra começou a ser implantadas as “Brigadas de Seguro Contra Incêndio” , que era formadas por Companhias de Seguros e que eram as mesmas que decidiam pelas localizações das Brigadas.
Sabe-se muito pouco a respeito do desenvolvimento das organizações de combate ao fogo na Europa até o grande incêndio de Londres em, 1666. Esse incêndio destruiu grande parte da cidade e deixou milhares de pessoas desabrigadas. Antes do incêndio, Londres não dispunha de um sistema organizado de proteção contra o fogo. Após o incêndio, as companhias de seguro da cidade começaram a formar brigadas particulares para proteger a propriedade de seus clientes.
Em 1679 em Boston, após um incêndio devastador que destruiu cerca de 155 edifícios e um certo numero de barcos, houve a fundação do primeiro “Departamento Municipal Contra Incêndios na América do Norte. Boston importou da Inglaterra uma bomba contra incêndios e no departamento haviam empregados 12 bombeiros e um chefe. Já em 1715, a cidade de Boston já contava com seis companhias que dispunham de bombas d’água.
Na mesma época na Comunidade de Massachusetts eram organizados sistemas de defesa contra o fogo tais como exigências que em cada casa houvesse disponível cinco latas (tipo baldes) Em caso de incêndio era dado alarme através dos sinos das Igrejas e os moradores de cada casa passavam então a organizarem-se em grandes filas, desde o manancial mais próximo até o sinistro, passando as latas de mão em mão. Aqueles que não ajudavam eram sancionados com multas de até 10 dólares pelo chefe dos bombeiros.
3
Em 1° de Abril de 1853 em Cinccinati, Ohio, os bombeiros “voluntários” foram substituídos por uma organização profissional de bombeiros que usavam bombas a vapor em veículos tracionados por cavalos. Anos mais tarde, também Nova York substituía os bombeiros voluntários pelos profissionais que utilizavam estas bombas.
...