A Administração E Suas Funções
Exames: A Administração E Suas Funções. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: fernanda0808 • 11/10/2013 • 1.215 Palavras (5 Páginas) • 243 Visualizações
Na sociedade contemporânea, esta qual estamos inseridos, percebemos a necessidade de se utilizar as funções administrativas no gerenciamento de empresas.Os textos que serviram de norte para a realização deste trabalho nos deixa explicito de como as ferramentas administrativas auxiliam no bom andamento, na otimização de resultados e maximização de lucros das empresas onde são empregados. Segundo Chiavenatto, as funções administrativas são quatro:
Planejamento: consiste em uma tomada de decisão antecipada e reflete sobre o que deverá ser feito, ou seja, do ponto de vista formal, planejar consiste em simular o futuro desejado e, de forma racional, estabelecer antecipadamente os cursos de ação necessários e as ferramentas adequadas para atingir os objetivos. Com ele definimos aonde pretendemos chegar, o que deverá ser feito, de que maneira, em que sequência e produzir de forma estruturada o plano.
No primeiro texto, verificamos que o empresário planejou o que seria fabricado, o investimento necessário para que houvesse o retorno esperado e qual a política de atendimemento ao cliente que adotariam. No segundo texto, o conceito de planejamento está ainda mais explicito, pois o empresário para conseguir crédito junto as Instituições Financeiras, fez um estudo da viabilidade do negócio e dos riscosde mercado.
Organização: Refere-se a alocação, distribuição e arrumação dos recursos trazidosde fora da organização para dentro. Considerando que nem toda organização tem disponível todos os recursos que precisa para atingir seus objetivos, surge então a necessidade de trazer estes recursos para dentro da estrutura.
Este conceito é verificado com maior ênfase no segundo texto, já que o capital investido na empresa era 100% de terceiros.
Controle: Tem como função manter o bom desempenho dos recursos (pessoas e equipamentos) ou valores de uma variável dentro de limites pré-estabelecidos. Esta função exige a medição da produção comparada a padrões de desempenhos previamente definidos e exige limites admissíveis de variação de desempenho, tomando ações corretivas, quando necessárias.
O primeiro texto relata o controle de qualidade no atendimento ao cliente e nas inovações de materiais para o mercado.
Direção: A direção tem como função dinamizar o processo de trabalho através da ativação das pessoas.
Pode ser observado nos dois textos, quando os empresários buscam incentivar tanto clientes quanto investidores para que exista a possibilidade de maximização de receitas.
Considerando o atual cenário econômico brasileiro, podemos afirmar que, ao menos três variáveis macroeconômica, sofreram modificações com a implantação dessas duas empresas: A primeira variável seria a inflação, a segunda desemprego e a terceira salário.
Falando de inflação, é sabido que quando há um aumento na oferta de produtos e serviços e um esfriamento no mercado financeiro, isso acarreta a diminuição da inflação, e se o índice da inflação é menor que o esperado há também uma diminuição da taxa Selic. Diminuindo a Taxa Selic, diminue-se também o valor dos juros cobrado pelas instituições financeira, e mais barato fica o crédito disponibilizados pelo banco ao consumidor, já que existe uma concentração maior de dinheiro. Foi isso que percebemos no texto 2, que o empresário conseguiu o financiamento do dinheiro necessáŕio para a abertura de sua empresa, já que a Instituição Financeira lhe ofereceu condições vantajosas.
Com relação ao desemprego, podemos afirmar que quanto mais a abertura de empresas, maior a necessidade de contratação de mão-de-obra para que as mesmas consigam desenvolver o seu objeto social. No texto 1, ficou claro que para a empresa conseguir faturar a quantia de R$ 300.000,00 mensais fez-se necessário o investimento em maquinário e contratação de funcionários. Quando existe a diminuição da taxa de desemprego no país, existe maior número de dinheiro circulando no mercado e assim a economia se fortalece.
E por ultimo então, os salários que garantem o sustento da família, modificam a economia fazendo-a crescer por motivo de maior circulação de dinheiro.
No que se diz respeito ao controle Contábil do patrimônio, ele é de suma importância para qualquer empresa, afinal, a elaboração de controles serve para minimizar o risco de abuso de poder, erro, fraude e ineficiência.
Falando ainda de controle, ele é importante pois nos permite gerenciar a empresa de modo mais seguro e confiável, já que os dados são monitorados continuamente e de forma mais rápida, sendo integrada em um sistema de controle e monitorar e conduzir indicadores à redução dos custos da empresa, pois são feitos levantamentos ensais em forma de relatórios, os quais demonstram os custos por setores ou cadeias de produção, ajudando na montagem
...