A Associação de Resistores
Por: Clmsilva1 • 1/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.888 Palavras (16 Páginas) • 125 Visualizações
Apresentação
Com base nos ensinamentos adquiridos ao decorrer do período, a solicitação do experimento realizados no laboratório, se torna viável para um entendimento mais amplo da respectiva matéria em estudo.
Conforme o plano de ensino segue - se o critério definido através do PLT 150, para o experimento 10 - Associação de resistores.
O presente relatório evidencia as informações obtidas no experimento realizado, de fato resultando na conclusão da equipe em relação à matéria, para o caso, funcionamento dos resistores.
Associação de resistores
Os resistores são componentes utilizados na maioria dos circuitos eletrônicos.
Existem três tipos de resistores, cada um de acordo com sua constituição, características que o tornam mais adequados em sua classe de aplicação.
Resistor de filme de carbono
O resistor de filme de carbono, conhecido como resistor de película, é constituído por um corpo cilíndrico de cerâmica servindo de base para a fabricação do componente. Sobre o corpo é depositada uma fina camada em espiral de filme de carbono que determina o valor ôhmico do resistor. Os terminais são colocados nas extremidades do corpo em contato com a camada de carbono. O corpo do resistor recebe um revestimento que dá acabamento na fabricação e isola o filme de carbono da ação da umidade.
[pic 1]
Figura 1 – Características do mesmo
Fonte: ELETRONICADIDATICA, 2010.
Resistor de carvão
O resistor de carvão é constituído por um corpo cilíndrico de porcelana. No interior da porcelana são comprimidas partículas de carvão que definem a resistência do componente. Com maior concentração de partículas de carvão, o valor resistivo do componente é reduzido. Apresentam tamanho físico reduzido e os valores de dissipação e resistência não são precisos. Podem ser usados em qualquer tipo de circuito.
[pic 2]
Figura 2 – Característica do mesmo
Fonte: ELETRONICADIDATICA, 2010.
Resistor de fio
Constitui-se de um corpo de porcelana ou cerâmica que serve como base. Sobre o corpo é enrolado um fio especial (por exemplo, níquel-cromo) cujo comprimento e seção determinam o valor do resistor. O resistor de fio tem capacidade para trabalhar com maior valor de corrente. Este tipo de resistor produz normalmente uma grande quantidade de calor quando em funcionamento. Para facilitar o resfriamento dos resistores que dissipam grandes quantidades de calor, o corpo de porcelana maciço é substituído por um tubo de porcelana
[pic 3]
Figura 3 – Características do mesmo
Fonte: ELETRONICADIDATICA, 2010.
1.1. Objetivo
Para o experimento, a importância deste implica em reconhecer os resistores a partir de códigos das cores, medir a resistência através do ohmimetro, comparar os valores teóricos aos valores práticos, esquematizar os circuitos de associação de resistores e realizar a comparação dos cálculos.
1.2. Teoria
A resistência de um condutor ôhmico é devida às colisões entre as cargas de condução e os átomos. As cargas de condução são aceleradas pela força eletrostática, mas devido às colisões acabam por atingir uma velocidade média constante. Ela é determinada pela relação que existir entre a velocidade média atingida e a diferença de potencial que produz o movimento.
Devido ao tamanho reduzido, é inviável imprimir nos resistores as suas respectivas resistências, por isso para analise destes, é adotado a seguinte regra.
[pic 4]
Figura 4 – Relação de cores para resistores
Fonte: ARDUINOECIA, 2013.
As primeiras três faixas servem para indicar o valor nominal de sua resistência e a última faixa, a porcentagem na qual a resistência pode variar seu valor nominal.
1.3. Material utilizado
Para a realização do experimento, fez o uso dos seguintes materiais.
Protoboard:
[pic 5]
Figura 5 – Placa para montagem dos circuitos.
Fonte: CENTERPANAVISION, 2013.
A Protoboard, utilizada para o posicionamento dos circuitos.
Resistores:
[pic 6]
Figura 6– Resistores de diferentes características.
Fonte: TANDY, 2012.
Multímetro:
[pic 7]
Figura 7– Medidor de ohms.
Fonte: NUNES, 2011.
1.4. Procedimentos experimentais
Neste processo, foi solicitado a montagem do circuito para medição de sua resistência. Antes disto, definir as características de cada resistor.
...