A Concentração de sais nas células é controlada pelo sistema de osmose
Por: Ham99 • 27/5/2018 • Trabalho acadêmico • 654 Palavras (3 Páginas) • 188 Visualizações
Introdução
A concentração de sais nas células é controlada pelo sistema de osmose, como não ocorre gasto de energia, a osmose é considerada um tipo de transporte passivo. No processo de osmose, a água passa de um meio com menor concentração da substância dissolvida para um meio mais concentrado na mesma substância.
Neste âmbito pudemos observar e descrever a osmose da batata, contudo é imperioso expressar que este processo se finaliza quando os dois meios ficam com concentração de soluto iguais.
Revisão bibliográfica
Osmose é o movimento de água na direcção que tende a igualar as concentrações de substâncias dissolvidas em cada lado da membrana, mantêm em equilíbrio a pressão osmótica (PO) dos líquidos dos meios intracelular e intersticial.
Isotónico: PO é ≅ à do líquido intracelular.
Hipertónico: PO é > que a das células, solução é mais concentrada que a da célula.
Hipotónico: PO é < que a das células, solução é menos concentrada que a da célula.
(entra água → célula “incha” → lise celular).
Revisão da literatura
Para além do adjutório de 3 guardanapos que colocamos sobre a mesa, usamos também duas batatas e sal. Seguindo o procedimento, decepamos a batata ao meio gerando duas metades da mesma proporção, tendo feito covas bem no meio das duas metades. Usando guardanapos, secamos a cova de uma metade e a cova da outra metade de batata introduzimos sal no seu interior.
Passando para última e importante fase, deixamos cada metade de batata por cima de cada guardanapo com as covas viradas para cima, todavia colocamos também sal num guardanapo limpo e esperamos para ver a reacção.
Resultados
Passado algum tempo pudemos observar que o sal colocado na metade da batata estaria húmida, enquanto a metade da batata que se encontrava no guardanapo escrito “controle’’ continuava normal. No guardanapo onde havia apenas sal sem a presença da batata, o sal continuava literalmente seco. A consistência da batata com sal mudou e ficou mais “mole’’.
Discussão dos resultados
- De onde veio a água que surgiu nas batatas que continham o sal?
- Porquê é que na batata controle não aconteceu nada?
- Há água dentro dos buracos, onde foi adicionado o sal?
Com essa experiencia, pudemos observar a permeabilidade selectiva das membranas das batatas, pois note que as metades das batatas não absorveram nenhum soluto. Isso quer dizer que as membranas plasmáticas das células das batatas não são solúveis a esses solutos, mas somente à água.
Nesta experiencia, a contida no interior das células da batata atravessa as membranas celulares da batata por osmose: a atravessa do lado menos concentrado em soluto (o interior da célula) para o lado mais concentrado em soluto (onde esta o sal). Note que a consistência da batata mudou, esta mole em comparação com a batata controle. Isto ocorre porque as células da batata perderam água e ficaram moles “murchas’’ fenómeno este chamado plasmólise.[pic 1][pic 2]
...