A Copa Do Mundo é Nossa
Pesquisas Acadêmicas: A Copa Do Mundo é Nossa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bineca27 • 7/10/2013 • 1.618 Palavras (7 Páginas) • 246 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Uma empresa de transporte executivo, sediada em Salvador (BA), vê na Copa do mundo de 2014 a possibilidade de crescimento por meio da segmentação e desenvolvimento de contatos internacionais.
Oportunidade, estratégia, ousadia e planejamento são fatores que podem definir o sucesso e o fracasso de uma empresa. Muitas vezes é preciso tomar uma decisão de impacto e coragem no desenvolvimento da empresa.
Neste trabalho foi apresentado este estudo de caso fazendo analogias às disciplinas ministradas no primeiro semestre do curso de Administração da Unopar. Espero que este venha proporcionar o conhecimento necessário para uma futura atuação como Administrador.
2 DESENVOLVIMENTO
Após a leitura do estudo de caso apresentado "A Copa do mundo é nossa" foi feito uma análise criteriosa do mesmo destacando alguns pontos relevantes, inicialmente podemos citar os aspectos positivos e os negativos sobre a realização da copa no Brasil em 2014. Como aspectos negativos temos os altos gastos com a recuperação de estradas e estádios. Apesar deste também ser um fator positivo, pois nossas estradas estão mesmo precisando de reformas. Já o gasto na recuperação dos estádios pode ser recompensado com a entrada de capitais de investimentos externos e de turistas.
Além dos supracitados com a recuperação de estádios e estradas muitas oportunidades de empregos surgirão no Brasil, estes com toda certeza trará melhorias de condição de vida de muitas pessoas. Há também os investimentos em segurança e saúde que, se bem aproveitados, podem durar depois da Copa e proporcionar melhores condições de vida para toda a população, deixando um legado importantíssimo. Muitas empresas também surgirão com o objetivo de atingir a demanda.
Para Gilberto assim como pra muita gente a copa de 2014 trará muitas oportunidades, o que é um desafio, pois os investimentos devem ser muito bem planejados, para que possa alcançar seu objetivo, o de alcançar o sucesso. Além do mais ele precisa saber o que está fazendo, precisa elaborar estratégias para quando findar a copa ele não ficar endividado, ele precisa mesmo após o término continuar tendo lucros com o seu negócio. O objetivo principal de Gilberto deverá ser o fechamento do contrato direto com as empresas estrangeiras que trarão investidores e turistas à Salvador. O público-alvo serão os engenheiros, investidores e técnicos que virão trabalhar nas obras para que a copa aconteça, além de torcedores e visitantes que virão em 2014.
A todo o momento em diversas situações nas empresas precisamos tomar decisões, no caso de Gilberto não é diferente, para que este alcance seus objetivos é preciso tomar diversas decisões. É preciso planejar, planejar é, portanto, saber onde queremos chegar. O Planejamento Organizacional pode ser divido em três níveis: estratégico, tático e operacional.
O planejamento estratégico é aquele que geralmente é executado com uma visão de longo prazo e, dada à sua natureza e seu grau de importância para a organização, representa um impacto mais amplo, profundo e duradouro sobre a mencionada organização. Como planejamento estratégico a empresa ZZZ deve alugar novos carros se necessário, contratar e treinar novos funcionários.
O planejamento tático tem seu foco mais específico que o estratégico. No nível tático, existe um menor nível de incerteza para as tomadas de decisões. O tempo de planejamento no nível tático, é a médio prazo. Como plano tático precisa formar parcerias com empresas de aluguel de veículos.
O planejamento Operacional direciona seus esforços para cada processo ou projeto da organização. São aplicadas em setores específicos e apresentam impactos limitados. O tempo de planejamento no nível operacional, é a curto prazo. Quanto a esse tipo de planejamento Gilberto precisa realizar orçamentos.
Para que a empresa ZZZ não sofra impactos negativos quando as atividades da copa terminarem seria interessante ele não adquirir novos veículos, mas sim terceirizar o serviço criando uma parceria com algumas empresas de aluguel de veículos, daí quando retornarem suas atividades quantidade de veículos que ele já tem atenderá a demanda.
Ao se fazer um levantamento dos dados sócio-econômicos da cidade de Salvador , pode-se chegar as seguintes conclusões, possui uma população equivalente a 2.600.000 habitantes, a saúde é precária, e o índice de criminalidade é muito alto, apenas 5% da população está cursando ensino superior , o que nos indica a dificuldade de se encontrar mão de obra qualificada para trabalhar na copa de 2014.
Camaçari possui um total da população de 242.984 pessoas, sendo que 120.626 homens e 122.358 mulheres. A população se concentra na área urbana com 232.045 pessoas enquanto que na área rural se encontram 10.939 pessoas. Camaçari está localizado na região econômica “Metropolitana de Salvador”. O município tem o maior PIB (Produto Interno Bruto) industrial do Nordeste, de R$ 6 bilhões, o segundo da Bahia, de R$ 10 bilhões, e é o município mais industrializado do Estado, sede do maior complexo industrial integrado do Hemisfério Sul, respondendo sozinho por35% das exportações. A taxa de alfabetização do município é de 87,65% e o índice de desenvolvimento da educação básica – IDEB é 3,8 para os anos iniciais (1 a 4 série) e 3,3 para os anos. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep em 2007 e representa afinais (5 a 8 série) ,nota-se que os valores encontram-se abaixo da média nacional que é de 4,2 para as séries iniciais e 4,0 para as séries finais no ensino fundamental.
O município conta com um total de 90 estabelecimentos de saúde, sendo que 53% dos estabelecimentos são da rede pública. Um total de 07 estabelecimentos com especialidades e internação, contudo apenas um destes estabelecimento é público os demais são privados, sendo que destes 03 atendem pelo SUS (Sistema Único de Saúde). De acordo com a estrutura dos estados e municípios principais focos de atuação do poder público serão os investimentos em infraestrutura , para melhorar o acesso ao estádio.
No artigo de Vladimir Kuhl Teles “O impacto de uma copa do mundo no Brasil” o autor destaca que sediar uma copa do mundo pode “não ser um negócio tão bom assim”. Concordo e discordo em alguns pontos, no que diz respeito aos dados disponíveis para se fazer uma análise deste evento sobre a economia brasileira, concordo pois não há muitos mesmo. Quando o mesmo fala que a copa do mundo no
...