A ESTATÍSTICA NO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Casos: A ESTATÍSTICA NO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Diegonasb • 8/10/2013 • 1.842 Palavras (8 Páginas) • 377 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 10
4 REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho irei suscitar questões sobre como a estatística influência em tomada de decisões dentro das organizações. Onde também abordarei a questão do individuo de hoje e seu comportamento dentro de organizações, sua valorização e sua cultura que garante a cientificidade dos resultados.
2 DESENVOLVIMENTO
1. A estatística por meio da análise de probabilidades pode ajudar as empresas a preverem cenários em seus planejamentos?
Sim, Eventos futuros estão longe de ser certo no mundo dos negócios. Isto é especialmente verdade para as pequenas empresas, que tendem a ter mais volatilidade do que as grandes organizações ou empresas novas sem um histórico comprovado de vendas e custos. Por esta razão, as distribuições de probabilidades pode ser uma grande ferramenta para estimar retornos futuros e rentabilidade.
Distribuição de Probabilidade
A distribuição de probabilidades é um modelo estatístico que mostra os possíveis resultados de um determinado evento ou curso de ação, bem como a probabilidade estatística de cada evento. Por exemplo, uma empresa pode ter uma distribuição de probabilidade para a mudança nas vendas dadas uma campanha de marketing específica. Os valores sobre as "caudas", ou a extremidade esquerda e direita da distribuição é muito menos provável de ocorrer do que as do meio da curva.
Análise de Cenário
Distribuições de probabilidade podem ser usadas para criar análises de cenários. Uma análise de cenário usa distribuições de probabilidades para criar vários, teoricamente possibilidades distintas para o resultado de um determinado curso de ação ou evento futuro. Por exemplo, uma empresa pode criar três cenários: o pior caso, provável e melhor caso. O cenário de pior caso deverá conter um valor a partir da extremidade inferior da distribuição de probabilidade, o cenário mais provável conteria um valor para o meio de distribuição, e na melhor das hipóteses, conteria um valor na extremidade superior do cenário.
Previsão de vendas
Um uso prático para distribuições de probabilidade e análise de cenários no negócio é de prever níveis futuros de vendas. É essencialmente impossível prever o valor exato de um nível de vendas futuras, no entanto, as empresas ainda precisam ser capazes de planejar eventos futuros. Usando uma análise de cenário com base em uma distribuição de probabilidades pode ajudar uma empresa a armação seus possíveis valores futuros em termos de um nível de vendas e um provável cenário de pior caso e melhor caso. Ao fazer isso, a empresa pode basear seus planos de negócios no cenário provável, mas ainda estar ciente das possibilidades alternativas.
Avaliação de Risco
Além de prever níveis futuros de vendas, distribuição de probabilidade pode ser uma ferramenta útil para avaliar o risco. Considere, por exemplo, uma empresa pensando em entrar em uma linha de novos negócios. Se a empresa precisa gerar US $ 500.000 em receita, a fim de quebrar mesmo e sua distribuição de probabilidade diz que há uma chance de 10 por cento que a receita será menor do que US $ 500.000, a empresa sabe mais ou menos o nível de risco que está enfrentando se decidir perseguir essa nova linha de negócios.
2. O uso da estatística seria restrito aos profissionais da área de matemática e estatística? Justifique sua resposta.
Deveria, mas a quantidade de pessoas que iniciam e estão entrando nesse meio com apenas uma base do conhecimento e tendo auxílio das informações que estão no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Todo o cálculo das estatísticas pode ser feito por meio de calculadoras cientificas e também softwares estatísticos. As planilhas eletrônicas permitem o cálculo de diversas estatísticas e confecção de gráficos de forma mais rápida e eficiente. É necessário ter em mente que a estatística é uma ferramenta para o gestor ou executivo, nas respostas dos porquês de seus problemas que podem ser explicados por uma análise de dados. Para Ela ser bem usada, é necessário conhecer os seus fundamentos e princípios, e acima de tudo que o gestor ou executivo desenvolva um espírito crítico e jamais deixe de pensar.
3. De que forma a estatística pode auxiliar no processo de tomada de decisão dos gestores dentro de uma organização empresarial?
A estatística é utilizada com o objetivo de fornecer informações para um diagnóstico mais eficaz na prevenção e detecção de falhas/defeitos, identificando suas causas em tempo real, o que, por consequência, auxilia no aumento da produtividade/resultados da empresa, tais como evitar desperdícios de matéria-prima, insumos, produtos etc. Portanto, nota-se que a estatística é muito útil para a tomada de decisões dentro de uma organização, já que com todas as informações armazenadas, os gestores poderão tomar a decisão correta e eficaz para solucionar possíveis problemas.
4. Porque as organizações devem valorizar e se preocupar com o comportamento dos indivíduos no contexto laboral?
Existe atualmente uma grande demanda e interesse por parte das empresas pelo assunto inovação. No contexto de grandes transformações com que se deparam as organizações, muitas idéias têm sido propostas com o objetivo de identificar mudanças no processo de fabricação e/ou criação de produtos. São essas inovações que têm feito com que muitas empresas permaneçam no mercado. Buscando descobrir idéias para melhorias nos processos, as empresas apostam nas novas tendências de mercado.
Entretanto, para um melhor resultado frente às inovações, elas precisam além de investir em tecnologia de processos, desenvolverem ações que valorizem os funcionários como um dos principais responsáveis pelo sucesso dos projetos de inovação. A receita da competitividade permanente está nas estratégias de motivação e comprometimento dos funcionários nos processos de mudanças das empresas.
5. Os aspectos
...