A EXPLICAÇÃO SOCIOLOGIA
Monografias: A EXPLICAÇÃO SOCIOLOGIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Valdelene • 24/10/2014 • 858 Palavras (4 Páginas) • 294 Visualizações
A EXPLICAÇÃO SOCIOLÓGICA DA VIDA COLETIVA
A ABORDAGEM FUNCIONALISTA (ÉMILE DURKHEIM)
Cães e seres humanos convivem há muitos séculos juntos. Desde que foram trazidos para o convívio social humano, os cães se mostraram bons parceiros e, para alguns, uma companhia inestimável. O homem, logicamente, está algumas posições acima na cadeia animal e tem, obviamente, mais poder do que os cachorros neste mundo. Esta não parece uma situação incômoda para os cães, que aceitaram sua posição abaixo do ser humano, quase que reconhecendo a superioridade da nossa raça.
Vamos agora cogitar uma breve experiência. Imagine que um filhote de labrador, com dois meses de vida acabe de ser colocado no meio da selva amazônica. O lugar é totalmente diferente do aconchego da sua mãe. Não existe comida fácil. Os predadores são muitos. E não existe nenhum ser humano por perto. Agora a sua vida depende apenas dele. Mas nossa experiência não termina aqui. Junto com o filhote de labrador vai um "filhote" de ser humano, também com dois meses. O lugar é diferente do aconchego da mãe. Não existe comida fácil para o ser humano e os predadores são muitos.
Pense em termos da probabilidade e me responda: quem tem mais chances de sobreviver? O filhote de labrador ou o filhote de ser humano?
A diferença entre os cachorros e seres humanos, é que os cachorros, desde o nascimento, carregam um conjunto de instintos mais bem desenvolvidos que o ser humano. Nós, por outro lado, ao contrário dos animais, temos uma possibilidade de aprendizagem muito maior. Parafraseando Jean-Paul Sartre: os animais nascem animais, nós, ao contrário, nos tornamos humanos. O contrário também é verdadeiro. Deixe-me explicar isso. Vamos supor que a criança por algum motivo sobreviva sem nunca entrar em contato com outros seres humanos. Vamos supor que ela foi adotada pelo cão labrador que passou a protege-la e alimentar.
Quando esta criança chegar a idade adulta ela saberá falar que língua? Português? Inglês? Japonês? Ela se vestiria como você e eu? Teria roupas? Ela saberia álgebra e trigonometria? Gostaria de rock, pop ou musica clássica?
Isso me leva a uma conclusão:
Primeira conclusão: somos moldados pelo convívio com outros seres humanos e o meio onde estamos.
Grande parte do nosso comportamento pode ser explicada pelo convívio com o mundo que nos rodeia. Você já percebeu como muitas pessoas partem em uma jornada de autoconhecimento olhando para dentro delas mesmas? Na verdade, o melhor ponto de partida para sabermos um pouco mais a nosso respeito começa com uma jornada fora de nós: na sociedade. A sociedade diz muito a nosso respeito. Assim como vimos anteriormente (web 1), nossos valores são, em grande medida, herdados da sociedade que nos rodeia.
Mesmo com um olhar rápido, dá para ver desde já a importância da sociedade para nós, seres humanos. Mas, se ela é tão importante será que não deveríamos estuda-la para entendermos melhor
...