A Energia solar
Por: udiisson • 25/6/2015 • Trabalho acadêmico • 861 Palavras (4 Páginas) • 167 Visualizações
Energia solar
A energia solar é gerada a partir de um gigantesco processo que converte cerca de 650 milhões de toneladas de hidrogênio em hélio a cada segundo no interior do Sol[1]. Tal processo libera grande quantidade de energia, sendo que esta atinge a terra na forma de ondas eletromagnéticas(fótons). A exploração dessa energia, a qual é inesgotável e deveras abundante em quase todo o globo, é certamente uma das formas mais promissoras se enfrentar o desafio de suprir a crescente demanda por energia de modo menos prejudicial ao meio ambiente.
A magnitude da energia solar fica evidente ao considerarmos que ela é a origem indireta de quase todas as outras formas de energia, ou seja, em ultima analise pode-se dizer que as outras fontes de energia são derivadas do sol, pois:
É a partir da energia do Sol que se dá a evaporação, origem do ciclo das águas, que possibilita o represamento e a consequente geração de eletricidade (hidroeletricidade). A radiação solar também induz a circulação atmosférica em larga escala, causando os ventos. Petróleo, carvão gás natural foram gerados a partir de resíduos de plantas e animais que, originalmente, obtiveram a energia necessária ao seu desenvolvimento, da radiação solar.(CRESESB-2002)
É sabido que apenas parte da radiação solar é absorvido pela terra devido ás condições climáticas e atmosféricas, ainda assim, estima-se que a quantidade de energia solar que atinge a terra em uma hora é equivalente ao consumo anual de energia pela humanidade. E ainda, em 40 horas de radiação, o sol liberada energia equivalente às reservas de petróleo existentes no planeta[2]. Este fato indica que, além de ser essencial para a vida na terra, o sol é uma inesgotável fonte energética, possuindo um considerável potencial para geração de outras formas de energia a partir de sistemas de captação e conversão da radiação solar.
Diante desse grande potencial da energia solar muitas pesquisa tem sido desenvolvidas para definir-se meios eficientes e viáveis de uso da energia solar. Dentre esses meios destacam se: a energia solar fototérmica, energia solar fotovoltaica e arquitetura bioclimatica[3].
A energia solar fototérmica consiste no aproveitamento do calor solar através do uso de concentradores ou coletores. Os coletores são mais utilizados residencial e comercialmente para o aquecimento de líquidos. Já os concentradores são usados em operações que demandam maiores temperaturas, como por exemplo, geração de vapor[4].
A energia fotovoltaica é a energia obtida através da conversão direta da energia solar em energia elétrica por meio do efeito fotovoltaico, o qual, segundo Becquerel(1839), consiste no aparecimento de uma diferença de potencial nos extremos de uma estrutura de um material semicondutor[3]. Células fotovoltaicas tem sido cada vez mais aplicadas no Brasil em regiões remotas onde não há o fornecimento de energia elétrica.
A arquitetura bioclimatica consiste na utilização de ferramentas arquitetônicas e urbanísticas para adaptar as construções ao clima local de modo a melhor aproveitar as condições ambientais[3]. Para o aproveitamento da energia solar são projetados edifícios ou casas de modo a aproveitar melhor a luminosidade e calor solar do sol.
No Brasil destacam-se o uso da radiação solar para aquecimento de agua e para geração de energia elétrica. A tecnologia de aquecimento de agua através da energia solar é mais aplicado, devido às condições climáticas, nas regiões Sul e Sudeste. Apesar de pouco, o uso dessa tecnologia vem aumentando, o que é positivo, pois somente com o uso residencial de tecnologia para o aquecimento de agua já seria possível economizar bilhões de kWh de energia elétrica gastos atualmente, principalmente, pelo uso de chuveiros elétricos no Brasil[4]. Já a aplicação de energia solar fotovoltaica em solo brasileiro é maior nas regiões Norte e Nordeste, onde essa tecnologia visa atender principalmente comunidades isoladas que não possuem acesso à rede de fornecimento elétrico. Dentre as aplicações dessa tecnologia estão: bombeamento de agua, para uso domestico, irrigação e piscicultura; Iluminação publica; sistemas coletivos, como escolas e hospitais;
...