A Falta De Agua No Brasil
Artigos Científicos: A Falta De Agua No Brasil. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: naravirginia • 14/3/2015 • 1.189 Palavras (5 Páginas) • 1.353 Visualizações
COLÉGIO DIVINA PROVIDÊNCIA
A FALTA DE ÁGUA NO BRASIL
Trabalho elaborado para a disciplina de Matemática como requisito de nota da I Unidade.
MARIA EDUARDA SANTANA FERREIRA
ITABUNA-BA
2015
INTRODUÇÃO
A água é o recurso natural mais importante para os seres vivos, se tornando essencial para a vida humana, estando presente no dia-a-dia dos 7 bilhões de habitantes do planeta. A Terra é composta de 70% de água, atingindo um volume de 1,5 milhões de km ², o que torna muito abundante, sendo que desta porcentagem apenas 3% é água doce, encontrada em rios, lagos, nas geleiras e subsolo.
O Brasil é um país com grande quantidade de água doce comparado aos outros países, pois o nosso país apresenta clima quente e úmido, chovendo ao longo do ano nas regiões brasileiras, reabastecendo os rios.
Mas o recurso mais importante para a sobrevivência dos seres vivos está sofrendo uma grande crise, pois com a falta de chuvas, os rios que abastecem estados e municípios estão secando, afetando 46 milhões de brasileiros, tornando a água doce e de qualidade mais escassa.
Atualmente, o Brasil está sofrendo uma crise no abastecimento de água, pois a quantidade de chuvas sobre as regiões está muito pouca, fazendo com que os níveis dos principais reservatórios cheguem ao volume morto. A falta de água em grandes cidades brasileiras já faz parte do dia a dia da população, obrigando as pessoas a reutilizarem a água em diversas situações.
A região sudeste é a mais atingida pela falta de água, pois o nível do reservatório do Sistema Cantareira, que abastece a maior parte da cidade de São Paulo, chegou a seu nível mais baixo desde que foi construído, chegando a 6,4% da sua capacidade em seu volume.
E como consequência desta seca as pessoas estão até dezoito horas sem água. O estado de Minas Gerais já anunciou que pretende adotar o racionamento para diminuir o uso da água em 30%, já no Rio de Janeiro 2 reservatórios atingiram o volume morto, e cerca de um quinto da população do Brasil está sofrendo com a falta de chuvas
Com tudo isso, as pessoas desperdiçam muita água e não tem consciência de que a água doce pode acabar com os anos e a água é um recurso limitado, e o seu desperdício tem consequências muito grave. No Brasil 50% das cidades desperdiçam esse recurso tão valioso para todos os seres vivos que habitam o nosso planeta.
Por causa da falta de água, os alimentos e a energia se tornaram mais caros, as escolas adiam o inicio das aulas, o desemprego aumenta, entre outras consequências que afeta diretamente as pessoas. Mas as pessoas continuam desperdiçando a água, somente por que na sua região a seca não surgiu ainda com gravidade e muitas vezes pagam um preço alto por não acreditar na realidade.
CONCLUSÃO
Realmente é interessante o ser humano pensar que a água não pode acabar. Esse pensamento acontece porque nascemos vendo água por todos os lados, nos rios, lagos, nas chuvas, mares, cachoeiras, piscinas, entre os diversos lugares do planeta Terra. É claro que a maior parte da superfície do nosso planeta, 70%, é ocupada por água, mas acontece que desses 70%, apenas 3% é constituído por água doce e de qualidade, o restante é água salgada e não serve para o consumo.
Assim, é necessário que o ser humano tenha consciência que a água é um bem indispensável e valioso para todos os seres vivos que existem no planeta Terra, sem distinção todos precisam de água para viver e esse tesouro está acabando aos poucos de forma lenta e silenciosa e sem água não conseguiremos sobreviver.
COLÉGIO DIVINA PROVIDÊNCIA
A FALTA DE ÁGUA NO BRASIL
Trabalho elaborado para a disciplina de Matemática como requisito de nota da I Unidade.
MARIA EDUARDA SANTANA FERREIRA
ITABUNA-BA
2015
INTRODUÇÃO
A água é o recurso natural mais importante para os seres vivos, se tornando essencial para a vida humana, estando presente no dia-a-dia dos 7 bilhões de habitantes do planeta. A Terra é composta
...