A História da - COCA COLA
Por: KalilaCarla • 2/6/2015 • Trabalho acadêmico • 4.549 Palavras (19 Páginas) • 285 Visualizações
IDENTIFICAÇÃO
Nome dos Alunos:
Cledileine Carla Ishibashi
Tatiane Dos Santos
Juliana Paixão
Yasmin Nunes
Turma:
Logística
Disciplina:
Comunicação Empresarial
Data:
10-03-2015
ÍNDICE
- Identificação...................................................................1
- Introdução..................................................................... 3
- História da coca – cola................................................. 4
- Inspeção e Controle de Qualidade............................ 10
- Comunicação Interna................................................. 12
- Conclusão................................................................... 17
INTRODUÇÃO
A produção textual a seguir tem com objetivo desenvolver um pensamento sistêmico abordando de forma clara o embasamento administrativo, matemático, econômico e contábil referentes ao estudo de caso The Coca-Cola Company, vejamos um breve resumo sobre a história da marca desde o surgimento até os dias atuais.
Coca-Cola, ocasionalmente referida como simplesmente Coca ou Cola (ou com seu apelido em inglês, Coke) produzida pela The Coca-Cola Company, é a marca mais conhecida e vendida do mundo, sua fórmula foi criada em Atlanta no século XIX meio que despercebido diante dos olhos do público na época nascia o que seria considerado um dos maiores ícones americanos já existentes: A Coca Cola. Produzida pela primeira vez pelo Dr. John Stith Pemberton (um senhor de 54 anos, viciado em morfina devido as fortes dores causadas por uma úlcera) a Coca Cola era apenas um elixir produzido pelas suas experiências com uma nova fórmula e extrato de folhas de coca. A fórmula da Coca-Cola e a marca foi comprada em 1889 por Asa Griggs Candler, que incorporou a companhia The Coca-Cola Company, destacando-se como umas das 50 empresas que mudaram o mundo nos dia atuais a companhia oferece aproximadamente 500 marcas distribuídas em 200 países, além de suas bebidas homônimas Coca-Cola.
História da Coca Cola
A história deu-se inicio a simples curiosidade de um farmacêutico “John Styth Pemberton“. Em 1886 na cidade de Atlanta, criou-se a bebida que se tornaria parte da historia e do mundo. O farmacêutico, que adorava manipular fórmulas medicinais, ao pesquisar um medicamento para amenizar dores de cabeça no porão de sua casa criou uma mistura líquida de cor caramelo que incluía extrato de noz de cola, um estimulante com alto teor de cafeína, e também extrato de folhas de coca.
A mistura foi oferecida aos clientes da farmácia, que consideraram a bebida muito especial e refrescante. O produto foi posto a venda US$ 0,05. A bebida foi batizada COCA-COLA, escrevendo o nome com sua própria caligrafia. Desde então o nome é escrito da mesma maneira.
Nos primeiros anos foram vendidos aproximadamente 9 copos (237 ml) por dia. Infelizmente, Pemberton era mais um inventor do que homem de negócios. Sem ter a menor ideia que inventara um produto que viria a ser um sucesso mundial, em 1891 vendeu a fórmula para Asa Griggs Candler, por aproximadamente US$ 2.300. Candler tornou-se o primeiro presidente da empresa e o primeiro a dar real visibilidade ao negócio e a marca. A COCA-COLA passou de uma simples invenção à um grande negócio. Descobriram-se formas criativas e brilhantes de apresentar a nova bebida: distribuiu cupons para incentivar as pessoas a experimentarem o produto e abasteceu os farmacêuticos com relógios, balanças e calendários com a marca COCA-COLA. A promoção agressiva funcionou: a marca estava em todos os lugares.
A marca teve seu registro oficialmente em 31 de janeiro de 1893. Em 1895, a COCA-COLA já era vendida em todos os estados e territórios americanos; Era um grande produto e uma grande marca.
A marca no Brasil
A marca chegou no Brasil em 1942 e desembarcou em Recife – Pernambuco, inicialmente foi produzido pela fábrica de água mineral Santa Clara até ser instalada uma mini fábrica e m Recife e Natal – Rio Grande do Norte, mini fabrica porque tinha apenas os equipamentos básicos para a produção do refrigerante.
A primeira fábrica de verdade foi instalada na então capital Rio de Janeiro no bairro São Cristovão, no dia 18 de abril de 1942.
Em 1943 a empresa abriu em São Paulo e dois anos mais tarde é inaugurada a segunda fábrica no Rio de Janeiro, mas com uma grande novidade: uma máquina ‘Liquid 40’ capaz de produzir 150 garrafas por minuto.
Pouco a pouco os brasileiros adquirem o habito de tomar bebidas geladas.
No inicio dos anos 50 foi criado o slogan ‘ Isto faz um bem’ e continuou tema por 14 anos.
A marca é um sucesso e torna-se a bebida preferida nas festas dos anos 50 e 60.
Em 1959 em São Paulo acontece um marco, pois para implantar o conceito de vasilhames em casa e a venda em domicilio um grupo de simpáticas jovens percorrem casas e promove a degustação da bebida. Com os vasilhames as donas de casa sempre poderiam ter uma Coca – Cola a mesa.
Nos anos 70 chega outra inovação com as maquinas post-mix que oferece ao consumidor a Coca – Cola fresquinha, feita na hora e servida em copos!
No final dessa década a campanha é ‘Coca – Cola da mais vida’ e fica associada aos bons momentos da vida.
Em 1981 é lançado o refrigerante em lata. Em 1988 inunda o mercado brasileiro com uma variedade de novidades, primeiro a embalagem one way (600 ml – plástico), depois as tampas de roscas permitindo guardar o refrigerante deitados na geladeira. Aparentemente uma vantagem pequena, mas que na verdade abriu espaço para os lançamentos de outras embalagens maiores que dificilmente poderiam ser colocadas em pé nos refrigeradores convencionais.
Já com um novo slogan “Emoção pra valer”, a COCA-COLA não para de surpreender os consumidores.
Inicia a década de 90 colocando no mercado a Big Coke (dois litros) e a embalagem 1,25L. Em junho de 1990 a marca lançou a lata de alumínio 100% reciclável para toda a sua linha de produtos.
Chega ao mercado pouco tempo depois a maior revolução em termos de embalagem dos últimos 50 anos: a Superfamília, garrafa plástica retornável de 1,5L que, além de prática, atende às exigências da legislação internacional de proteção ambiental.
O Brasil saiu na frente, sendo o terceiro país do mundo a adotar essa embalagem, após a Alemanha e a Holanda. Em 92, a COCA-COLA comemorou 50 anos de atividades no Brasil e lançou no país as primeiras máquinas de vender refrigerantes em lata, mais uma iniciativa pioneira que alcançou grande sucesso.
...