A Hora Do Coffe
Exames: A Hora Do Coffe. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: suzanacoimbra • 29/5/2014 • 3.096 Palavras (13 Páginas) • 334 Visualizações
Curso Superior Tecnologia em
Gestão de Recursos Humanos
Tutor a distância: Profª Rosane Zamberlan Bellé
Disciplina: Projeto Multidisciplinar de Autoaprendizagem II
Polo: Pelotas / Tutor presencial: Magda Santos
PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS DA EMPRESA
DELTA TRANSPORTES DE PORTE MÉDIO DO SETOR DE TRANSPORTES.
RELATÓRIO PARCIAL
Eliel Nunes Bessa – RA 5560125405
Katilsia da Silva Protzen – RA 5529966725
Natalia Mendes Crizel – RA 5560123283
Roberta Rodeghiero do Amaral – RA 5568102983
PELOTAS / RS
2013
Eliel Nunes Bessa
Katilsia da Silva Protzen
Natalia Mendes Crizel
Roberta Rodeghiero do Amaral
PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS DA EMPRESA DELTA TRANSPORTES DE PORTE MÉDIO DO SETOR DE TRANSPORTES
Projeto multidisciplinar de Autoaprendizagem II apresentado como requisito para cumprimento da disciplina do Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, polo Pelotas sob a orientação da Tutora a Distância Rosane Zamberlan Bellé.
PELOTAS / RS
2013
INTRODUÇÃO
O diagnóstico empresarial vem nos ajudar a entender um pouco mais o quadro e a situação atual de uma determinada empresa, onde passamos a avaliar e enquadrar projetos que podem ser agregados ao ambiente empresarial ou reformulá-los conforme a necessidade de cada empresa e seus respectivos departamentos dentro da organização.
Com ele conseguimos verificar os fatores que limitam o desenvolvimento da empresa, ajudando então a ter uma visão mais ampla do que pode ser mudado para o seu crescimento e quais os projetos que são prioridades para se manter no mercado de trabalho.
Assim podemos fixar obstáculos a superar estimulando não só a criatividade, mas também o desenvolvimento dos funcionários, levando-os a participarem mais ativamente dos processos da organização.
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Este trabalho é uma análise de coletas de dados, para designar o diagnóstico empresarial da organização da empresa em estudo, tendo como objetivo estabelecer o diagnóstico necessário à empresa.
Em um mundo globalizado e cada vez mais competitivo, é necessário que as empresas adotem estratégias claras, objetivas, visando melhorias para obter resultados positivos.
Mas para que isso aconteça é necessário ter uma gerencia capacitada com conhecimentos para atender as necessidades da empresa e suprir as necessidades dos clientes.
Muitas empresas não tem conhecimento de seus problemas, assim não conseguem resolvê-los da maneira correta, portanto com a coleta de dados e o conhecimento necessário, é possível analisarem e efetuar o diagnóstico correto para cada deficiência existente dentro da organização.
No passado, as fontes de vantagens competitivas eram o trabalho e os recursos naturais, agora e no próximo século, a chave para construir as riquezas das nações é o conhecimento.
(Drucker P. F.- 1993)
1.1 Treinamento e Desenvolvimento
Treinamento significa desenvolver o potencial, aperfeiçoar o desempenho e aumentar, deste modo, a produtividade e as relações interpessoais. Mas necessário se faz preparar o potencial humano diante do exigente mercado de trabalho e das novas tecnologias, visando desenvolver habilidades e conhecimentos que viabilizem uma nova realidade, onde o desempenho profissional deve ser maximizado. É um recurso que além de gerar um bom clima organizacional, é também o gerenciador do desenvolvimento de pessoal, apresentando um conjunto de atividades objetivando a aprendizagem e a capacidade produtiva.
Portanto, treinar é desenvolver habilidades para executar tarefas por determinado trabalho, aumentando o conhecimento e a perícia no que tange a função a um determinado cargo, seja ele qual for, desde o mais simples, até a função mais complexa dentro das organizações.
Para que uma empresa sirva de modo eficiente os serviços que presta, investir no desenvolvimento de pessoas é investir deste modo, na própria qualidade. Mas, o investimento deve alcançar todos os colaboradores que participam da organização, visando os resultados, já que decorrem das atividades coletivas, do todo organizacional.
O treinamento deve ser priorizado quando uma nova realidade se apresentar a organização.
E deve preparar as pessoas para o enfrentamento e execução imediata das diversas tarefas peculiares, dando oportunidades para o contínuo desenvolvimento pessoal, não apenas no cargo que ocupam naquele momento, mas também em outros que o colaborador possa vir a ocupar. A mudança nas atitudes das pessoas cria entre elas clima satisfatório, dando-lhes satisfação e motivação, além de torná-las mais receptivas as técnicas de supervisão e gestão.
A avaliação de treinamento propicia o feedback necessário ao profissional de RH, para se concluir até que ponto o treinamento executado produziu modificações de comportamentos pretendidos como também, se o treinamento alcançou as metas estabelecidas anteriormente. Cabe, ainda, fazer referência as avaliações do aprendizado, de reação e dos resultados do treinamento, que seriam outras possibilidades de intervenção.
1.2 Gestão de Desempenho
A definição e o conceito de gestão de desempenho quando bem utilizada transforma as empresas. Ela é sinônimo de gestão por objetivos; é a valorização dos colaboradores e principalmente, é o elo de ligação entre o desempenho à remuneração. É constituída por um conjunto de processos que visam estabelecer uma
...