A INCLUSÃO DOS USUÁRIOS DO CRAS NO MERCADO DE TRABALHO DA CIDADE DE CONDADO-PB
Por: souza74482111 • 12/9/2016 • Projeto de pesquisa • 2.401 Palavras (10 Páginas) • 473 Visualizações
[pic 1]
SERVIÇO SOCIAL
A INCLUSÃO DOS USUÁRIOS DO CRAS NO MERCADO DE TRABALHO DA CIDADE DE CONDADO-PB
ANDRÉA NUNES DE SOUZA
CONDADO, PB
2014
[pic 2]
SERVIÇO SOCIAL
A INCLUSÃO DOS USUÁRIOS DO CRAS NO MERCADO DE TRABALHO DA CIDADE DE CONDADO-PB
Projeto de pesquisa a ser apresentado à professora da disciplina de Metodologia do Trabalho Científico do Curso de Serviço Social, como atividade extraclasse, de registro parcial para concluir a referida disciplina.
Professora: Adaci T. N. Ferreira
ANDRÉA NUNES DE SOUZA
CONDADO-PB
2014
Sumário
1 INTRODUÇÃO
2 Problemática
3 HIPóTESE
4 JUSTIFICATIVA
5 OBJETIVOS
5.1 Objetivo Geral
5.2 Objetivos Específicos
6 METODOLOGIA
7 REFERENCIAL TEóRICO
8 CRONOGRAMA
9 REFERÊNCIAS
APÊNDICE A
1 INTRODUÇÃO
O referido trabalho direciona-se a um estudo minucioso sobre o assessoramento cedido pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do município Condado- PB, junto a este, expor os serviços sociais e assistenciais concedido pelo programa, com prioridade e destaque a implantação de cursos que visam à inclusão rentável, de maneira a enfrentar a pobreza e a possibilidade de melhores condições de vida aos usuários do programa por meio da capacitação.
Com os cursos oferecidos pretende-se incentivar a inclusão social dos usuários do CRAS, um trabalho digno e eficiente quanto ao assistencialismo das famílias carentes deste município, onde se encontra um elevado estado de vulnerabilidade. Contudo, observa-se que os recursos destinados para a realização dos projetos e cursos oferecidos a melhoria dos serviços do CRAS ainda não é o esperado, para que assim funcione de forma eficaz e que realmente possam inserir de forma direta os usuários do programa no mercado de trabalho, ou mesmo oferecer a este, maior rentabilidade e consequentemente maiores oportunidades no mercado de trabalho e na melhoria da renda.
2 PROBLEMÁTICA
A inclusão produtiva, também denominada geração de emprego e renda, são alternativas positivas de enfretamento para as famílias em situação de vulnerabilidade do município de Condado-PB?
3 HIPÓTESE
Esquematizar com maior ostentação de informações de modo a oferecer referenciais para as famílias e indivíduos sobre os projetos, programas, cursos e todos os serviços sócio assistenciais concedidos e ligados de forma direta ou indireta ao CRAS do município de Condado-PB.
4 JUSTIFICATIVA
Neste contexto das políticas públicas como direito, seja qual for o Estado a oferecer estas, devem realizar formular ações a atividades que venham a proteger e a minimizar essa parcela da população encontrada em situação de fragilidade e desfavorecimento social.
E que com estes meios o ser humano enfraquecido possa construir uma forma de enfretamento as desigualdades socias a partir do caráter redistributivo que pode assumir. Assegurando que estas ações no contexto da assistência social tenham concentração direta na família, e que garantam a convivência familiar e comunitária com respeito de valores.
Ressaltando que a família é considerada eixo prioritário da proteção do Estado, e são estas as motivadoras dos projetos sociais desenvolvidos no país, por isso, a obrigação de criar alternativas para o atendimento de suas necessidades, principalmente das mais carentes e com maiores e com baixo índice educacional e possibilidades de crescimento profissional.
5 OBJETIVOS
5.1 Objetivo Geral
Tendo o desafio de avaliar a importância dos cursos de inclusão produtiva oferecidos aos usuários do CRAS e também confirmar se o Centro de Referência da Assistência Social pode ser realmente considerado um meio de contrapartida da exclusão social no município de Condado-PB.
5.2 Objetivos Específicos
- Examinar os recursos de financiamento dos cursos por parte do Estado (Governo Federal);
- Averiguar possíveis falhas nos serviços oferecidos a clientela atendida.
6 METODOLOGIA
Alicerçado no tema proposital foi necessário realizar uma revisão bibliográfica para o aprofundamento dos conhecimentos acerca do município de Condado-PB, conferindo uma pesquisa documental a fim de perceber como se apresenta o CRAS, como política da assistência social nacional. Outro recurso utilizado foi a coleta de informações aleatórias, juntamente com um questionário com questões objetivas direcionada ao público alvo do programa.
A referida pesquisa foi realizada com 20 usuários e ex-usuários escolhidos aleatoriamente, dentre o composto inúmeros de indivíduos cadastrados, durante o período de 21/01/2014 a 28/01/2014, visando analisar a importância dada aos serviços oferecidos pelo CRAS, com ênfase nos cursos de inclusão.
7 REFERENCIAL TEÓRICO
Situado no oeste do Estado, no Sertão paraibano, aproximadamente a 375 km de João Pessoa, capital. Observando o último senso realizado em 2010 do IBGE, o município de Condado-PB, possui uma população de 6.584 habitantes, sendo estes distribuídos em 4.58 na zona urbana e 2.022 na zona rural. Seu território corresponde a 280,9 k. Infelizmente os dados não são suficientemente complexos, pois ele não distingui precisamente à quantidade de pessoas em área de risco, portadores de alguma deficiência, idosos e crianças.[pic 3]
...