A INFLÛENCIA DO USO DOS APLICATIVOS NO MERCADO ALIMENTÍCIO
Por: suzi_rst • 2/10/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 2.022 Palavras (9 Páginas) • 213 Visualizações
INFLÛENCIA DO USO DOS APLICATIVOS NO MERCADO ALIMENTÍCIO
Larissa Alencar da Silva[1]
Graduanda em Tecnologia em Gestão Financeira
Faculdade de Tecnologia de Osasco Prefeito Hirant Sanazar
larissa.silva116@fatec.sp.gov.br
Suzete Augusta da Silva[2]
Graduanda em Tecnologia em Gestão Financeira
Faculdade de Tecnologia de Osasco Prefeito Hirant Sanazar
suzete.silva01@fatec.sp.gov.br
Vanessa Moreira[3]
Graduanda em Tecnologia em Gestão Financeira
Faculdade de Tecnologia de Osasco Prefeito Hirant Sanazar
vanessil2009@hotmail.sp.gov.br
RESUMO
Este trabalho tem como tema a análise da influência dos aplicativos de entrega no ramo alimentício e as suas vantagens e desvantagens com o uso do aplicativo. Analisamos a princípio o aplicativo iFood, dentro de uma determinada empresa verificando as receitas dos últimos três anos, estudando sua lucratividade, aceitação, facilidades e satisfação. O estudo foi realizado com as receitas da empresa Pizzaria e Hamburgueria Villa NH, onde foram analisados os anos de 2017, 2018 e até abril de 2019. Após a análise foram comparados os lucros e prejuízos da empresa, esclarecendo o desempenho do aplicativo. A pesquisa destacou as vantagens e desvantagens com o uso do aplicativo iFood, os lucros, as facilidades e a satisfação com o aplicativo. Ficou evidenciado que nos últimos 2 anos, um aumento significativo nas receitas, assim como as facilidades e satisfação da empresa analisada.
Palavras-chave: Indústria 4.0, Tecnologia, Lucratividade e Satisfação.
ABSTRACT
This paper analyzes the influence of food delivery applications and their advantages and disadvantages with the use of the application. We first looked at the iFood application within a particular company checking the revenues of the last three years, studying its profitability, acceptance, facilities, and satisfaction. The study was carried out with the revenues of the company Pizzaria and Hamburgueria Villa NH, which analyzed the years 2017, 2018 and until April 2019. After the analysis were compared the profits and losses of the company, clarifying the performance of the application. The survey highlighted the advantages and disadvantages of using the iFood application, profits, facilities, and application satisfaction. It was evidenced that in the last 2 years, a significant increase in revenues, as well as the facilities and satisfaction of the company analyzed.
Key-words: Industry 4.0, Technology, Profitability and Satisfaction.
INTRODUÇÃO
Em 2013 surgiram os primeiros aplicativos para entrega de comida pronta no Brasil, tendo como empresa destaque nessa época, o iFood.
De acordo com dados da ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), foi feita uma pesquisa em 2015 onde calcula-se que os brasileiros gastem, em média, 25% de sua renda se alimentando fora de casa ou realizando pedidos de comidas prontas. Na opinião de Percival Maricato, presidente da Abrasel, é aí que os aplicativos entram, já que nesse momento ocorre uma acentuação no hábito de comer fora de casa, eles aproveitam para oferecer esse serviço através da tecnologia.
No entanto, será vantajoso para os comércios alimentícios terem esses aplicativos como ferramentas para venda de seus produtos já que é cobrado uma taxa sobre o lucro e a entrega? Partindo desse ponto, será analisado a influência no uso do iFood na receita final de uma empresa.
2.1. INDÚSTRIA 4.0
A indústria 4.0, é a 4° Revolução Industrial, trazendo o seu grande diferencial a tecnologia que facilita em todos os seguimentos: comercial, industrial entre outros.
De acordo com Cortés, Landeta e Chacón (2017) afirmam pontos sobre a integração de tecnologias como parte de transformação na fabricação e explica como isso surge de forma positiva.
A indústria 4.0 e a fabricação inteligente fazem parte de uma transformação, na qual as tecnologias de fabricação e informação foram integradas para criar sistemas inovadores de manufatura, gerenciamento e formas de fazer negócios, que permitem otimizar processos de fabricação, alcançar maior flexibilidade, eficiência e gerar uma proposta de valor para seus clientes, além de responder de maneira oportuna às necessidades de seu mercado.
2.2. TECNOLOGIA
A tecnologia abrange todos os setores nas indústrias e comércios, trazendo conhecimento, conectando as ideias e o mundo, facilitando com ferramentas modernas e diversificadas.
De acordo com Cortés, Landeta e Chacón (2017) com o passar do tempo a globalização fez com que fosse necessária uma nova visão a respeito dos processos, ou seja, uma reconfiguração.
No atual ambiente de competição global, desenvolvimento tecnológico e inovação, as empresas, especialmente as manufaturas, são forçadas a reconfigurar seus processos. ” Fazendo com que surja uma necessidade maior de interação entre as pessoas com as novas tecnologias diversas.
Segundo Spricigo, Bruno (2018) “Todos estão sendo impactados direta ou indiretamente. Pessoas, máquinas e sistemas vão “conversar” em uma velocidade nunca imaginada”
2.3. LUCRATIVIDADE
A lucratividade é a perspectiva de todos os empresários, para garantir o sucesso só seu negócio, a satisfação dos clientes e claro o aumento dos lucros de suas empresas.
Buchmann Daniel (2008) “Enquanto alguns gastam pouco na empresa, outros compram e consomem muito mais, proporcionando melhores resultados.”
De acordo com Thchohl e Franzmeier (1996, p.19).
Quando a empresa adota uma estratégia profissional de serviço bem-sucedida, as vendas, os lucros e o retorno sobre os investimentos crescem em proporção geometria- não apenas em proporção aritmética. A satisfação e a lealdade dos clientes aumentam de forma significativa.
...