A INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: O COMPUTADOR COMO RECURSO PEDAGÓGICO
Monografias: A INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: O COMPUTADOR COMO RECURSO PEDAGÓGICO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: giovanaflor • 11/12/2014 • 9.434 Palavras (38 Páginas) • 375 Visualizações
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
A INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: O COMPUTADOR COMO RECURSO PEDAGÓGICO
ORIENTADORA: Profa. Msa. Ana Paula Vedovato Maestrello
ARARAS/SP
2010
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ARARAS “DR EDMUNDO ULSON”
A INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: O COMPUTADOR COMO RECURSO PEDAGÓGICO
Monografia apresentada ao Programa de Pós-Graduação Lato Sensu, como requisito para a obtenção do Título de Especialista.
Orientadora: Profª Msa. Ana Paula Vedovato Maestrello
ARARAS/SP
2010
TERMO DE APROVAÇÃO
Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do Título de Especialista em Psicopedagogia, aprovada em ____/____/____.
_______________________________________
Professora Msa. Ana Paula Vedovato Maestrello
ARARAS/SP
2010
DEDICATÓRIA
As dificuldades não foram poucas…
Os desafios foram muitos...
O desânimo quis nos contagiar, porém, a garra e a tenacidade foram mais fortes, sobrepondo esse sentimento, fazendo-nos seguir a caminhada, apesar da sinuosidade do caminho.
Agora, ao olharmos pra trás, a sensação do dever cumprido se faz presente e, os longos tempos de leitura, digitação, discussão; a ansiedade em querer fazer e a angústia de muitas vezes.
Aqui estamos como sobreviventes de uma longa batalha, porém muito mais fortes e hábeis, com coragem suficiente para mudarmos a nossa postura.
Dedicamos este trabalho a todas as crianças, por ser o motivo maior de nossos esforços...
Como dizia Antonie Saint Exupèry em sua obra prima “O Pequeno Príncipe”.
“Foi o tempo que perdestes com a tua rosa,
que fez a tua rosa tão importante.”
AGRADECIMENTO
A Deus pelo dom da vida e a proteção nos momentos difíceis.
A Vida pela missão de sermos educadores.
Aos professores e professoras compromissados, parceiros e éticos que contribuíram para nossa formação.
Aos colegas de turma pelo apoio nos momentos de desânimo; pelo incentivo a continuar; por compartilhar experiências de trabalho e crescermos juntos na formação profissional.
Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, pois o triunfo pertence a quem se atreve... A vida é muita para ser insignificante.
Charles Chaplin
RESUMO
O mundo contemporâneo está diante de várias mudanças ocasionadas pelo desenvolvimento da alta tecnologia, que consequentemente afeta os modos de aprendizagem. Pode se atribuir à internet grande parte desta evolução, o que está modificando profundamente os modos de aquisição de informações e conhecimentos. Todas estas possibilidades estão potencializadas nas tecnologias da comunicação e informação. A multimídia explorada principalmente nos softwares educacionais mais recentes vai de encontro a características seculares da educação em nossa escola, em que a “transmissão de conhecimentos” está fundada no modelo “ver-ouvir-assimilar”. A multimídia exerce seu fascínio exatamente por quebrar a insipidez na relação da criança com o conhecimento e por sugerir a exploração sensório-motora e intuitiva das informações e suas associações, rompendo com as barreiras semi-rígidas entre as disciplinas e fornecendo novas alternativas de sistematização da aprendizagem.
A Psicopedagogia e a Informática são áreas possíveis de se trabalhar juntas, pois podem trazer excelentes resultados. A informática surge como auxiliadora no trabalho psicopedagógico nas instituições de ensino e como instrumento facilitador da construção do conhecimento.
Desse modo, o que se pretende com o presente trabalho é que o computador que é um grande recurso educacional seja capaz de auxiliar as dificuldades de aprendizagem. Algumas destas dificuldades podem até vir a serem solucionadas no ambiente escolar, minimizando a grande freqüência de encaminhamentos feitos a consultórios, diminuindo, assim, o desgaste da criança e família.
Palavras-chaves: Softwares educacionais – Multimídia - Informática no processo educativo - psicopedagogia - informática.
SUMÁRIO
RESUMO .............................................................................................................. s/p
INTRODUÇÃO
...