A Importancia Do Estagio
Pesquisas Acadêmicas: A Importancia Do Estagio. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Hyago10 • 7/11/2014 • 491 Palavras (2 Páginas) • 415 Visualizações
Entende-se por estágio “o conjunto de atividades supervisionadas de cunho profissionalizante, que legalmente o aluno deve cumprir ao completar seu currículo acadêmico” (FERREIRA, 2000).
Entende-se que, através do Estágio Supervisionado o aluno estagiário realiza uma ponte entre os conhecimentos teóricos adquiridos no decorrer de sua formação acadêmica com a prática, ou seja, o conteúdo de sala de aula aplicado à prática-atuação profissional.
A regulamentação das atividades de Estágio Supervisionado ocorreu a partir da Lei nº 4.119 de 27 de agosto de 1962.
Estágio é período de exercício pré-profissional prevista em currículo em que o estudante de graduação permanece em contato direto com o ambiente de trabalho desenvolvendo atividades fundamentais, profissionalizantes, programadas e projetadas, avaliáveis em créditos e conceitos com duração e supervisão estabelecidos por leis e normas.
O Estágio Supervisionado como componente curricular, é uma atividade integrada, constituindo-se talvez num dos únicos momentos em que os Cursos de Licenciatura articulam-se com a realidade do Ensino Fundamental e Médio. Colocar o aluno em contato com a realidade continua a ser um elemento básico, mas agora encarada como algo complexo que ao mesmo tempo é estabilidade e movimento, visível e invisível, apreendido pelo sujeito de acordo com a situação (SICCA, 1993).
O modelo tradicional de desenvolvimento das atividades do licenciando nas escolas, baseia-se na realização de três tipos de estágio quais sejam: observação, onde o aluno é um espectador do que ocorre na sala de aula; participação, onde o mesmo passa a ter atividades em sala de aula junto ao professor e a classe e, finalmente, a etapa de regência, onde o licenciando assume a responsabilidade pela condução dos trabalhos em sala de aula (AYDOS; ZUNINO, 1994, p. 172).
O estágio possibilita ao aluno da Licenciatura vivência em uma situação real de ensino e de investigação das condições do seu exercício profissional. Sendo um componente curricular integrador, onde se dá o contato com a realidade da escola, oportunidade em que o trabalho pedagógico é vivenciado. A realidade concreta da escola (campo de estágio) propicia a articulação teoria e prática, de forma que esse movimento possa estabelecer um novo conhecimento sobre a docência e sobre as decisões e ações de aula, de maneira crítica e criativa.
A proximidade do futuro professor com a realidade cotidiana vivenciada na atividade docente dos que já atuam no ensino de Química, problematizando-a e fundamentando ações e estratégias de intervenção pedagógica, permite-nos esperar sempre uma melhor formação do professor de Química (GAUCHE et al. 2008, p. 29).
Nos últimos anos, destaca-se, em âmbito nacional, o grande interesse pelo Estágio Supervisionado, o que pode ser comprovado pelo número de trabalhos e artigos de revistas especializadas, livros, relatos de eventos e trocas de experiências, dissertações e teses acadêmicas. E diversos estudos também apontam para a ênfase ao Estágio Supervisionado como um momento em que é possível fazer a ligação entre os conhecimentos adquiridos na formação específica e na formação pedagógica, embora apresentem uma série de problemas e dificuldades, pois são em geral mal conduzidos
...