A Importancia Do Ludico No Aprendizado Infantil
Dissertações: A Importancia Do Ludico No Aprendizado Infantil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Elfrida • 10/5/2013 • 9.647 Palavras (39 Páginas) • 875 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO APRENDIZADO INFANTIL
Goiânia
2012
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO APRENDIZADO INFANTIL
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção do título de licenciado em Pedagogia
Orientadora: Okçama Battini
Coordenadora: Melina Klaus
Goiânia
2012
Dedico este trabalho primeiramente a Deus, pela saúde, fé e perseverança que tem me dado. A minhas filhas. A meus pais, a quem honro pelo esforço com o qual me mantiveram na escola, permitindo-me condições de galgar êxito na sociedade letrada. A meus amigos pelo incentivo a busca de novos conhecimentos, a todos os professores e professoras que muito contribuíram para a minha formação, dos quais tenho boas lembranças e à professora mestra, senhora Okçama Battini, pela sabedoria e dedicação com a qual supervisionou o Estágio, levando em consideração os problemas que fazem parte do contexto de seus alunos, sendo sensível às diversas situações entraves que lhes foram apresentadas.
AGRADECIMENTOS
Agradeço a Deus pelas oportunidades que me foram dadas na vida, principalmente por ter conhecido pessoas e lugares interessantes, mas também por ter vivido fases difíceis, que foram matérias-primas de aprendizado. Não posso deixar de agradecer aos meus pais Sirlene Barboza e Itamar Rodrigues, sem os quais não estaria aqui, e por terem me fornecido condições para me tornar a profissional e mulher que sou. Dedico em especial este trabalho a meu esposo Elton, pelos inúmeros puxões de orelha, que sempre soaram como incentivo, as conversas sobre como as pessoas retém informação, e inclusive pelas inúmeras revisões de texto que foram feitas. A todos só posso dizer: Muito Obrigada!
RODRIGUES, Vinicia Barbosa. A Importância do Lúdico no Processo de Ensino Aprendizagem. 2012, 37 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação – Pedagogia) – Sistema de Ensino Presencial Conectado, Universidade Norte do Paraná, Goiânia, 2012.
RESUMO
Este artigo tem como objetivo discutir a importância de brincar nas escolas de educação infantil. Estas atividades ajudam a construir o conhecimento, podem ser entendidas como situações em que as crianças possam expressar diferentes sentimentos, podendo, gradativamente, aceitar a existência do outro. São atividades lúdicas que visam melhorar a socialização entre as crianças, fazendo com que vivenciem situações de colaboração, trabalho em equipe e respeito. Além de proporcionarem momentos lúdicos e prazerosos, fazendo com que a criança classifique, ordene, estruture, resolva pequenos problemas e sinta-se motivada a ultrapassar seus próprios limites. Enquanto brinca, a criança está pensando, criando e desenvolvendo, dentre outros fatores, o pensamento crítico.
Palavras-chave: aprendizagem, desenvolvimento infantil e atividades lúdicas.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO...........................................................................................................07
I – CAPÍTULO 1 – ENFOQUES NECESSÁRIOS PARA SE COMPREENDER A EDUCAÇÃO LÚDICA 09
II – CAPÍTULO 2 – O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 20
III – CAPÍTULO 3 – ESCOLARIZAÇÃO, BRINCADEIRAS E JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL 30
3.1. O JOGO E A EDUCAÇÃO INFANTIL 33
3.2. O PAPEL DO PROFESSOR 33
CONSIDERAÇÕES FINAIS 35
IV – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 36
INTRODUÇÃO
Brincar é, para a criança, um impulso natural no qual ela exercita sua vontade de descobrir, sua curiosidade e sua necessidade de aprender e compreender o mundo que a cerca. Na brincadeira, a criança envolve-se, assume papéis, experimenta possibilidades, formula e testa hipóteses, tira conclusões, expressa seus pensamentos elaboram sua visão de mundo. É fundamental garantir às crianças na escola e na família não apenas momentos e materiais que possibilitem o exercício do brincar, mas também estímulos que a auxiliem a desenvolver suas potencialidades de maneira lúdica e prazerosa.
A ludicidade é assunto que tem conquistado espaço no panorama nacional, principalmente na educação infantil, por ser o brinquedo a essência da infância e seu uso permitirem um trabalho pedagógico que possibilita a produção do conhecimento, da aprendizagem e do desenvolvimento. Independentemente de época, cultura e classe social, os jogos e brinquedos fazem parte da vida da criança, pois elas vivem em um mundo de fantasia, de encantamento, de alegria, de sonhos onde a realidade e o faz-de-conta se confundem, apesar de a história de antigas civilizações mostrar o contrário, fazendo o brincar se transformar em pecado.
Nas sociedades de mudanças aceleradas em que se vive, somos sempre levados a adquirir competências novas, pois é o individuo a unidade básica de mudança. A utilização de brincadeiras e jogos no processo pedagógico faz despertar o gosto pela vida e leva as crianças a enfrentarem os desafios que lhe surgirem. Esta
...