A Importancia Entre A Relaçao Da Construçao De Textos Do Genero Narrar E A Linguagem Corporal
Dissertações: A Importancia Entre A Relaçao Da Construçao De Textos Do Genero Narrar E A Linguagem Corporal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ead00634605 • 11/10/2013 • 1.864 Palavras (8 Páginas) • 460 Visualizações
SUMÁRIO
1-INTRODUÇÃO.................................................... ..........................................6
2-REFERENCIAL TEÓRICO..............................................................................7
2.1 BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.......................7
........................................................................................................................8
2.2 REGISTRO REFLEXIVO DA PESQUISA DE CAMPO...................................8
........................................................................................................................9
CONSIDERAÇ~ES FINAIS................................................................................10
REFERÊNCIAS................................................................................................11
ANEXO ROTEIRO DE PESQUISA DE CAMPO..................................................12
1-INTRODUÇÃO
As leituras e pesquisas feitas á partir do eixo temático de jogos e brincadeiras na educação infantil possibilita a ampliação desse eixo temático á partir de novas experiências e a observação das vivências escolares na ótica de observador.
Nesse sentido o objetivo dos textos contidos nesse trabalho é refletir sobre os jogos e brincadeiras nas escolas na educação infantil e fundamental 1 na aprendizagem e compreender qual é o papel do professor na mediação dessas atividades e se ele proporciona atividades direcionadas satisfatórias para atender o interesse dos alunos como ela utiliza esses recursos de maneira interdisciplinar.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
Após a análise do texto e na pesquisa de campo relatamos nos itens 2.1 e 2.2 as observações relevantes sobre a relação de jogos e brincadeiras de acordo com o aprendizado na educação infantil e ensino fundamental 1.
2.1 Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil
Assim entende-se que no início da vida da criança, sua ação sobre o mundo é determinada pelo contexto social em que vive e pelos objetos nele contidos.As crianças aprendem a jogar e brincar dentro de um processo histórico construído, onde aprendem com outros membros de sua cultura,e suas brincadeiras são determinadas pelos hábitos, valores e conhecimentos de seu grupo social.
No ato de brincar, a criança mobiliza afetos desenvolve a linguagem e a motricidade,aguça sua percepção do mundo exercitando a memória e outras funções cognitivas.A brincadeira traz benefícios inquestionáveis a vida infantil,favorecendo o equilíbrio afetivo da criança contribuindo para o processo de apropriação do signos sociais, criando condições para o amadurecimento da sua consciência.
Oportuniza a compreensão das características do objeto seu funcionamento permitindo que a criança construa novas possibilidades de ação no mundo.
Pode-se inferir com os jogos uma variedade conhecidos como: faz de conta simbólicos, sensórios motores, intelectuais ou cognitivos, intelectuais ou coletivos de palavras de adultos uma infinidade de outros mostrando a multiplicidade de fenômenos incluídos na categoria(jogo) e cada um joga a sua maneira, pois tais jogos embora recebam a mesma denominação, cada um tem as suas especificidades dentro do contexto social, cultural em que estão inseridos.(KISHIMOTO,2003ª).
Segundo . (KISHIMOTO, 2003ª).o brinquedo é outro termo indispensável para a compreensão desse campo,pois difere do jogo, o brinquedo supõe uma relação íntima com a criança e a indeterminação de regras para sua utilização.Ele estimula a representação, a expressão de imagens que evocam aspectos da realidade. Uma boneca permite a criança várias formas de brincadeiras. Os jogos como o xadrez e os de construção exigem certas habilidades definidas pela extratura pré existente no próprio objeto e suas regras.Principalmente na educação infantil as brincadeiras tradicionais, como atividade lúdica como instrumento metodológico de ensino sensibilizam os professores do importante papel que os jogos, as brincadeiras e brinquedos exercem no desenvolvimento da criança. A importância do brincar na vida do ser humano e em especial na vida da criança.E fundamental a participação da professora nas atividades contribuindo na ampliação das experiências das crianças, proporcionando-lhes base sólida para as suas atividades físico-motoras sociais e culturais.
Quanto mais elementos reais tiverem em suas experiências, mais produtivas e criativas serão as suas atividades desenvolvidas futuramente.As brincadeiras dirigidas pelas professoras podem reduzir acidentes no momento da recreação.Com a participação da professora as crianças brincam livremente no pátio recreativo da escola.Envolvê-los nas brincadeiras da prática dos jogos, tanto o jogo de queimada,brincadeiras de bandeira e outras.
2.2 Registro Reflexivo da Pesquisa de Campo
Ao analisar a escola percebemos que os professores em sua rotina diária introduziam jogos e brincadeiras dirigidas, oportunizando aos alunos práticas regionais dentro das brincadeiras, a mais observada foi a amarelinha, jogo regional muito comum onde existem regras e o aluno se desenvolve tanto cognitivamente quanto sua motricidade.
Ao avaliar a escola em um campo geral, percebemos por ser uma escola a nível municipal havia, uma quantidade razoável de brinquedos fixos no pátio recreativo e as brincadeiras eram oportunizadas dentro de pequenos intervalos para alcançar diversas faixas etárias desde a educação infantil até o fundamental 1.Pode-se observar que jogos com bolas eram sugeridos em aulas especificas como a educação física ou em alguma atividade que a professora dava como a queimada por exemplo;Em todas as formas de brincadeiras e jogos sendo eles dirigidos ou não a crianças
...