A Influencia Da Modernidade Em Projetos Empresariais
Trabalho Universitário: A Influencia Da Modernidade Em Projetos Empresariais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marciacristiny • 23/4/2014 • 2.406 Palavras (10 Páginas) • 490 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
No anseio de obter um grande lucro com a chegada da copa no Brasil, Gil tenta realizar seu sonho em obter uma grande agencia de turismo.Aproveita a oportunidade de que haverá um evento mundial em seu país para expandir seus negócios e em conseqüência disso conseguir clientes ate mesmo depois da Copa Mundial.Seu sonho e tornar sua empresa em uma multinacional.
2: EM BUSCA DE UM SONHO ECONÔMICO
Brasil sede da Copa do Mundo de 2014. Muita polêmica, discussão entre os brasileiros. Muitos acham que essa decisão é favorável para o país atraindo investimentos estrangeiros, outros acham que isso é uma irresponsabilidade. Mais quais os aspectos positivos e negativos que esse grande evento trará ao nosso país.
Entre os aspectos mais citados como negativos podemos citar os altos gastos com a recuperação de estradas, estádios, aeroportos. A recuperação de estradas é um fato positivo, já que há anos as estradas brasileiras estão precisando de investimentos para a sua recuperação, já o gasto na recuperação dos estádios pode ser recompensado com a entrada de capitais de investimentos externos e de turistas. Mas com certeza um dos maiores aspectos negativo será sem dúvida o desvio de dinheiro que será grande.
Obras para a recuperação de estádios e estradas geram muitos empregos no Brasil, que melhorarão a condição financeira de muitas pessoas. Há também os investimentos em segurança e saúde, que se bem aproveitados podem durar anos e proporcionar melhores condições de vida para toda a população.
Tudo tem um lado positivo e negativo, aí entra a questão da competência de nossos governantes, serão inúmeras oportunidades e benefícios para o Brasil onde cada um de nós tem que saber aproveitar esse momento.
Com tantas oportunidades que a Copa do Mundo de 2014 irá trazer para o país, Gilberto recém-formado em administração, viu a possibilidade de seu maior objetivo se concretizar, ser dono do seu próprio negocio.
Gilberto abriu as portas da ZZZ Transporte Executivo. Seu publico alvo é atender os executivos que vêem a Salvador para tratar de negócios. Sua equipe é treinada para atender clientes exigentes, todos os funcionários são bilíngües e conhecem a historia e a geografia da Bahia.
Com a proximidade da Copa de 2014, o fluxo de estrangeiros irá aumentar. Nos próximos anos Salvador será invadida por milhares de torcedores e visitantes.
A ZZZ quer atender os Vips, turistas estrangeiros, quer fazer contato direto com as empresas internacionais, só que Gil não sabe por onde começar.
Gilberto então começou a criar projetos de curto, médio e longo prazo, assim até a chegada da copa do mundo em 2014, sua empresa já estará bem sucedida.
Como seu objetivo maior é a copa do mundo, criou um plano estratégico de longo prazo que em media é de 2 a 5 anos e abrange a organização como um todo e seu objetivo é transformar a ZZZ em uma empresa nacional e internacional. Durante esse período Gil quer fazer contatos com empresas estrangeiras que também trabalham com transportes executivos a fim de se tornar uma empresa reconhecida tanto dentro quanto fora do país.
Mais antes de se tornar uma empresa internacional, Gil tem que ir com calma e seu plano tático que em média é de 1 a 2 anos pretendem tornar a ZZZ uma empresa estadual atendendo a todo estado da Bahia.
E como a ZZZ já atende Salvador e Camaçari, Gilberto criou um plano operacional dentro de um ano Gil quer atender toda a região metropolitana de Salvador.
Gil sabe que para uma empresa se tornar internacional primeiro tem que ser feito um bom trabalho na sua cidade, estado e país, ter uma excelente equipe com funcionários capacitados e treinados para dar um bom atendimento aos clientes exigentes que a empresa atende, meios de transporte que garantam o conforto e a comodidade de seus passageiros. Com o passar dos anos até a chegada da copa, Gil terá que se esforçar e muito para que possa alcançar seu objetivo e mais manter sua empresa no auge mesmo depois da copa, pois o maior fluxo de visitantes e turistas será nessa época, depois as atividades turísticas retornaram a normalidade.
É nesse momento que Gil tem que aproveitar as oportunidades que irão surgir. Propaganda, contatos, investimentos, um bom relacionamento e atendimento aos clientes ajudarão Gil a se manter mesmo depois da copa.
Gil fez um levantamento sócio econômico de Salvador e Camaçari e constatou que:
Salvador apresenta um PIB de32, 2 bilhões de reais e uma renda per capita de 10948,00 reais,suas principais atividades econômicas são a industria,o comércio,serviços e turismo cultural.Em Salvador segundo dados do IBGE o Hospital HGE HGRS H. É referencia em relação ao atendimento hospitalar e promoção e manutenção da saúde.Tem um padrão de alta tecnologia estrutura arrojada e qualidade no serviço.Salvador conta ainda com 1083 estabelecimentos de saúde privada e 1213 estabelecimentos de saúde publica.
Camaçari apresenta um PIB de seis bilhões de reais e renda per capita de aproximadamente 163,00 reais e há um grande numero de pessoas que trabalha no mercado formal cujo o salário inicial é em torno de 2,6 salários mínimos.O acesso a saúde de Camaçari é precário,o município conta com 90 estabelecimentos de saúde e 53% são da rede publica, desses estabelecimentos 7 são completos com especialidades em internação mais apenas um é publico os demais são privados.A taxa de alfabetização é de 87% mais apenas 4% dos alfabetizados chegam as séries finais.
Gil terá maior dificuldade para desenvolver seu projeto na cidade de Camaçari, pois para conseguir mão e obra qualificada nesta cidade difícil, pois apenas 4 por cento da população consegue chegar ate as series finais do ensino fundamental.Já em Salvador o índice socioeconômico já e um pouco mai elevado pois o grau de escolaridade da população é um pouco maior a cidade possui uma população mais desenvolvida e com conhecimentos mais especifico.
Salvador, a primeira capital do Brasil, foi fundada em 1549 à beira da Baía de Todos os Santos. Sua região metropolitana, conhecida como Grande Salvador, tem 3.767.902 habitantes, o que a torna a mais populosa do Nordeste e 5ª do Brasil.
A cidade ostenta inúmeros
...