A Interface Marxista Entre Comunicação E Cultura De Massa
Artigos Científicos: A Interface Marxista Entre Comunicação E Cultura De Massa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RitaMontanini • 19/10/2014 • 3.346 Palavras (14 Páginas) • 520 Visualizações
Mestrado em Ciência da Comunicação:
Variante Cultura, Património e Ciência
Rita de Cássia Montanini
“A INTERFACE MARXISTA ENTRE COMUNICAÇÃO E
CULTURA DE
MASSAS”
MEDIA E SOCIEDADE – 2012-2013
RESUMO
O presente trabalho procura analisar a concepção marxista sobre a comunicação e cultura de massas, com a finalidade de compreender a sua aplicação no contexto actual nomeadamente a força do coletivo como sendo necessária para a aceitação de novas condições sociais – a ideia de liberdade e de emancipação, de evolução, de mobilidade, a passagem por transições progressivas das culturas dispersas a uma cultura de massa. A análise terá um caracter retrospectivo com o propósito de procurar e compreender como as ideias de progresso e de sociedade percetível acompanham as mudanças económicas, a oscilação do modelo de universalidade e com ele a própria noção de cultura cosmopolita e o nascimento da comunicação moderna produzida centralmente segundo as normas industriais e tecnológicas. PALAVRAS-CHAVES
Karl Marx, Marxismo, Comunicação de Massa, Cultura de Massa, Teorias da Comunicação
ABSTRACT
The work’s aim is to analyze the Marxist Conception on Communication and Mass Culture. The primary goal is to understand the applications of these concepts to modern times particularly the colective strength as a necessary factor to the acceptance of new social conditions – freedom and emancipation, evolution, mobility and the progressive transformation of several small cultures into a mass culture. This analysis can be considered as a “retrospective look” on how the Society and progress ideas keep up with the economic changes, such as the oscillation of the universal model and with it the main concept of cosmopolitan culture and the birth of the modern communication, which is produced centrally after the industrial and technological rules. KEY – WORDS
Karl Marx, Marxism, Mass Communication, Mass Culture, Communication Theories
ÍNDICE
Introdução…………………………………………………………………………………..1
Conceitos: Comunicação e Cultura de Massas…………………..….......3
Concepção Marxista sobre Comunicação
e Cultura de Massas…………………………………………………………..……....8
Conclusão………………………………………………………………………………..…10
Bibliografia…………………………………………………………………………………12
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INTRODUÇÃO
Embora a interdependência esteja presente entre a comunicação e a cultura em relação aos seus elementos estruturantes de pensamento, contextos, investigação, expressão, tecnologias…veremos ao longo dos anos que os seus valores entrelaçam-se, e nos leva a um pensamento oscilante entre o relativismo presente expressivo de que tudo é cultura e tudo é comunicação que se inter-relacionam por mecanismos de mediatização. Neste contexto o objetivo do trabalho é apresentar a ideia persuasiva que a comunicação, em determinados momentos da história, contribuiu para assegurar enormes mudanças estruturais em curso – na economia, na política, na sociedade, na vida dos indivíduos. Esta interligação será demostrada relacionando a teoria de Karl Marx como uma importante ferramenta visionária e coerente do mundo histórico-social, e a sua constituição dinâmica da multiplicidade de argumentos que hoje divergem e se reestruturam numa nova essência. Para além disso serão abordados os conceitos de comunicação e cultura de massa que hoje dão asas a criação e a livre construção da opinião do indivíduo sobre qualquer assunto. “Quando se permite que os operários juntem as suas forças num processo de aprendizagem e descoberta, a eficiência cresce fenomenalmente.” [1]
“…característico de todos os meios de comunicação, significa que o “conteúdo” de qualquer meio é sempre outro meio.” [2]
Através dos tempos a comunicação passou por grandes avanços – da comunicação oral e interativa direta das culturas tribais para a comunicação da escrita. O universo social e individual obtém um leque de possibilidades para aproveitar, formular, explorar, interagir, transmitir as vivências sociais com as suas histórias e acontecimentos através da escrita. Agora sim, o discurso poderá ser compreendido e analisado fora do contexto onde foi produzido. As transformações do mundo são captadas, e esta oportunidade inicia-se com a escrita à evolução da imprensa, e desta para a tecnologia, a qual será a alavanca impulsionadora para a produção em quantidade brutal de dados,
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informações que multiplicar-se-ão em segundos a caminho do que se pode chamar de comunicação de massa.
Segundo Lucien Sfez, “…a comunicação torna-se a Voz única, a única coisa que pode unificar um universo que perdeu qualquer outro referente ao longo do caminho. Comuniquemos.” [3]
Assim, ao longo da exposição teórica expondo e inter-relacionando a comunicação e a cultura de massa, observa-se que a partir da explosão dos meios de reprodução técnico-industriais (jornal, foto, cinema) seguidos dos meios eletrónicos de difusão (o rádio e a televisão) e dos movimentos sociais, económicos e políticos a cultura erudita choca com a cultura popular havendo uma mescla do tradicional e do moderno, do artesanal e do industrial constituindo uma concepção de cultura num enlace de usos e costumes adquiridos e vividos por indivíduos de uma comunidade; utilizando como base os meios de comunicação que se configuraram em diversas modalidades assumidas pelas relações de interdependência investidas pela derrocada de certas utopias políticas de expressão englobando os múltiplos circuitos de troca de informação, emancipação, evolução e desenvolvimento.
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1. COMUNICAÇÃO E CULTURA DE MASSAS
A trajectória evolutiva dos meios de comunicação de massa segue uma linha linear
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