A Invençao Da Infancia
Ensaios: A Invençao Da Infancia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Hosana123 • 27/10/2013 • 886 Palavras (4 Páginas) • 335 Visualizações
Escola SENAI “Roberto Mange”
Hosana Aurélia Bombessi
“A Invenção da Infância”
Campinas
2012
Escola SENAI “Roberto Mange”
Hosana Aurélia Bombessi
“A Invenção da Infância”
Esse vídeo nos faz refletir que a responsabilidade em educar uma criança vai muito além de uma boa escola. Devemos, como pais e educadores, formar cidadãos com a capacidade de valorizar as diferenças, respeitar as desigualdades e cuidar para que, essas crianças que não tiveram uma infância, se tornem adultos capazes de passar por situações difíceis e superem as barreiras do analfabetismo, da exclusão e da pobreza.
.
Campinas
2012
Agradecimentos
Agradeço aos meus pais, Marisa Gardin e Antonio Bombessi que sempre se esforçaram para me dar uma boa educação e nunca perderam a confiança em mim, sempre acreditando nos meus sonhos e me estimulando a construí-los.Ao meu professor que sempre disponível me fez trabalhar de forma tranquila e organizada, me ajudando a concluir este trabalho.
Anexos
Full-size image - Same size
Olho as estrelas brilhantes
Vejo o mundo a desabar
Onde crianças sofrem
Escravizadas por senhores
Senhores seus progenitores…
Descalças e sem pão
Trabalham de sol a sol
Sem um sonho e um horizonte…
Apenas lágrimas sofridas
Lágrimas de desespero
Sofrimento vivido como pesadelo
Criado pelo homem
Homem este tão racional
Mas que na realidade da vida
Não passa de um animal selvagem
Roubando toda a pureza e inocência
De um anjo tão sensível….
Que futuro, sonhos e horizontes
Vivem estas crianças?
Talvez apenas a revolta
Talvez a mágoa de viver…
LIZ, Maio de 2007
OPINIÃO DOS PAIS
É triste constatar que ser criança hoje não significa ter infância e que estar em uma instituição de educação infantil não significa ter infância! Permitir que uma criança seja infantil é a melhor pré-condição para que ela se torne realmente um indivíduo pleno, e não somente parte de uma sociedade organizada. Proteger a infância, lutar pelos direitos da criança, pelo direito de ser criança, pode nos ajudar a descobrir novamente, dentro de nós, as qualidades infantis (honestidade, confiança, compaixão) trazendo-as para o mundo adulto, a fim de humanizar nossa cultura.
Marisa Gardin.
RESUMO
O sensível documentário de Liliana Sulzbach mostra relatos que nos dias de hoje ainda não acabaram, pois, mostra as disparidades vividas pelas crianças brasileiras de diferentes grupos sociais em diferentes regiões do país.
A discussão central deste documentário é o ser criança do ponto de vista de varias crianças de grupos diferentes socioeconômico, moradoras de centros urbanos e de regiões agrárias com e sem diretito a educação de qualidade, exploradas como força de trabalho por meio de rotinas estafantes que as afastam de viver a infância como uma fase especial de vida.
ABSTRACT
The sensitive documentary Liliana Sulzbach, reports shows that these days are not over yet, because shows disparities experienced by Brazilian children from different social groups in different regions of the country.
The central argument of this documentary is to be a child's point of view of several children of different socioeconomic groups, living in urban centers and agricultural regions with and without diretito quality education, as exploited labor force through grueling routines that live away from childhood as a special phase of life.
SUMÁRIO
...