A Lingua Portuguesa
Casos: A Lingua Portuguesa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leiacorrea • 31/10/2013 • 306 Palavras (2 Páginas) • 321 Visualizações
Parece que as escolas públicas e particulares perderam o foco de ensinar ao aluno primeiro conhecer a língua materna e desenvolver o gosto pela leitura. E oalunoque não lê, ou que não compreende um texto, vai mal também nas outras matérias.Portanto, a leitura e a compreensão dos textos devem ser a base da aprendizagem.Parece óbvio: o aluno não se sai bem nas matérias porque não compreende os textos recomendados pelo professor.Na prova, o aluno tende a se sair mal, o aluno que não sabe ler os enunciados, acaba não entendendo o que está sendo pedido.
A prática de leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a compreender o mundo à nossa volta. No desejo de entender o sentido das coisas que nos cercam,enfim, em todos estes casos estamos de certa forma, lendo, embora muitas vezes, não percebemos. As escolas deveriam priorizar o ensino da nossa língua e incentivar a leitura, desenvolver principalmente no jovem o interesse de ler para pensar melhor. Os jovens de hoje, não sabem como organizar um texto , usam poucas palavras querendo dizer tudo, mas acaba não fazendo sentido algum. Os próprios parecem gostar parecem gostar de ler textos de internet, sempre com pressa, sem entender o sentidos das palavras. E, ficam distantes dos jornais, revistas e livros, que necessitam de mais tempo e paciência para interpretação e compreensão.
O desempenho da leitura interfere na aprendizagem de todas as matérias, além de promover a socialização e a cidadania do individuo leitor.O resultado disso tudo é que os jovens chegam à universidade e não conseguem compreender um simples texto, e nem sabe fazer uma boa redação.Uma boa leitura implica em compreender a razão e a emoção do seu escrito. Um bom leitor deve se posicionar de modo independente e usar o seu senso crítico sobre o que leu.
...