A Macroeconomia
Por: João Carlos Carvalho • 30/11/2017 • Trabalho acadêmico • 4.871 Palavras (20 Páginas) • 226 Visualizações
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
UNIVERSIDADE ABERTA DO PIAUÍ
Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD
Coordenação do Curso de Administração Pública / EaD
Disciplina: MACROECONOMIA
Discente: Pedro Campelo de Sousa Junior
EXERCÍCIOS
Unidade 1 – Macroeconomia
a). Explique os objetivos da macroeconomia.
O estudo da economia como um todo, desde o seu crescimento, o aumento do nível de emprego, a estabilidade dos preços, o controle da inflação, a distribuição da renda, etc...
b). Explique o motivo da macroeconomia tratar dos agregados econômicos.
Por estudar o comportamento humano em um contexto agregativo, ou seja, tratar do impacto da ação humana sobre os grandes agregados ( como, mercado de trabalho ou o consumo de bens e serviços ).
c). Explique como Keynes caracteriza o profissional de economista.
Como um matemático, historiador, estadista, filósofo, alienado e incorruptível.
d). Explique a questão do longo ou curto prazo para a macroeconomia.
O curto prazo é algo que vai de seis meses a dois ou três anos e é caracterizado por modificações importantes em apenas uma das variáveis em consideração, permanecendo as demais constantes. O longo prazo envolve todas as variáveis que podem ser modificadas, no entanto, segurando a mesma base tecnológica e institucional da sociedade. Este longo prazo compreende um período entre três e dez anos.
e). Explique os sucessos e fracassos macroeconômicos.
A Macroeconomia toma como medida de sucesso/fracasso os valores atingidos por algumas das variáveis anteriores e principalmente a variabilidade em torno de suas linhas de tendência.
Exemplos de fracassos na Macroeconomia: a hiperinflação, o crescimento e a eventual falta de pagamento de dívidas externas, os picos de taxas de desemprego, as maxidesvalorizações cambiais e os surtos de falências bancárias.
Exemplos de sucesso na macroeconomia: a estabilidade econômica e das taxa de inflação do Brasil depois de 1994, as taxas de crescimento da economia brasileira ao longo do século passado até o início da década de 1980, a diminuição das oscilações do produto interno bruto dos EUA na década de 1990 e o aumento do intervalo entre crises, quando comparado com décadas anteriores, as altas taxas de crescimento do Japão no passado e da China atualmente, a recuperação dos EUA e dos países europeus da Grande Depressão de 1929; e a reconstrução e a recuperação econômica da Europa no pós-guerra (Segunda Guerra Mundial).
f) . Quais os mercados que trata a macroeconomia?
Mercado de bens e serviços, mercado de moeda, mercado de câmbio, mercado de títulos e mercado de trabalho.
g). Qual a importância de John Maynard Keynes para a Macroeconomia?
Por criar ideias que refletiram na influência de conceitos sobre as políticas de grande número de governos ocidentais, dando inicio a uma revolução no pensamento econômico, com conceitos de condução da economia no curto prazo que diferenciavam radicalmente daquilo que podia ser compreendido com os ensinamentos clássicos da economia, opondo-se às ideias da economia neoclássica que defendiam que os mercados livres ofereceriam automaticamente empregos aos trabalhadores contanto que eles fossem flexíveis na sua procura salarial.
h) o que é o modelo IS/LM?
É um instrumento muito utilizado na macroeconomia para analisar o comportamento global de uma economia e o efeito de eventuais ações ao nível da política monetária e fiscal nesse mesmo comportamento.
A curva IS corresponde às diferentes combinações entre taxas de juro e níveis de produção para as quais o investimento planeado iguala a poupança planeada, traduzindo o fato com a diminuição das taxas de juros se verificar o aumento do investimento e do produto.
A curva LM representa o conjunto de combinações entre taxas de juros e níveis de produto para as quais a procura de moeda esta associada à procura de liquidez, igualando a oferta de moeda . A curva LM assume fato de o aumento do produto aumentar a procura de moeda que, por sua vez, pressupõe uma oferta de moeda fixa, implicando a necessidade de suportar maiores taxas de juros.
Unidade 2 – Contabilidade Nacional
a) Explique o fluxo circular da renda.
Este fluxo é uma espécie de diagrama que nos permite estabelecer e explicar os principais agregados macroeconômicos. Nele é possível examinarmos as relações de troca entre os setores que originam o processo de produção.
b) Explique o que é a Contabilidade Social.
É um sistema contábil que permite a avaliação da atividade econômica em um determinado período de tempo, fornecendo estatísticas e hierarquizando fatos econômicos para que possam ser analisados de forma coerente.
c) Explique as maneiras de medir e calcular o PIB.
Calculamos o PIB de uma economia por meio de três óticas:
# A ótica do produto que é igual ao valor da produção menos o valor dos consumos intermediários.
# A ótica da renda que é igual a soma das remunerações pagas aos fatores de produção.
#A ótica da despesa que é igual a soma dos gastos finais da economia, sejam estes em bens de consumo ou formação de capital.
Assim, podemos afirmar que o PIB obtido pela ótica do produto mede a produção; pela ótica da renda mede o rendimento dos agentes econômicos; e pela ótica da despesa mede o consumo.
d) O que significa valor adicionado?
É tudo o que foi produzido subtraindo os insumos utilizados na produção sendo necessário para que não haja dupla contagem na economia. Portanto, ele também nos informa tudo o que por ela foi produzido.
e) Apresente o conceito de PNB, RLFE, RND, RDEG.
Renda Nacional Bruta (RNB) é o agregado macroeconômico que considera o valor adicionado gerado por fatores de produção de propriedade de residentes no país.
Renda Líquida de Fatores Externos (RLFE) é a diferença líquida entre a Renda Recebida do Exterior (RRE) e a Renda Enviada ao Exterior (REE)
...